819kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Toxicodependência

Toxicodependência

Droga. Novo instituto apela a reforço de equipas 

O presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências reconhece que o consumo de droga em Lisboa "obriga" a mudar a resposta, assumindo como prioridade o reforço das equipas.
Toxicodependência

CML desresponsabilizou-se sobre Quinta do Loureiro

Junta de Campo de Ourique garante ter enviado 25 comunicações escritas à Câmara em que alertava para vários problemas e medidas que era preciso tomar na zona e apela à "despolitização deste debate".
Toxicodependência

CML diz que atrasos são imputáveis ao Governo

Câmara diz ter estado "sozinha" no apoio à toxicodependência e diz que "os atrasos nas tomadas de decisão são totalmente imputáveis ao governo". Protocolo prevê duplicação da sala de consumo assistido
Sociedade

PJ deteta nova droga sintética em comprimidos

Judiciária explica que os comprimidos de falsa oxicodona, analgésico vendido na indústria farmacêutica, tinham como destino o mercado negro fora de Portugal e estavam "extremamente bem feitos".
Porto

CMP veda esgotos usados por toxicodependentes

Porto Canal divulgou, na terça-feira, vídeos de toxicodependentes a consumir estupefacientes no interior de um esgoto, onde também dormem. Câmara e PSP estão a tomar medidas.
Toxicodependência

Drogas: quase 4000 pessoas em tratamento em 2022

Dos 24.000 utentes em tratamento em 2022, 3596 iniciaram tratamento nesse ano. Relatório destaca "o relevante aumento de utentes a iniciarem tratamento com a cocaína como droga principal".
Saúde Mental

Porque é que nos viciamos? E como é que se pára?

Dependência, vício, adição. Palavras diferentes, resultados iguais. A compulsão por álcool, drogas ou comportamentos repetidos instala-se quase sempre de forma lenta. Como se supera?
Porto

Vereador congratula a "gestão cuidada e próxima"

O vereador da Coesão Social destaca ajuda do Rendimento Social de Inserção, Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social; alojamentos provisórios e de longa duração, e restaurantes solidários.
Toxicodependência

Instituto para adições arranca em dezembro

A criação do novo instituto contribui para "reforçar a capacidade de resposta aos comportamentos aditivos e dependências em todo o território continental", aponta decreto-lei que institui o ICAD.
Governo

Toxicodependência. Novo instituto ainda sem lei

Governo ainda não publicou a lei para a criação do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, que deverá abrir em janeiro. Executivo diz que diploma segue os "trâmites previstos".
Do outro lado – Histórias de quem trata a Saúde Mental

O recluso que se reconciliou com a família

Ao ajudar um homem a tratar o vício e reconciliar-se com a família, que nem sabia se ele estava vivo, o psicólogo Carlos Filipe Saraiva percebeu a importância de o motivar com a vida fora da prisão.
Toxicodependência

PS alerta para regresso de droga ao Casal Ventoso

O PS defendeu que é importante "agir rapidamente para não permitir o regresso ao passado", lembrando que Lisboa foi a primeira cidade a ter uma unidade móvel e uma sala de consumo assistido.
Toxicodependência

Drogas. Ministros aprovaram novo instituto

O ICAD visa reforçar a capacidade de resposta no combate aos comportamentos aditivos e dependências, integrando as atribuições de planeamento, coordenação e prestação de cuidados de saúde.
Toxicodependência

Livro denuncia venda e consumo de droga em Lisboa

Médico que dirigiu o Centro de Atendimento a Toxicodependentes denuncia no seu livro que "a verdade do tráfico e do consumo problemático se mantêm" e que as autoridades pouco ou nada fizeram.
Braga

GNR detém 12 suspeitos por tráfico em Vila Verde

As autoridades detiveram 12 suspeitos alegadamente responsáveis por operar uma rede que vendia estupefacientes "a pequenos traficantes de droga que, por sua vez, faziam venda direta aos consumidores".
Saúde Pública

Diversidade de drogas é desafio para a Europa

O aumento do consumo recreativo de óxido nitroso ("gás do riso") em algumas regiões da Europa, especialmente em Portugal, está a suscitar preocupações em matéria de saúde por parte das autoridades.
Toxicodependência

Nova agência da droga da UE reforça poderes

A nova agência "poderá ser mais eficaz na resposta aos novos desafios que as drogas ilícitas representam para a saúde e a segurança" e ficará mais apta para apoiar os Estados-membros.
Toxicodependência

BE e CDU do Porto defendem mais apoio

Programa para toxicodependentes no Porto "mantém uma média de 200 novos utilizadores por mês" e continua-se a verificar "uma prevalência" da combinação Heroína e Crack.
Toxicodependência

O problema da droga

Em articulação com os centros de saúde locais, poder-se-ia desenvolver um programa de consumo assistido para aliviar a toxicodependência de forma progressiva nos utilizadores regulares.
Porto

Droga no Porto: MAI afasta "soluções céleres" 

O ministro da Administração Internadefendeu em Gondomar "não haver soluções céleres" para o problema da toxicodependência e alertou que pôr "rótulos" em zonas do Porto é "nocivo" para os moradores.
Porto

Porto defende "rede" de salas de consumo assistido

Destacando os resultados "excelentes" da sala de consumo, Rui Moreira defendeu a criação de uma "rede" destes equipamentos no país para garantir uma "resposta integrada e geograficamente explicável".
Porto

Porto: retiradas 3 pessoas de ex-quartel 

Três pessoas foram retiradas das instalações do Quartel de Manutenção Militar, no Porto, ocupadas por toxicodependentes. A ação é uma "renovada tentativa" de impedir a entrada de pessoas no local.
Marcelo Rebelo de Sousa

Toxicodependência: PR defende procura de soluções

Face ao problema da toxicodependência no Porto, o Presidente da República defendeu que se encontre "as soluções mais consensuais possíveis" e que haja "a colaboração de muitas entidades".
Noticiário

23h.Combate a tráfico de droga feito “sem tréguas"

No entanto, José Luís Carneiro considera que as questões da toxicodependência exigem “respostas mais estruturadas e integradas”. Ainda, Sérgio Conceição suspenso por um jogo, depois de ser expulso.
Rui Moreira

Porto com toxicodependentes em edifícios militares

Moreira afirma que "se tem vindo a agravar o clima de insegurança que se vive na zona" devido à ocupação do Quartel de Manutenção Militar e da Casa da Superintendência por toxicodependentes.
Saúde Mental

“Acabava de gravar e ia buscar para consumir"

Sabia que tinha um problema, mas só aceitou ajuda mais de 7 anos depois de ter usado cocaína pela primeira vez. Falhou muitas vezes e sabe que muitos não o perdoaram. Recuperou, mesmo com recaídas.
Noticiário

13h. Eutanásia. Bispos lamentam aprovação

Órgão que representa bispos portugueses lamenta aprovação do diploma, diz que aposta deve passar pelo reforço dos cuidados paliativos. E ainda, mortes por overdose aumentaram 45% no ano passado.
Drogas

Aumentaram mortes por overdose e apreensões

O documento destaca que o número de mortes por overdose com cocaína (51%) foi o mais elevado desde 2009. Portugal tem sido um país de trânsito no tráfico de haxixe e cocaína.
Cova da Moura

Johnson. Voltou a casa para ajudar os mais novos

Aos nove já era um miúdo de rua, passou dez anos preso e fez dois tratamentos para se livrar da droga. Voltou sempre à Cova da Moura e fundou uma academia para mostrar que existe sempre um futuro.
Toxicodependência

Açores. Número de pessoas com dependências aumenta

"Até 2020, eram encaminhados para comunidades terapêuticas, sensivelmente, 30 e poucos utentes. Em 2021, constatámos que foram encaminhados 67 utentes. Duplicou", avança Pedro Fins.
Guerra na Ucrânia

Toxicodependentes devem continuar tratamento na UE

Os toxicodependentes com acesso ao tratamento na Ucrânia representam uma pequena proporção dos que procuram refúgio na União Europeia, mas necessitam de continuidade de assistência.
Porto

Sala de Consumo: interposta providência cautelar

A Santa Casa da Misericórdia liderou um dos consórcios que concorreu à gestão do Programa de Consumo Vigiado. A sala de consumo no Porto deverá funcionar 10 horas por dia, sete dias por semana.
Toxicodependência

Porto. Aprovado financiamento para sala de consumo

Operacionalização do Programa de Consumo Vigiado do Município do Porto prevê um investimento de cerca de 650 mil euros, sendo que 270 mil euros são destinados à entidade gestora.
Toxicodependência

Açores aposta na prevenção das dependências

Face aos números "assustadores" do consumo de droga nos Açores, secretário da Saúde da região diz que há um plano "robusto" e "muito bem definido" para combater as dependências.
Coronavírus

Júlio de Matos. Saúde de doentes agravou-se

"Ao fim de um ano de pandemia, há uma maior procura dos serviços nesta fase por alguns doentes” ao contrário do que aconteceu no início em que houve “uma grande restrição" dos doentes, diz psiquiatra.
Drogas

Drogas. Mortalidade voltou a aumentar em 2019

O número de mortes por overdose em Portugal aumentou em 2019 pelo terceiro ano consecutivo. Os dados estão num novo relatório, que aponta ainda para um aumento de doenças relacionadas com álcool.
Drogas

Moradores contestam mas "sala de chuto" avança

Moradores do Lumiar estão contra a instalação de uma sala fixa de consumo de drogas, localizada em "zona residencial consolidada". Apesar das críticas, obras já arrancaram e projeto não vai parar.
Resposta Pronta

Consumo de metadona aumentou. "É uma boa notícia"

O subdiretor-geral SICAD confirma o aumento da adesão a programas de substituição com recurso à metadona. Manuel Cardoso destaca a "coragem" das equipas de apoio em tempo de pandemia.  
Drogas

Droga: 35,6 milhões de pessoas têm distúrbios

Cerca de 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem distúrbios provocados por vários tipos de droga. Adolescentes e jovens adultos estão entre os maiores consumidores.
Toxicodependência

Drogas. Há mais recaídas e novos dependentes

O Relatório Anual de Acesso aos Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS indica um aumento do número "de novos utentes e de utentes readmitidos".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos