Às portas do fim de semana, a USB AG — uma empresa de serviços financeiros com sede na Suíça — fez as contas e elaborou a lista das cidades mais baratas para passar uma noite fora do comum. Descobriu que a cidade mais em conta é Bucareste, mas que Lisboa também é acessível. Se quiser ser poupado, evite Zurique, onde numa noite pode gastar 1.050 dólares.

O novo relatório (a que pode aceder aqui) mostra que seis das dez cidades mais caras do mundo são europeias. As outras metrópoles mais dispendiosas são Nova Iorque — a segunda cidade mais cara (1.030 dólares) –, Tóquio — que surge em quarto lugar (1.000 dólares) –, Taipé — em oitavo na lista (820 dólares) — e Dubai (790 dólares), a fechar o top 10 das mais caras do mundo. Já nas dez cidades mais baratas onde passar férias, há cinco cidades europeias (Bucareste, Sófia, Vilnius, Budapeste e Istambul), quatro cidades asiáticas (Bombaim, Banguecoque, Nova Déli e Pequim) e uma cidade africana (Nairobi). Lisboa surge em 15.º lugar.

De acordo com o relatório, a UBS AG calculou estes valores estimando a quantidade de dinheiro que duas pessoas podem gastar ao passar uma noite em cada uma destas cidades. O cálculo incluiu o valor de um jantar com vinho, o aluguer de um carro, despesas postais e uma viagem de táxi. O valor da viagem para essas cidades não foi estudado, porque dependeria do meio de transporte e da cidade de partida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR