O selecionador Fernando Santos afirmou que Portugal vai ter que jogar com “paciência” para conseguir ‘desmoronar a muralha’ que Andorra vai apresentar na sexta-feira, em jogo de qualificação para o Mundial 2018 de futebol.

“Espero uma equipa de Andorra defensiva, com todas as unidades a atuar no último terço do terreno. A minha equipa terá que ter paciência e jogar depressa, mas não à pressa. Precisamos que criar condições para ‘muralha desmoronar'”, afirmou Fernando Santos.

O selecionador nacional falava na conferência de imprensa de antevisão do encontro do Grupo B de apuramento para o próximo Campeonato do Mundo, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

“Todos os jogos são importantes. Não nos interessa o nome do adversário, todos os jogos são para ganhar. Temos um objetivo claro que é estar no Mundial e, para isso, dependemos de nós próprios, apesar do primeiro jogo não ter corrido como esperávamos [derrota por 2-0 na Suíça]”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A possível ausência da seleção portuguesa, atual campeã europeia, no próximo Campeonato do Mundo é mesmo algo quem nem passa pela cabeça de Fernando Santos, que no dia 10 de outubro completa 62 anos.

“Portugal vai estar no Mundial. Isso tenho a certeza. Tem uma equipa de grande qualidade, com grandes jogadores e que têm todos a minha confiança. Amanhã [sexta-feira] e até ao fim Portugal não vai facilitar em nada”, frisou.

O técnico admitiu que já sabe o ‘onze’ que vai apresentar no Estádio Municipal de Aveiro frente a Andorra, mas optou por não desvendar a equipa, tendo apenas acrescentado que Raphael Guerreiro será titular e que vai atuar com dois avançados, sendo que um deles será certamente Cristiano Ronaldo.

“Ronaldo não é apenas uma mais-valia, é quase tudo. Não só pelo que joga, mas também pelo que representa para os outros, para os mais jovens. Qualquer equipa com Ronaldo fica muito mais forte”, considerou.

Antes do apito inicial vai ser cumprido um minuto de silêncio em memória do ex-futebolista e ex-treinador Mário Wilson, que morreu na segunda-feira aos 86 anos.

“É uma homenagem mais do que devida e é fundamental que fosse feito. Foi uma pessoa que marcou o futebol português, talvez mais a minha geração. Foi meu treinador durante três anos. Tínhamos uma ligação muito forte. Foi uma referência da minha vida como treinador, eu até diria que foi meu mentor”, afirmou Fernando Santos.

Depois de almoço, pelas 16:30, a comitiva lusa viaja para Aveiro.

De acordo com a Federação Portuguesa de Futebol, já foram vendidos pouco mais de 20 mil bilhetes para assistir ao vivo ao Portugal-Andorra, no Estádio Municipal de Aveiro, recinto que tem capacidade para cerca de 30 mil adeptos.

O encontro está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do austríaco Oliver Drachta.

Portugal iniciou a qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo de 2018, que se vai realizar na Rússia, com uma derrota frente à Suíça, por 2-0, em Basileia.