No leste do Colorado, Estados Unidos, há uma pequena vila onde não se pode beber água da torneira. Porquê? Porque tem THC — o mesmo químico encontrado na marijuana, conta o Quartz. O alerta foi dado pela polícia, que se comprometeu a avisar os quase 700 habitantes de Hugo assim que o problema estiver resolvido.

Desde 2012 que a marijuana foi legalizada no Colorado. O cannabis tornou-se uma das mais fontes de receitas do Estado: no ano passado, os mil milhões de dólares registados em vendas renderam 135 milhões de dólares em impostos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Como precaução, enquanto não sabemos mais sobre os níveis de contaminação da água, os residentes de Hugo poderão querer considerar outras fontes de água para beber e cozinhar”, recomenda o Departamento de Saúde Pública e Ambiente do Colorado, num comunicado publicado no seu portal. “Isto é especialmente importante para os bebés, crianças, mulheres grávidas, mulheres que estão a planear engravidar ou que estejam a amamentar”, frisa.

Já para “tomar banho, lavar os dentes, lavar as mãos, regar, lavar a louça, limpezas ou para lavar a roupa” a água é considerada segura.

Entre as potenciais consequências da exposição ao THC, estão, “falhas na capacidade de coordenação ou pensamento que podem afetar a capacidade de conduzir, aumento da ansiedade ou diminuição dos batimentos cardíacos”, sintomas psicóticos como alucinações ou “dificuldades temporárias na capacidade de aprender ou na memória de curto-prazo”, explicam as autoridades.

O Departamento de Saúde Pública do Colorado acrescenta ainda que a investigação tem demonstrado que “o uso de marijuana durante a gravidez está associado a problemas de atenção, diminuição das capacidades académicas e das funções cognitivas”, mas frisa que não há ainda dados sobre os efeitos da ingestão de THC na água.

O Quartz acrescenta que as dúvidas sobre a água de Hugo foram levantadas por uma empresa que faz análises clínicas aos seus trabalhadores, para detetar a presença de THC. O FBI já está a apoiar a investigação.