O Barcelona anunciou esta quarta-feira o mais recente patrocinador da equipa catalã, é a Rakuten. O presidente da empresa japonesa de compras online, Hiroshi Mikitani, manifestou grande alegria e satisfação.

“Estou muito contente por anunciar este acordo. O Barça é o melhor clube de futebol do mundo. Começamos o nosso negócio há 20 anos e convertemos-nos na maior empresa da Internet do Japão e uma das maiores em todo o mundo.”

O Barcelona anunciou a parceria na conta oficial de Twitter. Na próxima temporada as camisolas catalãs, que anteriormente tinham a Qatar Airways, vão exibir o patrocino da Rakuten.

O Barcelona com este contrato vai garantir 61,5 milhões de euros, sendo que 55 são fixos e os outros 5,5 são variáveis — 1,5 milhões se vencer o campeonato espanhol e os outros 5,5 se ganharem a Liga dos Campeões.

Durante a cerimónia de apresentação do novo patrocinador, foi ainda revelado que quem mediou o a relação entre o clube e a gigante comercial foi Piqué. O jogador da equipa de futebol foi quem apresentou o clube a Hiroshi Mikitani. Tudo aconteceu no verão de 2015. Josep Maria Batomeu, presidente do Barcelona revelou que “Piqué e a Shakira são grandes amigos do senhor Mikitani. Ajudou-nos muito. Estamos muito agradecidos”.

O Qatar saiu das camisolas, mas não do clube. Segundo noticia a Marca, apesar da Qatar Airways ter deixado de ser o patrocinador oficial da equipa catalã, é provável que continue vinculado ao clube. O patrocínio vigorava desde 2010.

Mas, sendo que o contrato só entrará em vigor 2017/2018, até ao fim da presente época a Qatar Airways continuará a ser o patrocinador oficial do Barcelona.

À Rakuten o clube dá as boas-vindas.