CMVM
CMVM

CMVM deteta deficiências em supervisões

Relatório da CMVM, que detetou "deficiências na generalidade", dá conta que das ações presenciais concluídas no ciclo 2018/2019 resultaram 291 recomendações sobre irregularidades.
Ações

CMVM suspende ações de Cofina e Media Capital

Um mês depois, a CMVM voltou esta terça-feira a suspender as ações de Cofina e Media Capital. "Negociações aprofundadas" e desenvolvidas de "forma muito intensa" para compra da TVI justificam decisão.
Corrupção

Caso EDP. Testemunha-chave terá sido pressionada /premium

Ministério Público recebeu denúncia de pressões sobre técnica da REN que é uma das principais testemunhas de alegados benefícios à EDP. E pondera proibir contactos entre João Conceição e testemunha.
Marcelo Rebelo de Sousa

CMVM controla gestoras de fundos de investimento

Até agora, CMVM e Banco de Portugal repartiam a supervisão da indústria dos fundos de investimento. CMVM passa agora a supervisionar fundos e sociedades. Diploma entra em vigor a 1 de janeiro de 2020.
CMVM

KPMG. Três auditores do BES deixam de ter licença

288
Fernando Antunes, Inês Viegas e Sílvia Gomes fiscalizaram as contas do BES até 2014. Foram condenados em abril pelo Banco de Portugal. Pediram à CMVM a suspensão do registo para exercer.
Caso BES

KPMG. CMVM acusa auditora do BES (não só por BESA)

Houve falhas no trabalho de supervisão feito pela KPMG sobre o BES até ao colapso do banco, em 2014, defende a CMVM, que considera que os problemas vão muito além do BES Angola.
Caixa Geral de Depósitos

EY. Ex-gestores da CGD já se queixaram na CMVM

Vários antigos administradores do banco público, incluindo Fernando Faria de Oliveira, já se queixaram do que consideram ser "erros grosseiros" cometidos na auditoria de consultora EY.
CMVM

CMVM aplicou 39 coimas nos mercados de capitais

Supervisor diz que em 2018 foram concluídos 63 processos de contraordenação, mais do que o dobro do ano anterior, o que em 39 casos levou à aplicação de coimas -- no total, somaram 2,17 milhões.
CMVM

Vice-presidente da CMVM demite-se do cargo

É a segunda baixa na equipa de Gabriela Figueiredo Dias, em pouco mais de um ano, depois da saída de Afonso Silva.
CMVM

CMVM adverte EDP por causa do fundo Elliot

A CMVM alertou que se os acionistas da EDP rejeitarem a proposta de alteração estatutária do fundo Elliot dá-se "a não verificação" de uma das condições para o registo da oferta sobre a EDP.
CMVM

Supervisão. Reforma do Centeno reduz independência

Banco de Portugal e CMVM acusam proposta de reforma de supervisão feita pelo Governo de reduzir independência de reguladores. BdP ataca controlo por Inspeção das Finanças que depende do ministro.
Caixa Geral de Depósitos

CGD cumpre Requisitos de capital de BCE

O banco público divulgou, através de comunicado à CMVM os rácios de capital exigidos pelo Banco Central Europeu a partir de 1 de março de 2019 e afirmou que os já cumpria desde final de 2018.
Mercados Financeiros

Intermediação financeira vai ter novas regras

As principais alterações dizem respeitam ao registo para o exercício de atividades de intermediação financeira, ao relatório de controlo interno e ao dever de comunicação dos analistas financeiros.
Bolsa

CMVM desdramatiza entradas falhadas na bolsa

O supervisor da bolsa atribui o fracasso de ofertas em bolsa como as da Modelo Continente, Vista Alegre e Science4you, a circunstâncias infelizes que também penalizaram 150 operações a nível mundial.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. CMVM acompanha, mas não tem auditoria

176
O supervisor do mercado não tem, nem pediu a auditoria à gestão da Caixa. Mas está a acompanhar o tema e pode vir a intervir, sobretudo no que diz respeito ao trabalho feito pela auditora EY.
BPI

CMVM aprova saída de bolsa do BPI

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aprovou esta sexta-feira a saída de bolsa do banco BPI. O requerimento tinha sido apresentado pelo próprio banco a 12 de julho deste ano.
CMVM

Fitch sobe 'rating' do BCP

A agência Fitch melhorou o rating do BCP de longo prazo de BB- para BB, com uma perspetiva estável, segundo um comunicado do banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
CMVM

Resultado líquido da Navigator sobe 18%

O resultado líquido da Navigator subiu 18% nos primeiros nove meses do ano para 172 milhões de euros, segundo os dados comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Economia

CMVM quer formação para intermediários financeiros

A CMVM definiu requisitos mínimos para que os colaboradores das empresas que vendem produtos financeiros tenham formação e conhecimento suficiente para poder prestar informação aos investidores.
Sonae

Lucro da Sonae aumenta para 98 milhões de euros

O lucro da Sonae subiu 34,2% nos primeiros seis meses do ano, face a igual período de 2017, para 98 milhões de euros, anunciou a dona da cadeia de hipermercados Continente e da Worten, entre outros.
EDP

Altri acorda compra de 50% da EDP Bioeléctrica

A Altri anunciou em comunicado à CMVM que acordou com a EDP a compra dos 50% que ainda não detinha da EDP Produção - Bioeléctrica, por 55 milhões de euros.
CTT

Lucro dos CTT cai 64,8% no 1º semestre

Os Correios de Portugal anunciaram num comunicado enviado à CMVM que os lucros da empresa caíram 64,8% para 6,3 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2018.
Jerónimo Martins

Lucro da Jerónimo Martins sobe para 180 milhões

O lucro da Jerónimo Martins subiu 3,9% no primeiro semestre, face a igual período de 2017, para 180 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira a dona do Pingo Doce.
OPA

CMVM extingue OPA da Altice sobre Media Capital

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou a extinção do processo administrativo referente à Oferta Pública de Aquisição da Meo, detida pela Altice, sobre a Media Capital.
Banif

Governo reúne-se com lesados do Banif e CMVM

Representantes do Governo, da Associação de Lesados do Banif e da CMVM vão reunir-se em Lisboa, um encontro marcado por iniciativa do gabinete do primeiro-ministro.
Mercado Imobiliário

CMVM questiona "sustentabilidade" do imobiliário

Regulador do mercado de capitais considera que "o forte crescimento dos preços do imobiliário em Portugal suscita questões relativas à sua sustentabilidade", por estar a subir mais que outros países.
Bitcoin

Supervisores alertam para moedas virtuais

O Banco de Portugal, a CMVM e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões voltaram a alertar os consumidores para os riscos da compra de moedas virtuais.
REN

REN encaixa 4 milhões com venda à ENERGYCO

A REN -- Redes Energéticas Nacionais encaixou 4 milhões de euros com a venda de todas as ações do capital social da REN Portgás GPL à ENERGYCO II, segundo comunicado à CMVM.
Banif

CMVM não encontrou vendas irregulares no Banif

A presidente da CMVM disse, no Parlamento, que houve vendas agressivas no Banif, mas que não foi encontrada evidência de venda irregular generalizada de produtos financeiros.
Sporting

CMVM. Sporting formaliza mudança na liderança

200
A substituição de Bruno de Carvalho por Sousa Cintra, que poderá vigorar até ao final do atual mandato, foi formalizada junto da CMVM. Antigo presidente do clube já está em funções.
CMVM

CMVM deferiu saída de bolsa da Sumol+Compal

A CMVM concedeu o pedido de saída da bolsa da Sumol+Compal na quinta-feira. Esta sexta-feira, o regulador anunciou que as ações foram já excluídas da negociação.
CMVM

Reclamações à CMVM subiram 24% em 2017

A CMVM recebeu, em 2017, mais 24% de reclamações comparativamente com o ano anterior. 51% das reclamações recebidas foram referentes a obrigações e 27% a ações.
CMVM

BES, Banif e PT fazem disparar ações contra a CMVM

Os lesados dos maiores casos financeiros têm vindo a apresentar cada vez mais queixas contra o supervisor do mercado. Só no ano passado entraram 40 ações quase todas relacionadas com o BES.
CMVM

Luz Saúde. Auditor define preço de saída da bolsa

A CMVM pediu a um auditor independente que defina o preço de saída da Luz Saúde da bolsa. A decisão foi tomada tendo em conta que as ações da Luz Saúde "apresentam reduzida liquidez".
CMVM

Presidente da CMVM defende regulação mais simples

O modelo de regulação no mercado financeiro deverá reinventar-se e tornar-se "simples, flexível e assente em princípios", defendeu a presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Sonae

Sonae Capital. Prejuízo agrava-se no 1.º trimestre

O prejuízo da Sonae Capital agravou-se em 62,1% no primeiro trimestre de 2018 face ao mesmo período do ano anterior, para 7,86 milhões de euros, segundo o comunicado publicado pela CMVM.
Banif

Lesados do Banif podem ser tratados como os do BES

Primeiro-ministro diz que se a Comissão de Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) declarar que houve práticas incorretas no caso do Banif, o Governo vai tratar a situação dos lesados como fez no BES.
EDP

OPA/EDP. Elétrica considera baixo o preço

A EDP considera que o preço oferecido pela China Three Gorges (Europe) para adquirir a elétrica portuguesa é baixo, numa nota enviada hoje à Comissão do Mercado do Valores Mobiliários.
Henrique Granadeiro

Caso Rio Forte leva Granadeiro à CMVM, outra vez

O antigo presidente da PT está a ser ouvido por causa do empréstimo feito pela antiga operadora à Rio Forte, do Grupo Espírito Santo. Que foi determinante para a queda da PT.
CMVM

José de Mello Saúde. Lucro desce para 22,8 milhões

O lucro consolidado da José de Mello Saúde totalizou 22,8 milhões de euros no ano passado, uma descida de 1,1 milhões de euros em relação a 2016, divulgou a empresa.
BCP

BCP adia assembleia-geral para 30 de maio

O BCP anunciou que vai convocar a assembleia-geral anual do banco para 30 de maio, duas semanas depois do que estava previsto, segundo foi comunicado esta segunda-feira à CMVM.
Sporting

Novo Banco emprestou dinheiro à Sporting SAD

965
A entrada de novos investidores na Sporting SAD estava prevista desde final de 2014 mas, até ao momento, mantém-se inalterada. O Novo Banco será um investidor-fantasma da sociedade.
Empresas

Sonae. Lucros de 166 milhões de euros em 2017

Os lucros da Sonae baixaram para 166 milhões em 2017, um valor que o grupo diz não ser comparável com 2016 devido às mais-valias com a alienação de ativos imobiliários.
Empresas

Lucro da Altri, dona da Celtejo, sobe 24,8%

O resultado líquido da Altri cresceu 24,8% em 2017. A Altri, que é a dona da Celtejo, adianta que as receitas totais atingiram 665,8 milhões de euros, um aumento de 8,7% face a 2016.
CMVM

Novas regras reduzem confusão, diz CMVM

A nova legislação dos mercados financeiros contém regras para evitar confusões entre produtos financeiros, afirma a presidente da CMVM, reagindo àquilo que alguns partidos defendem.
Sporting

Sporting gastou mais de 15 milhões no inverno

O Sporting gastou 15,85 milhões de euros no mercado de inverno, com a maior fatia a ser utilizada na contratação do brasileiro Wendel ao Fluminense por 7,5 milhões de euros.
Empresas

Navigator. Lucro caiu 4,5% no último ano

O resultado líquido da Navigator Company atingiu os 207,8 milhões de euros em 2017, uma quebra de 4,5% relativamente ao ano anterior, segundo os resultados comunicados ao mercado.
Fosun

Fosun conclui compra de 49% da Luz Saúde

A Fosun International concluiu, em meados deste mês, a compra à seguradora Fidelidade de 46.815.704 ações da Luz Saúde, representativas de 49% do capital social e dos direitos de voto.
Lesados do BES

Patris já pediu registo do fundo de indemnizações

A Patris já deu entrada junto da CMVM com o pedido de registo do fundo de recuperação de créditos dos lesados do papel comercial do BES.
CTT

Goldman Sachs passa a deter 2,07% nos CTT

O Goldman Sachs passou a deter uma participação qualificada de 2,07% nos CTT. A empresa participou a operação esta sexta-feira à CMVM.
Empresas

Acionistas da Sumol+Compal aprovam saída de bolsa

A saída de bolsa da Sumol+Compal foi aprovada pelos acionistas em assembleia-geral, com o voto contra do BPI, segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Mercados Financeiros

Novas regras defendem investidores até do pão caro

O novo pacote legislativo, conhecido por DMIF II, quer proteger os investidores e dar transparência aos mercados, mas influencia desde o modo como se aconselham produtos até ao preço das mercadorias.
CP

Estado reforça capital da CP em 418,3 milhões

O Estado aumentou o capital da CP - Comboios de Portugal em 418,3 milhões de euros. A decisão foi comunicada à CMVM esta segunda-feira.
Economia

CMVM quer envolvimento em decisões de bancos

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários considera "indispensável" o seu envolvimento em decisões de resolução de bancos, seja na "participação no órgão decisório" ou no "processo de decisão".
EDP

EDP vende 584 milhões de euros do défice tarifário

A EDP vendeu à Tagus uma parcela do défice tarifário de 2017 no valor de 584 milhões de euros, foi comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Associação Mutualista

Montepio volta a ter totalidade da Caixa Económica

A Associação Mutualista Montepio voltou a deter a totalidade das ações da Caixa Económica, através de uma aquisição potestativa.
CMVM

Rui Moreira contra "concentrar" tudo na capital

770
O encerramento da CMVM no Porto é mais um exemplo de que "em Portugal, cada novo Governo consegue ser mais centralista que o outro". O autarca diz mesmo que o fecho é "uma irregularidade".
Impresa

Luís Delgado quer comprar revistas da Impresa

Três meses depois de ter anunciado a intenção de vender alguns títulos como a Visão e a Caras, a Impresa anunciou esta segunda-feira à CMVM que está a negociar com o ex-presidente da Lusomundo.
TAP

Grupo TAP agrava prejuízo para 52 milhões de euros

137
52 milhões de euros significa um agravamento de 3% no primeiro semestre do ano. Os dados foram divulgados pela Parpública, a holding através da qual o Estado detém 50% da empresa.
CMVM

CMVM espera analisar documentos do Banif em breve

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários espera analisar a documentação relativa ao Banif nas próximas semanas. A CMVM garante estão a ser superados os constrangimentos de acesso à informação.
Banif

Lesados consideram "proveitosa" reunião com CMVM

Os lesados do BANIF saíram satisfeitos da reunião com a CMVM que consideraram "proveitosa", mas sem resposta sobre as reclamações de vendas fraudulentas de produtos financeiros.
CMVM

CMVM aplica mais de 55 mil euros em coimas

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aplicou coimas num total de 55 mil euros em processos de contraordenação "muito graves", entre abril e junho.
CMVM

CMVM admite que Best não prestou informação

A CMVM considera que o banco Best não cumpriu na totalidade os deveres de intermediário financeiro na venda de produtos financeiros estruturados da PT/Oi.
Orçamento do Estado

CMVM alerta para "processos críticos" prejudicados

A presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários disse que há "processos críticos" a serem investigados pelo regulador que podem ser prejudicados pelas cativações exigidas pelo Governo.
PGR

PGR quer entidades não policiais nas investigações

A procuradora-geral da República defendeu a necessidade de as equipas mistas ou especiais de investigação terem a colaboração de outras entidades que não sejam órgãos de polícia criminal.
Altice

Prisa também quer vender Media Capital em Espanha

O presidente-executivo da Prisa, Juan Luis Cebrián, quer vender a Media Capital no mercado espanhol. Este domingo foi notícia que a Altice está em negociações para comprar a operadora portuguesa.
Altice

Altice em negociações para comprar a Media Capital

A Altice confirmou à CMVM que está em negociações com a Prisa para comprar a Media Capital, dona da TVI. A informação foi avançada num comunicado da CMVM.
TVI

CMVM pede esclarecimentos à Altice e Media Capital

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (pediu esclarecimentos à Altice e à Media Capital sobre a eventual venda da TVI à operadora de telecomunicações dona da PT Portugal.
CMVM

CMVM. Presidente acha "ilegal" o corte de gastos

A presidente da CMVM considerou "ilegal" a cativação do orçamento desta entidade imposta pelo Governo e disse que em causa podem estar os salários dos trabalhadores no final do ano.
CMVM

CMVM. Não há evidências de fraude no Banif

A presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disse que o regulador não detetou situações de prática de vendas fraudulentas de produtos pelo Banif.
CMVM

CMVM faz reestruturação interna

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários procedeu a uma reestruturação interna da sua organização, tendo como grande objetivo reforçar a supervisão e a proteção dos investidores.
Banif

Lesados do Banif entregam mil reclamações

A associação que representa os lesados do Banif entrega esta terça-feira mil reclamações de clientes na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, com o objetivo de provar que houve venda fraudulenta de produtos pelo banco.
Rui Vitória

Benfica comunicou à CMVM renovação de Rui Vitória

O Benfica comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a renovação por dois anos, até ao final de 2019/2020, do contrato com o treinador Rui Vitória, que cumpre a segunda temporada no clube.
Futebol

"Jogadores não estão preparados para a poupança"

Os jogadores de futebol têm carreiras curtas, muitas vezes terminam abruptamente e não há formação que explique como investir ou poupar. Mas há um plano para mudar tudo isso.
Corticeira Amorim

Corticeira Amorim com lucro recorde em 2016

O resultado líquido atribuível aos acionistas da Corticeira Amorim atingiu em 2016 "o melhor registo de sempre", aumentando 86,7% face a 2015, para 102,7 milhões de euros, anunciou o grupo.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Maria João Carioca só assume funções em março

A administradora da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Maria João Carioca, só iniciará funções a 6 de março, anunciou o banco público em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
CTT

Proibidas vendas a descoberto de ações dos CTT

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou a proibição temporária de vendas a descoberto das ações dos CTT na abertura do mercado.
Banif

Banif. Lesados querem apresentar queixas à CMVM

A Associação de Lesados do Banif anunciou, esta quinta-feira, que vai criar um grupo de trabalho para ajudar os ex-clientes do banco a formalizar queixas por "venda fraudulenta".
CMVM

CMVM proíbe vendas a descoberto das ações do BCP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou a proibição temporária de vendas a descoberto das ações do BCP, na sexta-feira.
CMVM

CMVM alerta investidores contra alegado 'trader'

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou para o facto de João Manuel Afonso Pinto dos Santos, que se apresenta como 'trader' profissional, estar a desenvolver atividades ilegais.
Lesados do BES

Lesados. As explicações que Costa não quis dar

Grupo de trabalho apresentou proposta e trocou elogios. Mas pouco se ficou a saber, oficialmente, sobre como a solução vai funcionar. Eis algumas das explicações que António Costa não quis dar.
Pharol

Prejuízos da Pharol melhoram para 56,1 milhões

O prejuízo da Pharol melhorou até setembro, face a igual período de 2015, para 56,1 milhões de euros, resultado que reflete uma perda de 48,8 milhões de euros devido à Rioforte.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. PSD pede esclarecimento a Costa, BdP e CMVM

O grupo parlamentar social-democrata exige ter conhecimento acerca da correspondência trocada entre o Governo e Domingues relativas à CGD e antes do início de funções.
CMVM

Gabriela Dias aprovada como presidente da CMVM

A nomeação da presidente da CMVM foi aprovada esta quinta-feira, assim como os cargos de vice-presidente, Filomena Pereira de Oliveira, e do vogal do Conselho de Administração, Rui Correia Pinto.
Banco Popular

Banco Popular despede 295 trabalhadores 

O Banco Popular Portugal anunciou esta segunda-feira que vai encerrar 47 agências e cortar o quadro de pessoal em 295 trabalhadores até ao final do ano, no âmbito da reestruturação.
CMVM

CMVM: 847.500€ de coimas entre julho e setembro

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aplicou 847.500€ em coimas no terceiro trimestre deste ano. Entre os meses de julho e setembro foi proferida decisão em 12 processos de contraordenação.
CMVM

CMVM alerta para atividade irregular do Finantia

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou que o Banco Privado Finantia não está autorizado para exercer qualquer atividade de intermediação financeira em Portugal, aconselhando os investidores que se relacionaram com a entidade a contactar o regulador.
BES

Emigrantes lesados do BES reúnem-se na Presidência

143
A associação dos emigrantes lesados do BES tem uma reunião esta terça-feira na Presidência da República, numa altura em que espera a resposta do Novo Banco a um pedido de negociação mediado pela CMVM.
CMVM

Gabriela Figueiredo Dias vai presidir à CMVM

Mandato de Carlos Tavares tinha terminado há mais de um ano. Atual vice-presidente da CMVM vai ser anunciada como presidente do regulador nos próximos dias.
BPI

Negociação das ações do BPI suspensas pela CMVM

A Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu a negociação das ações do BPI, no dia em que os acionistas se reúnem para decidir sobre a desblindagem dos estatutos.
CMVM

CMVM. Carlos Tavares sem data de substituição

O presidente da CMVM, Carlos Tavares, disse que ainda não tem indicações do Governo quanto à sua substituição neste regulador do mercado de capitais e reforçou que essa decisão cabe ao Executivo.
BPI

Assembleia suspensa. Há "intranquilidade" no BPI

Nova suspensão da assembleia-geral de acionistas do BPI, que já tinha sido suspensa no final de julho. Acionistas voltam a tentar votar a desblindagem dos estatutos a 21 de setembro. Ações caem.
CMVM

Corticeira Amorim com lucros de 36 milhões

A Corticeira Amorim fechou o primeiro semestre do ano com um resultado líquido de 35 milhões de euros, um crescimento de 34% face ao período homólogo.
CMVM

Lucro da Galp cai 20% até junho para 247 milhões

O lucro da Galp caiu 20% no primeiro semestre deste ano, para 247 milhões de euros, segundo informou hoje a empresa, também num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
Energia

Lucro da EDP Renováveis cai 15% até junho

O lucro da EDP Renováveis caiu 15% no primeiro semestre do ano, face igual período de 2015, para 59 milhões de euros, anunciou hoje a energética, num comunicado enviado à CMVM.
BPI

CMVM suspende ações do BPI em dia de assembleia

Assembleia-geral no Porto deverá aprovar a retirada do limite de votos a 20%, porque o chamado "Diploma BPI" permite que a assembleia ignore esse limite na altura de votar a sua eliminação.
CMVM

CMVM aplicou coimas de 775 mil euros

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou que proferiu decisão em onze processos de contraordenações no segundo trimestre deste ano, tendo aplicado um total de 775.000 euros em coimas.
CMVM

Presidente da CMVM contra concentração na banca

O presidente da CMVM mostrou-se contra a concentração no setor bancário, considerando que, além de os bancos ficarem mais difíceis de supervisionar, perdem também em rentabilidade.
CMVM

Presidente da CMVM espera sucessão há 10 meses

"Tenho dito sistematicamente que é a minha última intervenção pública e sou sucessivamente desmentido pelos factos", ironizou Carlos Tavares esta quarta-feira, no Parlamento.
Pharol

Ações da Pharol caem mais de 28% 

Um dia depois da suspensão da negociação das ações da Pharol, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários decidiu levantá-la. No recomeço da negociação em bolsa, as ações estavam a cair 28,13%.
CMVM

Ações da Pharol e Obrigações PT suspensas

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou, em comunicado, a suspensão da negociação das ações da Pharol e da emissão de "Obrigações PT Taxa Fixa 2012/2016".
CMVM

CMVM proíbe venda a descoberto das ações do BCP

A CMVM decidiu proibir a venda a descoberto das ações do BCP "por um período adicional de dois dias de negociação", depois de o banco ter hoje desvalorizado quase 8%, para os 0,022 euros por ação.
BPI

Ações do BPI reabrem a cair mais de 9%

Títulos estão a negociar abaixo do preço da OPA do Caixabank. Banco emite comunicado em que diz que não está a pagar qualquer multa diária e que aguarda decisão do BCE.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Banco de Portugal travou acesso do Banif ao BCE - como aconteceu

Carlos Tavares não sabia que proposta para limitar acesso do Banif a mais fundos do eurosistema tinha partido do Banco de Portugal. Ações foram suspensas após ameaça de suspensão da contraparte.
Lesados do BES

BdP reage a Costa: reunião já tem representante

Banco de Portugal já indicou representante para reunião desta semana sobre lesados do BES, revelou o banco central. Há dois dias o Governo ainda não tinha confirmação.
Bolsa

70 mil euros levaram a pedido de suspensão do BCP

Associação de pequenos investidores pediu suspensão das ações do BCP por incumprimento de obrigação de uma decisão judicial. Em causa o pagamento, que já foi feito, de 70 mil a euros a ex-quadro.
Banca

CMVM não quer suspender negociação de ações do BCP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários considerou esta terça-feira que vai continuar as negociações uma vez que não há penhora de depósitos bancários.
Banca

Oi informou BPI de proposta "indevida" da Unitel

Desde 7 de janeiro que o BPI sabe da ordem do Tribunal de Paris que impede a Unitel de consumar a proposta de compra de 10% do Banco de Fomento de Angola. CMVM pede esclarecimentos ao BPI.
Economia

O desprezo pelo investidor não qualificado

A captação de capital privado para investimento interno produtivo desapareceu do horizonte. Os próprios investidores não qualificados estão a abandonar instrumentos como os fundos de investimento.
Bolsa

Mota-Engil cai 20%. Suspensão das ações levantada

Construtora derrapa mais de 40% em 2016 e, após uma abertura a cair mais de 20%, a CMVM ordenou a suspensão. Empresa desconhece razões. António Mota tem "pena" de não poder comprar ações todas.
Economia

Ano novo, novo governo, caras novas

Novo ciclo político coincide com alguns finais de mandato nos supervisores e no Estado, nomeações para o novo governo. Mas pode haver mais mexidas devido a viragens políticas, reversões e novos casos.
CMVM

BES com prejuízo de 9,2 mil milhões de euros

O BES apresenta um “buraco” nas contas superior a 2,6 mil milhões de euros. Este valor corresponde à diferença entre os ativos e os passivos no banco liderado por Máximo dos Santos.
Economia

Grupo Santander cumpre requisitos mínimos do BCE

O Grupo Santander anunciou que cumpre largamente os requisitos mínimos de capital que o BCE exige para o próximo ano, após conhecidos os resultados do processo de revisão e avaliação supervisora.
CTT

BNP Paribas reforça posição nos CTT para 5,03%

O BNP Paribas reforçou a sua posição nos CTT para 5,03%, segundo a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
CMVM

CMVM interdita 3 empresas

A CMVM alertou os investidores para o facto de as empresas Luso Totality Star, Cifradefinitiva e Carlos Eduardo Rodella não estarem autorizados a exercer qualquer atividade de intermediação financeira em Portugal.
CMVM

KPMG condenada no caso das "offshores" do BCP

Jornal de Negócios avança que a CMVM condenou a consultora KPMG por violação das normas de auditoria no caso BCP.
Economia

CMVM participou 59 crimes de mercado até 2014

Os números da atividade de sanção do regulador da bolsa desde 1997 indicam que foram decididos 1661 processos de contraordenação. A coima média aplicada foi de 30 mil euros.
FC Porto

Dragões na mesma: jogadores servem como garantias

Nisto o FC Porto é quase igual ao Sporting: no crédito que contraiu em financiamento externo. Os dragões têm cerca de 121 milhões em empréstimos e quase 18 milhões em lucro, mas o passivo aumentou.
BPN

Guia para não se perder no caso BPN

Alguns processos de contra-ordenação contra os ex-gestores do BPN estão em risco de prescrição enquanto os processos-crime marcam passo no Ministério Público e nos tribunais.
Economia

Novo Banco. 80% dos clientes aceitam solução

Novo Banco informa que 80% dos clientes do antigo BES aceitaram a solução proposta para detentores de ações preferenciais. A maioria são emigrantes. A adesão é suficiente para avançar.
Economia

CMVM aplicou 20 coimas no valor de 4,9 milhões

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários registou 146 processos de contraordenação no ano passado e deliberou a aplicação de 20 coimas.
CMVM

Carlos Tavares fecha mandato na CMVM

O atual presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares, termina hoje o seu mandato e será substituído por uma mulher após a eleição de um novo governo.
Bolsa

Resultados trimestrais deixam de ser obrigatórios

O fim da obrigação de divulgar resultados trimestrais é uma novidade do projeto de diretiva proposto pela CMVM. Divulgação passa a ser voluntária devido a custos elevados. Bancos ficam excluídos.
Lesados do BES

Proposta a clientes. CMVM pede tempo ao Novo Banco

Supervisor da bolsa pede ao Novo Banco que explique melhor a solução proposta para quem investiu em ações preferenciais e que dê tempo aos clientes para decidirem e mudarem de opinião.
Negócios

Sobrinho nega ter investido no Sporting

“Ao contrário do que publicitou a CMVM, nunca houve entrada de dinheiro da Holdimo ou de mim próprio na compra de acções da SAD do Sporting", afirma o empresário angolano.
Presidenciais 2016

Paulo Morais ser um presidente atento à supervisão

1234
O candidato às eleições presidenciais Paulo Morais teve uma reunião na CMVM e no final declarou que, se chegar a Belém, terá especial atenção às entidades de supervisão.
CMVM

Pharol lança plano para remunerar acionistas

A Pharol SGPS, antiga PT SGPS, anunciou hoje que vai propor um programa de compra de ações próprias da empresa à Assembleia Geral de Acionistas.
Resolução do BES

BES. Um ano depois, cinco problemas por resolver

133
A venda do Novo Banco, decidida nas próximas semanas, será o grande teste à solução encontrada para o Banco Espírito Santo. Mas há mais questões em aberto e algumas vão durar anos a resolver.
CMVM

Regresso de emigrantes pode prejudicar Portugal

A quebra de exportações para Angola e Brasil pode motivar o regresso de inúmeros trabalhadores de empresas portuguesas a Portugal, pressionando a Segurança Social e a recuperação económica.
CMVM

Retoma em risco se economia angolana tropeçar

475
Relatório macroeconómico da CMVM mostra preocupação face à queda das exportações para países como Angola. E o regresso de alguns trabalhadores pode ser um fardo para a Segurança Social.
Resolução do BES

Um ano depois, qual é o buraco do BES? É mistério

292
É a pergunta de milhares de milhões. A situação líquida negativa de 2400 milhões do BES é um valor provisório que pode ser agravado. A conta final depende do preço de venda do Novo Banco.
Direitos das Mulheres

CMVM quer mais mulheres nos lugares de topo

A seleção dos candidatos para lugares nos conselho de administração das sociedades cotadas deverá ser acompanhada por uma comissão, que deverá assegurar uma maior presença das mulheres.
Supervisão Bancária

Auditores. Mais limites e sanções até 5 milhões

A supervisão dos auditores e ROC passa para a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. Sanções mais pesadas, regras mais exigentes para evitar conflitos de interesse e mais poder para acionistas.
Crise no GES

Da cabeleireira ao diretor. Os lesados do BES

Entre os clientes do BES que aplicaram poupanças no papel comercial há reformados, desempregados e quase todas as profissões. Desde cabeleireira a diretores, passando por porteiros e médicos.
Economia

Banco de Portugal. Proposta da CMVM não é viável

O órgão liderado por Carlos Costa avisa que a troca por dívida só seria viável se o papel comercial tivesse um valor intrínseco comparável, o que não é o caso. E afasta atos lesivos para o Novo Banco.
Crise no GES

Clientes saem após queixa de deputado do PSD

Deputado do PSD queixou-se da presença de clientes lesados do BES na audição no Parlamento. Membros da associação saíram para que audição não acabasse por ser à porta fechada.
Crise no GES

Papel comercial trocado por dívida do Novo Banco

Proposta da CMVM ao Novo Banco defende solução comercial que troque o papel do GES por dívida subordinada, algo que não teria impacto imediato no capital e permitira o reembolso parcial dos produtos.
Crise no GES

CMVM tem propostas para resolver papel comercial

Carlos Tavares vai esta terça-feira ao Parlamento explicar o ponto de situação dos investimentos feitos por clientes do BES em produtos do Grupo Espírito Santo e deverá propor soluções.
Supervisão Bancária

CMVM inspeciona 12 instituições. Uma é o Montepio

O Montepio vai ser inspecionado presencialmente pela CMVM, como avançou, esta tarde, o Sol. O supervisor da bolsa esclarece que se trata de uma ação anual programada e sem caráter extraordinário.
Sporting

Sporting: CMVM averigua origem do financiamento

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários confirmou "apurar o cumprimento dos deveres de diligência" por parte da Sporting SAD relativamente ao financiamento do clube para a época 2015/2016.
Bolsa

Ações do BPI suspensas por ordem da CMVM

Supervisor do mercado espera por "informações relevantes" sobre o Banco BPI para voltar a deixar as ações cotarem na bolsa de Lisboa. Ontem os acionistas chumbaram a desblindagem dos estatutos.
CMVM

Alerta da CMVM: atividade ilegal da Viral Angels

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários alertou para o facto de a Viral Angels não estar autorizada a desenvolver qualquer atividade de intermediação financeira em Portugal.
Jorge Jesus

CMVM suspende ações do Sporting

O regulador da bolsa suspendeu as ações do Sporting, até que o clube preste informação sobre a contratação do novo treinador.
BES

BES: CMVM prolonga por mais 10 dias suspensão

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários voltou a prolongar a suspensão da negociação das ações e dos instrumentos de dívida do Banco Espírito Santo por dez dias úteis.
Banco Privado Português

Rendeiro. Multa de 1 milhão e inibição por 5 anos

O regulador da bolsa, CMVM, aplicou coimas de 4,4 milhões no caso do Banco Privado. O fundador, João Rendeiro, foi multado em um milhão de euros e inibido de exercer funções por cinco anos.
CMVM

BPN. Coima de 100 mil euros a Oliveira e Costa

104
Comissão do Mercado de Valores Mobiliários multa ex-administradores do BPN. Oliveira e Costa com coima de 100 mil euros por violações diversas,nomeadamente do dever de prestar informação aos clientes.
Economia

BES. Não é possível saber quem foi mesmo enganado

Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) volta a defender o pagamento papel comercial do GES. O caso BES vai ser a prioridade nos últimos meses do mandato de Carlos Tavares.
Economia

Tempestade perfeita? Não no BES, mas nos mercados

O presidente da Comissão de Mercado e Valores Mobiliários alerta para o risco de sobrevalorização das obrigações das empresas e soberanas. No balanço de dez anos de CMVM, Carlos Tavares pede bom senso
Comissão de Inquérito BES

Conclusões. PSD sugere supervisor único

A comissão de inquérito ao BES mostra as primeiras conclusões. PSD sugere 66 mudanças, incluindo a ponderação de um só supervisor financeiro ou dois para evitar as falhas de regulação que existiram.
CMVM

BES: CMVM prolonga suspensão por mais 10 dias

A CMVM voltou a prolongar a suspensão da negociação das ações e dos instrumentos de dívida do Banco Espírito Santo por mais dez dias úteis.
Crise no GES

Ricardo Salgado questionado por regulador suíço

O ex-presidente do Banco Espírito Santo foi ouvido na CMVM pela autoridade reguladora suíça. Em causa está uma investigação ao Banco Privée. Salgado foi voluntariamente. Inquirição já terminou.
BES

BES. CMVM prolonga suspensão por mais 10 dias

A suspensão da negociação das ações e dos instrumentos de dívida do Banco Espírito Santo (BES) foram suspensas pela CMVM por mais dez dias úteis.
Comissão de Inquérito BES

CMVM investiga vendas de ações perto da resolução

Pela segunda vez, Carlos Tavares vai ao Parlamento para dar esclarecimentos sobre o "caso BES/GES". Líder da CMVM tem sido crítico de aspetos da atuação do Banco de Portugal. Siga em direto.
Crise no GES

Papel comercial: Passos empurra para reguladores

O primeiro-ministro afirmou hoje que cabe aos reguladores determinar a resolução de problemas de pessoas que subscreveram produtos não garantidos pelo Banco Espírito Santo e que o Governo não intervirá.
Crise no GES

Carlos Tavares pede respeito por quem investiu

Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários diz que mais importante "do que discutir as posições de uns e de outros" é encontrar uma solução rápida para quem investiu em papel comercial.
Comissão de Inquérito BES

CMVM. Novo Banco deve compensar clientes

Comissão de Mercado de Valores Mobiliários detetou graves deficiências na venda de papel comercial pelo BES e conclui que o Novo Banco deve compensar clientes, sugerindo que BdP mudou de opinião
Comissão de Inquérito BES

Papel comercial é assunto para a CMVM

Governador do Banco de Portugal escreveu a Carlos Tavares indicando que as queixas que tem recebido sobre clientes de papel comercial do GES devem dirigir-se à CMVM.
Bolsa

Suspensão das ações do BES prolongada

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários voltou a prolongar a suspensão da negociação das ações e dos instrumentos de dívida do Banco Espírito Santo por mais dez dias úteis.
Futuro da PT

KPMG escusa-se a ser auditor externo da PT SGPS

A KPMG escusou-se hoje a ser auditor externo da PT SGPS informou hoje esta empresa, através de um comunicado colocado no sítio da CMVM na Internet.
Mercados Financeiros

CMVM lança alerta sobre Tradaxa e James Doyle

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários alertou os investidores que a Tradaxa ("alegadamente" do grupo Sisma Capital) e a James Doyle não estão autorizadas a exercer atividades em Portugal.
A página está a demorar muito tempo.