Fernando Pimenta diz que “é duro” ficar em quinto lugar. “Fiz tudo o que tinha a fazer, abdiquei de tudo e ao chegar aqui foi o que se viu. Fiz tudo o que tinha ao meu alcance”, garantiu o canoísta português no final da prova de K1 1000 metros em que acabou em 5º.

O atleta justificou o resultado com “fatores externos, que deitaram tudo por água abaixo”, disse, visivelmente emocionado, aos jornalistas. “Ali aos 400 metros apanhei algumas algas na parte da frente do barco, na altura em que estava a ganhar distância para os meus adversários”, afirmou Fernando Pimenta.

Admitindo que “as condições estavam mais ou menos iguais para todos”, Fernando Pimenta acabou por considerar que “isto é como uma roleta”. “Desta vez a bala saiu-me a mim”, acrescentou.

Fernando Pimenta volta a competir na sexta-feira, em K4. “O próximo desafio é conseguir a final e mostrar tudo o que nós valemos. Temos todas as condições para estar nos lugares cimeiros”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É ingrato o nosso esforço e o nosso trabalho não serem compensados da forma que nós queríamos. Estou muito triste, mas tenho de levantar a cabeça”, concluiu.

Pimenta, de 27 anos, ficou a 3,902 segundos do espanhol Marcus Walz, medalha de ouro, em 3.31,447 minutos. A prata foi para o checo Josef Dostal, a 0,698 segundos, e o bronze para o russo Roman Anoshkin, a 1,916.

Portugal mantém-se, assim, apenas com uma medalha, da judoca Telma Monteiro na categoria de -57kg, e agora cinco diplomas.