A ideia inicial da plataforma Instagram era permitir que os utilizadores tivessem um espaço dedicado inteiramente às fotos e vídeos. Tiveram sucesso e foram melhorando o serviço com o passar do tempo. No entanto, a rede social que foi comprada pelo Facebook em 2012, começa agora a sofrer alterações que em tudo se comparam ao Snapchat, empresa que recusou a proposta de compra por parte do mesmo Facebook em 2013.

A funcionalidade Stories foi uma novidade dentro do Instagram, mas não foi algo novo. E a ultima atualização disponibilizada trouxe funcionalidades que deixaram o Stories ainda mais parecido ao Snapchat. Agora os utilizadores podem guardar o conteúdo que fotografam ou gravam para a história: basta carregar no símbolo em forma de seta que aparece no canto inferior (ao tirar a foto) ou então nos três pontos que surgem quando visualizam a própria história e escolher a opção “Guardar Foto”. Assim conseguem realizar mais uma das ação que já conseguiam no Snapchat.

Mas esta não foi a única novidade que chegou ao Stories. O facto de, quando o utilizador se encontrava a ver as histórias dos seguidores estas passarem automaticamente a todos os que tivessem publicado algo nessa mesma história, não agradava a todos. Agora o Instagram permite escolher as histórias que vão surgir no ecrã. Ou melhor, permite escolher aquelas que não quer visualizar. Basta pressionar em cima do circulo do que quer “remover” e escolher a opção “Desativar a história“. Pronto, tudo feito. A história que desativou passa para o final da lista e não vai ser aberta automaticamente como as restantes.

Também a introdução de texto recebeu uma atualização para que este possa ser introduzido em várias cores. Uma diferença mínima mas que, para alguns, pode fazer a diferença.

Com estas novas funcionalidades Mark Zuckerberg continua a trazer ideias novas para o Instagram que se assemelham, em tudo, às funcionalidades do Snapchat.

Texto editado por: Filomena Martins

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR