Mark Zuckerberg está a mudar, uma vez mais, a aplicação do Facebook. Segundo o Business Insider, há uma nova funcionalidade em testes na aplicação mobile da rede social que faz exatamente o mesmo que as Instagram Stories: permite ao utilizador partilhar uma foto ou vídeo, durante 24 horas, apagando o ficheiro depois desse tempo. O nome? Facebook Stories.

A “guerra” entre o Facebook e o Snapchat parece estar cada vez mais intensa, depois da empresa que apresentou em primeiro lugar o conceito dos conteúdos temporários, ter recusado ser comprada pelo Facebook. Desde essa altura, o Instagram, que pertence à empresa de Zuckerberg, começou a sofrer alterações que iam ao encontro das funcionalidades apresentadas pelo Snapchat. As Insta Stories foram ganhando relevância e já conseguiram alcançar a meta de mais de 150 milhões de utilizadores por dia. Esta quarta-feira, avança o Business Insider, um porta-voz da maior rede social do mundo confirmou que estão em fase de testes as Facebook Stories.

A nova funcionalidade está a ser testada apenas na Irlanda mas, segundo o porta-voz, a empresa pretende alargar o serviço para o resto do mundo. O modo de funcionamento é, em tudo, igual ao do Instagram Stories, sendo que vão aparecer no topo da aplicação como acontece na rede social dedicada a fotografias e vídeos. Ao fim de 24 horas, os conteúdos partilhados através das Stories são, automaticamente, apagados. No caso do Facebook, os conteúdos não vão aparecer no feed principal, apenas nos círculos no cimo da aplicação.

A hipótese de responder diretamente através de uma mensagem, de aplicar filtros animados e de mostrar a localização vão também estar presentes nesta nova atualização, esperada para os próximos meses.

Em comunicado, o Facebook esclarece que “hoje em dia as pessoas partilham coisas de maneira diferente do que faziam há cinco ou 10 anos, agora e tudo mais visual, com mais fotos e vídeos do que antigamente. Nós queremos tornar esse processo mais rápido e divertido para as pessoas, quando e onde quiserem.”

Tal como acontece no Instagram, espera-se que as Facebook Stories também permitam realizar emissões em direto, uma vez que esta parece ser uma aposta forte por parte da empresa – através do Facebook Live e do Instagram. Além disso, é esperado que seja introduzida alguma publicidade no meio das stories.