Duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Escrito assim, de forma sóbria, sem floreadas, até nem parece motivo para tanto. Só que é, mesmo, porque estamos a arrancar um texto sobre Simone Biles. Se tem estado de olho no que se tem passado no Brasil e não sabe quem é esta americana, algo se passa. Ela tem 19 anos, é pequenota (1,45m e 47 quilos), mas é um pequeno poço de talento e jeito para a ginástica. Não precisava de o provar, mas ouro é ouro e, na noite desta quinta-feira, Biles pendurou ao pescoço o segundo pedaço redondo dessa cor desde que começou a competir nestes Jogos.

Simone venceu a prova individual do all-round em ginástica artística, o que, descomplicando, equivale a dizer que teve a melhor pontuação final no conjunto de quatro provas — no salto de cavalo, na trave, nas barras paralelas assimétricas e no solo. Ela é um pequeno monstro de talento em três delas, salva-se a prova das paralelas assimétricas, em que Biles cumpre e dá nas vistas, embora (sabe-se lá como) existam mulheres que ainda são melhores que a americana. No solo, porém, não dá hipótese. Nem às outras raparigas, nem a nós, que temos de escrever sobre ela e caímos na armadilha que é não arranjar palavras que cheguem para descrever o que a ginasta faz.

Foi aí, nessa prova, que ela inventou um salto ao qual chamam, simplesmente, “The Biles“. Porque é a única ginasta que, após um salto gigantesco no ar, em que rodopia não sei quantas vezes de uma forma em que, para a descrever, dizer difícil é pouco, ainda consegue dar um pequeno salto, após a aterrar. É uma extraterrestre. E ainda dizem que a sua melhor prova é a do salto de cavalo. Agora imagine, caso não tenha visto o que se passou nos pavilhões de ginástica do Rio de Janeiro.

Quer tenha, ou não visto, reunimos algumas imagens da final da prova all-round que foi tomada de assalto por Simone Biles. Já dão para se ter alguma noção da quase perfeição que a americana coloca nos saltos e movimentos que executa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR