A vaga de frio que está a invadir a Europa já se faz sentir em Portugal e vai piorar. Para enfrentar a descida de temperatura que se prevê para esta semana, a Direção Geral de Saúde (DGS) recomenda que os portugueses vistam várias camadas de roupa, evitem esforços físicos intensos ao ar livre, mantenham as casas com temperaturas entre os 18 e os 21 graus e que optem por refeições mais frequentes e quentes. Sabe que cuidados alimentares ajudam a vencer o frio? A DGS dá-lhe umas dicas:

Fique menos tempo de estômago vazio

Faça refeições mais frequentes, optando pelos alimentos da época, como as romãs, tangerinas, abóboras, beldroegas ou dióspiros. Além de serem ricos em água são também ricos em antioxidantes, ajudando também a prevenir doenças crónicas.

Mesmo que não sinta sede, beba água

Apesar de não sentir tanta sede como no Verão, é importante que se mantenha hidratado, porque o tempo frio e seco aumenta a possibilidade de desidratação e, logo, o risco de doença e mau funcionamento renal. Se não lhe apetecer água, pode optar por beber chá ao longo do dia. Importante é que as bebidas não contenham açúcar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Combata a gripe com sopa de hortícolas

As sopas de hortícolas também são uma boa opção para as refeições principais. Ajudam a que se mantenha hidratado e não só – o facto de serem ricas em nutrientes faz com que ajudem o sistema imunitário no combate a infeções ou outras doenças mais frequentes no Inverno, como a gripe. Este ano, a DGS informou que a estirpe do vírus da gripe da época 2016/2017 é mais intensa do que o normal. Além das sopas, opte por refeições mais ricas em legumes.

Não, o álcool não aquece

Apesar do que pode parecer, a ingestão de bebidas alcoólicas não aquece. A DGS diz, inclusive, para evitar este tipo de bebidas quando as temperaturas estão muito baixas porque a sua ingestão provoca vasodilatação, com perda de calor e arrefecimento do corpo.

Mais peixe. De preferência atum ou cavala

Os dias são mais curtos, andamos menos na rua e a exposição solar, ou seja, à Vitamina D, diminui. No entanto, é possível tentar compensar este défice de Vitamina D com uma alimentação rica em peixes como a sardinha, o atum e a cavala. Se beber leite, opte pelos que estão fortificados com Vitamina D. A DGS informa que esta sugestão é sobretudo importante para as pessoas idosas.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para temperaturas que podem oscilar entre os um e os 16 graus na região da Lisboa, durante a próxima semana. A partir de quarta-feira, o frio intensifica-se: as temperaturas devem descer em média 3 graus. Em regiões como Bragança, as temperaturas podem descer aos cinco graus negativos. A DGS alerta para o facto de o frio poder provocar subidas na glicémia, aumentando o risco para pessoas com doença cardiovascular.

Ao Observador, um responsável do IPMA explicou, na semana passada, que Portugal tem registado temperaturas normais para a época e que a descida dos valores da semana passada não teve nada a ver com as massas de ar frio que já fizeram vários mortos na Europa Central e de Leste. O anticiclone que estava “estacionado” junto aos Açores estava a bloquear a chegada das massas de ar frio, mas o seu afastamento recente está a permitir que os ventos de leste cheguem agora ao país.