A funcionalidade Status do WhatsApp começa, a partir desta terça-feira, a ganhar funcionalidades novas que se assemelham, em tudo, à oferta apresentada pelo Snapchat. Depois desta atualização, os utilizadores vão conseguir partilhar fotos e vídeos temporários com os seus contactos. A atualização já começou a ser distribuída e deve chegar, de forma gradual, a todos os utilizadores até ao final da semana.

Foi há oito anos, em fevereiro de 2009, que a equipa começou a escrever as primeiras linhas do código da atual aplicação de mensagens. Inicialmente, o foco era o de avisar os contactos sobre a disponibilidade do utilizador e apenas passar a integrar a opção de trocar mensagens, mantendo sempre o Status ativo mas só com texto. A partir desta terça-feira, os Status de cada pessoa vão integrar a funcionalidade que se assemelha ao Snapchat e às Instagram Stories.

Em 2012, o Facebook quis comprar o Snapchat mas, Evan Spiegel, presidente executivo da Snap.inc, recusou a oferta de três mil milhões de dólares de Mark Zuckerberg, presidente executivo do Facebook. A partir desse momento, uma “guerra” foi aberta entre as duas empresas, com o Facebook a ganhar terreno ao implementar as Stories no Instagram e ao planear fazer o mesmo na própria rede social.

Também o WhatsApp, que pertence ao Facebook, já tinha recebido algumas funcionalidades que se assemelhavam ao Snapchat, mas esta nova atualização dos Status, torna-o idêntico à rede social criada por Spiegel.

Ao que tudo indica, esta é mais uma jogada por parte de Zuckerberg para fazer com que os utilizadores do Snapchat migrem para as redes sociais que o presidente do Facebook detém.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR