Gabriela Figueiredo Dias vai ser a próxima presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), avança o jornal Eco. Gabriela Figueiredo Dias é desde julho de 2015 vice-presidente daquela entidade reguladora e deverá ser anunciada nos próximos dias como a substituta de Carlos Tavares.

O mandato de Carlos Tavares já tinha terminado há mais de um ano, estando desde essa altura à espera do sucessor. Gabriela Figueiredo Dias chegou a vice-presidente em 2015 mas já estava na CMVM desde 2007, tendo entrado como diretora-adjunta para o departamento internacional e de política regulatória. Agora, dez anos depois chega à presidência do regulador.

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, começou como advogada, foi consultora jurídica e docente universitária em instituições como a Faculdade de Direito de Coimbra, a Universidade Católica e a Faculdade de Direito de Lisboa, tendo chegado há dez anos à CMVM.

Carlos Tavares esteve dois mandatos à frente da entidade reguladora do mercado de capitais. Foi convidado pelo então ministro das Finanças Teixeira dos Santos, em 2005, permanecendo no cargo mais de dez anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR