A Audi aproveitou a abertura do Salão Automóvel de Paris para dar a conhecer o novo RS3, a versão mais desportiva daquela que é também a gama de maior sucesso na Europa do construtor de Ingolstadt. A “alma” do novo modelo é o novo motor sobrealimentado, com 5 cilindros e 2,5 litros, que o fabricante estreou há dias na nova geração TT RS.

Anunciando uma potência máxima de 400 cv e 480 Nm de binário, entre as 1700 e as 5850 rpm, o Audi RS3 conta de série com uma caixa automática S tronic de sete velocidades e tracção quattro, argumentos que lhe permitem anunciar uma aceleração do 0 aos 100 km/h em menos de 4,1 segundos, com a velocidade máxima limitada electronicamente a 250 kmh. Ou a 280 km/h, a pedido expresso do cliente. Apenas como curiosidade, refira-se que a versão Sportback deste RS3, com 367 cv e 465 Nm de binário, anuncia passagens dos 0 os 100 km/h em 4,3 segundos.

A contribuir para o apurar das capacidades do propulsor surge também o sistema de modos de condução Audi drive select, com três opções de funcionamento: Comfort, Auto e Dynamic. Comparativamente ao A3 sedan mais civilizado, o RS3 exibe menos 23 mm na distância ao solo, a par de vários outros elementos distintivos, como é o caso de um novo spoiler dianteiro, difusor e apêndice aerodinâmico traseiros distintos, além de ponteiras de escape de maior dimensão e jantes de 19”, com pneus 235/35.

Também de série, discos de travão de 370 mm à frente e de 310 mm atrás, em carbo-cerâmica como opção, um sistema MMI com ecrã de 7”, vários badges RS por dentro e por fora, além dos bancos forrados com pele Nappa preta. Como opcionais, estão disponíveis elementos como o sistema de carregamento de smartphone via wireless, sistema de som Bang & Olufsen, bancos desportivos e o já conhecido Virtual Cockpit de 12,3”. O novo Audi RS3 sedan deverá entrar em comercialização na Europa durante a primeira metade de 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR