Mário Leite da Silva vai assumir o cargo de presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento de Angola (BFA), substituindo Fernando Ulrich, anunciou esta quinta-feira a Unitel. O Banco BPI concretizou, esta quinta-feira, a venda de 2% do BFA à Unitel, passado a operadora angolana a controlar o banco.

Em consequência da concretização desta transmissão, as participações do Banco BPI e da Unitel no BFA passaram a ser de, respetivamente, 48,1% e de 51,9%”, lê-se na informação enviada pelo BPI à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em consequência do negócio, Fernando Ulrich e José Pena do Amaral renunciaram aos cargos de presidente e vogal do Conselho de Administração do BFA, refere ainda a informação ao mercado.

Mário Leite da Silva, um dos braços diretos da empresária angolana Isabel dos Santos, vai assim substituir Fernando Ulrich, a partir de agora.

Os acionistas do BPI aprovaram em 13 de dezembro, à segunda tentativa, a venda parcial do BFA pelo BPI, perdendo este o controlo do banco angolano que fundou no final da década de 1990.

Em setembro, a administração do BPI, liderada por Artur Santos Silva e Fernando Ulrich, propôs a venda de 2% do BFA à Unitel, por 28 milhões de euros, tendo apresentado essa operação como a “única solução” para que o BPI consiga cumprir as exigências do Banco Central Europeu de redução da exposição ao mercado angolano, onde Frankfurt entende que a supervisão bancária não é equivalente à europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR