Foi esta quarta-feira que a ASUS apresentou o Zenfone AR, na Consumer Electronics Show (CES), que decorre em Las Vegas (EUA). Trata-se de um smartphone com características quase únicas: possui uns incríveis 8GB de RAM e é o segundo dispositivo do projeto Tango da Google, ou seja, é um aparelho focado na realidade aumentada.

O Tango é um projeto da gigante tecnológica que tem por objetivo fazer com que a realidade aumentada passe a ser uma tecnologia habitual no mundo dos smartphones e tablets. Através da análise de movimentos em 3D e da capacidade de perceber qual a profundidade do meio envolvente, esta tecnologia permite uma melhor interação entre o mundo real e o mundo virtual.

Imagem retirada do site oficial da ASUS

O Zenfone AR está muito bem equipado, com um ecrã generoso de 5,7 polegadas e resolução Quad HD. Traz um processador Snapdragon 821, memória RAM de 8GB e um armazenamento interno de 64 GB. Mas o ponto que lhe dá mais destaque está situado na parte traseira: tem três câmaras.

A câmara principal conta com um sensor Sony de 23 megapixeis, a segunda serve para analisar movimentos e a terceira para avaliar a profundidade envolvente. Com a junção de toda esta tecnologia, é possível criar uma interação mais precisa entre o mundo real e o mundo virtual (o que se designa por realidade aumentada).

O preço do Zenfone AR não foi anunciado mas vai chegar ao mercado no segundo trimestre de 2017. Este é mais um avanço na área da realidade aumentada que vem reforçar por que poderá ser a tecnologia do futuro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR