A vida não corria bem a Daniel Carvalho. Daniel Carvalho é Dani, “o Dani”, talvez o mais promissor futebolista da sua geração, talvez o mais desaproveitado (ou que mais se desaproveitou, claro) da geração em que nasceu — “entalado” entre duas, a de Figo e Rui Costa e a de Ronaldo e Quaresma.

Mas voltando a Dani e ao que corria e não corria bem ao canhoto com “pinta” de estrela de cinema. Na viragem para 1996, estava fevereiro a começar, o Sporting emprestou-o ao West Ham. O treinador dos hammers era Harry Redknapp. E Redknapp até começou por dar minutos a Dani na Premier League. Mas os dois desentender-se-iam e Dani, o titular, começaria a jogar menos e menos, acabando por ver muito jogos do West Ham na tribuna de Upton Park. Até que certo dia, insatisfeito, Dani desabafou com o treinador no balneário, após um treino: “I’m not a piece of meat!”

Serve a história de Dani (tantas vezes contada pelo próprio em entrevistas que deu desde que arrumou as botas) para recordar que os jogadores não são “a piece of meat”, não devem ser tratados como mercadoria, carne fresca de que se põe e dispõe. Porém, se o fossem, Dani (e olhando mais à carreira do que ao talento) seria um courato, numa qualquer roulotte às portas do estádio, e Cristiano Ronaldo filé mignon.

Porquê a metáfora com carne? Simples: um estudo (que avalia a reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático) do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) concluiu que Cristiano Ronaldo, a marca “Cristiano Ronaldo” — sim, qual “piece of meat” –, está avaliada em 102 milhões de euros. Nenhum outro futebolista, lê-se no estudo, vale tanto quando ele. Embrulha, oh Messi! Adiante.

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O estudo realizado pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM é desenvolvido com base na metodologia científica “Sports Reputation Index”, uma metodologia que avalia a reputação, popularidade e notoriedade de um atleta com base em seis dimensões (Receitas, Media, Web, Palmarés, Social e Impacto) e quase trinta variáveis. De acordo com esta métrica, Cristiano Ronaldo é o futebolista com maior notoriedade, nacional e internacional, atingindo 94 pontos numa escala de zero a cem.

Analisando o indicador “Receitas”, que avalia os salários dos futebolistas e os valores auferidos por contratos relacionados com direitos de imagem, Cristiano Ronaldo atinge um valor de cem pontos — de acordo com a revista Forbes, Cristiano Ronaldo foi considerado o atleta com maiores rendimentos no mundo em 2016. Quanto ao indicador “Media”, onde se incluem a imprensa, televisão e rádio, o jogador atinge os 91 pontos que confiram a elevada exposição mediática em meios de comunicação social de todo o mundo. Já no indicador “Web”, Cristiano Ronaldo atinge a perfeição, ou seja, os cem pontos, o que demonstra como o jogador tem uma exposição significativa nas principais referências da web, transformando-o no futebolista com a maior visibilidade mundial. E não é por acaso: no Facebook, o português apresenta 118 milhões de seguidores, no Twitter 49 milhões e no Instagram tem 85 milhões; no Google, gera 56 milhões de referências.

Quanto ao indicador “Social”, que avalia o impacto na sociedade, nomeadamente na comunidade científica, índices de celebridades e prémios e distinções obtidas, Cristiano Ronaldo atinge os 98 pontos. O mesmo é dizer que Ronaldo demonstra uma forte projeção social, ultrapassando o domínio desportivo. “A personalidade e o estilo de vida de Cristiano Ronaldo alimentam, em permanência, a sua visibilidade para além do futebol”, refere o estudo.

Combinando as diversas variáveis analisadas das seis dimensões do “Sports Reputation Index” e calculada a ponderação estatística de cada uma delas, o estudo do IPAM concluiu que o valor da marca CR7 atinge em 2016 os 102 milhões de euros, posicionando-se como o futebolista mais valioso do mundo. Desde a primeira edição do estudo, realizada em 2011, a avaliação da marca Cristiano Ronaldo tem vindo a crescer à medida que os prémios, performance e resultados desportivos se multiplicam na vida do jogador. Em 2011, a marca Cristiano Ronaldo foi avaliada em 24,5 milhões de euros, aumentando para 40 milhões de euros em 2012 e para 43 milhões de euros em 2013. Em 2014 a avaliação da marca subiu para 54 milhões de euros — o dobro de 2011.