O Presidente da República vai encontrar-se esta segunda-feira com o rei de Espanha, Felipe VI, e com o recém-empossado Presidente do Brasil, Michel Temer, e participar num encontro de alto nível sobre refugiados, em Nova Iorque.
Marcelo Rebelo de Sousa está em Nova Iorque desde domingo à noite, já madrugada em Lisboa, para participar na 71.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e aproveitará esta deslocação para se encontrar com a comunidade portuguesa na vizinha Newark, Nova Jérsia, na quarta-feira.
A comitiva oficial desta visita, que termina na quinta-feira, inclui o antigo Presidente da República Jorge Sampaio e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Marcelo Rebelo de Sousa e Jorge Sampaio vão cruzar-se com o antigo primeiro-ministro António Guterres, que está em Nova Iorque no mesmo período, prosseguindo os contactos relacionados com a sua candidatura ao cargo de secretário-geral da ONU.
À margem do debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 Estados-membros da ONU, o Presidente da República terá vários encontros bilaterais.
Esta segunda, além das reuniões com Felipe VI e Michel Temer, o chefe de Estado vai encontrar-se com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e com os presidentes da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e do Senegal, Macky Sall.
Antes, logo de manhã, Marcelo Rebelo de Sousa participará, com Jorge Sampaio, numa reunião de alto nível das Nações Unidas sobre movimentos em larga escala de migrantes e refugiados.
Jorge Sampaio, que atualmente preside à Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, foi Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações entre 2007 e 2013.
Esta reunião de alto nível poderá também contar com a presença de António Guterres, ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.
A intervenção do Presidente da República perante a Assembleia Geral da ONU está marcada para terça-feira à tarde, de noite em Lisboa.