O motivo foi a celebração do 68º Dia da República na Índia, que marca o aniversário da data em que foi adoptada a Constituição do país, em 1950. Para se associar às comemorações, a Nissan decidiu utilizar um GT-R para criar, na superfície do lago seco de Sambhar, em Rajasthan, o maior contorno de sempre de um país, com nada menos do que 14,7 km de perímetro.

Segundo a marca japonesa, este foi o local ideal para servir de base à iniciativa, devido quer à macieza da superfície, quer à vasta extensão de terreno disponível (imprescindível para dar largas ao potencial do seu superdesportivo), quer ainda à beleza natural da região.

O feito foi realizado pelo piloto de ralis Rahul Kanthraj, que seguiu coordenadas muito específicas, fornecidas por GPS, de modo a garantir que seria definido um contorno preciso da Índia. E para que a imagem fosse perfeitamente visível, lá suportou o “sacrifício” de efectuar diversas voltas a este traçado muito especial.

A Nissan adianta ainda que a esta performance assistiram elementos do Limca Book of Records (o equivalente indiano do Guiness), os quais certificaram que este é mesmo o maior contorno de sempre de um país, e que o feito constará, já no próximo ano, da edição de 2018 da publicação.

A não perder, o filme em que tudo ficou registado para a posteridade.