O Facebook está constantemente a mudar a forma como vemos as publicações de páginas e amigos. Depois de, há umas semanas, a rede social ter anunciado novidades no algoritmo que define o destaque dado a cada coisa que é colocada online, os técnicos que desenvolvem o site admitiram que querem diminuir o volume de clickbait existente na rede.

Atualmente, os meios de comunicação social dependem significativamente da partilha de artigos nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter. É de lá que chegam grande parte dos leitores, espectadores e ouvintes. E o tráfego de um site noticioso é o que define o volume e valor da publicidade investida nesse meio. Ora, há publicações que recorrem frequentemente ao clickbait — literalmente, “isco para clique” — para aumentar o número de visualizações. Provavelmente já reparou nesse tipo de artigos: usam expressões como “não vai acreditar no que aconteceu a seguir” ou são propositadamente omissos relativamente ao tema ou pormenores importantes.

São esses artigos que o Facebook quer deixar de ver nos feeds. Numa entrada do blogue oficial, os engenheiros informáticos da rede social explicam que desenvolveram “um sistema que identifica expressões que são frequentemente usadas em títulos com clickbait” e que, caso os artigos se incluam nessa categoria, serão automaticamente enviados para o fundo do feed, que tenderá a privilegiar “histórias autênticas”.

Isto porque, segundo os técnicos, uma das queixas mais frequentes dos utilizadores do Facebook é que há demasiadas histórias com títulos que recorrem ao clickbait e preferem as tais “histórias autênticas”, como as publicações e fotografias originais de amigos e familiares.

O Facebook definiu, assim, dois critérios: “se o título não revela informação necessária para perceber qual é o conteúdo do artigo” e “se o título exagera o artigo para criar falsas expectativas no leitor”, então a publicação será considerada clickbait e vai parar a um sítio do feed onde será muito menos provável vê-la. Da mesma maneira que dá uma dor de cabeça aos meios de comunicação que recorrem a este tipo de artigos, o Facebook também garante que “se uma página parar de fazer clickbait, as publicações deixarão de sofrer os impactos desta mudança”.

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