Golfe

Ricardo Melo Gouveia e Filipe Melo

Deram-se a primeiras tacadas no golfe e houve portugueses à mistura. Ricardo Melo Gouveia foi quem se deu melhor, ao acabar com 70 pancadas e com o 17.º lugar. Filipa Lima fez mais três pancadas e ficou 41.ª posição. A boa notícia é que isto foi apenas o primeiro dia de competição e, portanto, amanhã (sexta-feira) há mais.

Judo

Jorge Fonseca

Foi o dia dos matulões. Jorge Fonseca, na categoria de -100 quilos, ainda venceu o primeiro combate do dia, logrando um ippon contra Mohammad Tawfiq Bakhshi, um afegão de nome complicado. O segundo combate foi pior. O português sofreu um waza-ari do checo Lukáš Krpálek e isso significou que Portugal fechou a sua participação no judo. Valeu a Telma Monteiro, que levou o bronze para casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vela

João Rodrigues

Bela jornada para João Rodrigues, o português que melhor sabe o que são Jogos Olímpicos. Nas três regatas do dia, o velejador madeirense não parou de crescer: começou com um 15.º lugar, subiu para um 11.º e fechou a derradeira regata no quarto lugar. A prestação deixou-o na 11.º posição da classificação geral, ou seja, a um lugar de qualificação para a regata final, a das medalhas. Esta sexta-feira vai-se decidir isso.

Natação

Tamila Holub

Na piscina olímpica houve uma estreia portuguesa. Tamila Holub saltou para a água nos 800 metros livres e ficou-se por aí. A portuguesa nascida na Ucrânia não conseguiu um dos oito melhores tempos para se apurar para a prova final.

Badminton

Telma Santos

Já passava da meia-noite quando Telma Santos se estreou no Rio de Janeiro. A portuguesa, primeira a vencer uma partida de badminton em Jogos Olímpicos (há quatro anos, em Londres), teve a pouca sorte de enfrentar a campeã olímpico logo no primeiro jogo da fase de grupos. A chinesa Li Xuerui, atual número três do ranking mundial, ganhou em dois sets (21-12 e 21-7).