Os termómetros têm andado a bater os 30 graus dia após dia – bom para ir para a praia, mau para quem tem de trabalhar e sair de casa com o cabelo minimamente decente. Porque isso implica secar o cabelo. E secar implica ar quente. E ar quente significa sair de casa já suada. Mas porque o sonho de tomar banho e deixar o cabelo ao ar livre não está ao alcance de toda a gente — acredite, eu fico com uma juba se o fizer — reunimos algumas dicas e truques que permitem sair de casa sem pegar no secador.

Usar toalhas de papel

As toalhas convencionais criam atrito no cabelo. Mas para se conseguir pentear, é preciso retirar toda a humidade dos fios molhados. Adir Abergel, um dos mais conhecidos hair stylists de celebridades, disse à revista Vogue espanhola que as toalhas de papel são a melhor solução. Na prática, pode usar mesmo o papel de cozinha. Seque o cabelo de baixo para cima (com a cabeça virada para baixo) e o milagre acontece: vai gastar rolos de papel de cozinha, mas os fios perdem o frizz.

Usar ganchos com o cabelo molhado

A ideia é deixar o cabelo secar ao natural mas com algum controlo. Penteie bem o cabelo e, de seguida, coloque-o atrás das orelhas e prenda com ganchos toda a zona acima de cada orelha. Quando estiver seco, pode soltar. O que os ganchos vão fazer é controlar a raiz do cabelo mas dar movimento em torno do rosto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Coques e tranças para criar ondas naturais

Isto funciona bem com quem toma banho à noite. Com o cabelo molhado (mas bem seco com as toalhas de papel), divida-o ao meio e faça duas tranças, enrolando-as, de seguida, em dois coques laterais e prendendo com um elástico. Quanto mais tempo os cabelos ficarem presos, mais definidas as ondas vão ficar. Como dormir com dois coques laterais é impossível, mantenha os coques o mais tempo possível e, quando se deitar, desmanche-os mas durma com as tranças. De manhã, desfaça as tranças com os dedos, conforme o visual que pretender, e finalize com um óleo leave-in nutritivo para deixar o cabelo macio e brilhante.

Aplicar espuma em seco

Se quiser criar umas ondas mais rápidas de manhã (e se tiver tempo suficiente para isso), deixe o cabelo secar ao ar e, já seco, aplique uma espuma ou mousse própria para ondas, divida o cabelo em quatro ou cinco secções, enrole-as com os dedos e prenda-as com uma pinça. Deixe ficar durante 45 minutos e, antes de sair de casa, desfaça-as e abra as ondas com os dedos.

Laca não é só para as nossas avós

Se é daquelas que, quando o cabelo seca ao ar, fica igual a uma juba, também há solução. Segundo a Vogue espanhola, quando o cabelo estiver completamente seco, baixe a cabeça e vaporize laca dando ênfase nas raízes. De seguida, levante e despenteie com as mãos. Este é um bom truque para quem tem cabelo normal, nem demasiado fino, nem demasiado grosso.

Beach waves e sprays de sal

Os sprays de sal são os melhores amigos do verão e até já tínhamos falado deles no ano passado. Vão recriar o efeito ondulado pela água do mar e são uma forma rápida de ter o cabelo apresentável quer para sair, quer para trabalhar. Ainda molhado, aplique spray de sal e faça várias tranças baixas. Deixe o cabelo secar entrançado e, no fim, desfaça-as com as mãos.

Tenha o champô seco à mão

Esta é uma dica que funciona bastante bem em quem tem cabelo liso e fino. Deixe o cabelo secar ao ar livre e, depois de bem seco, vaporize champô seco em todo o comprimento e deixe atuar durante dois/três minutos. De seguida, escove o cabelo — o champô seco cria estrutura nos fios, deixando-os mais soltos.

Na fotogaleria, em cima, sugerimos alguns penteados que pode fazer de manhã de forma rápida, sem necessidade de passar o secador no cabelo.