Apresentado como o mais rápido e eficaz modelo de sempre da marca de Sant’Agata Bolognese, o Lamborghini Huracán Performante não podia, a exemplo de qualquer superdesportivo que se preze, deixar de tentar a sua sorte no circuito de Nürburgring. Sendo que, cumprido o desafio e depois de um secretismo inicial por parte do fabricante, eis que é finalmente conhecido o melhor tempo feito pelo novo “touro” numa volta ao anel norte do circuito alemão: 6m52,01s. Tempo suficiente para elevar este Huracán Performante à condição de carro de produção detentor da volta mais rápida ao Nordschleife, destronando assim o anterior detentor do recorde, o Porsche 918 Spyder!
O anúncio do derrube do recorde foi realizado através de um vídeo, em que é possível ver inclusivamente os dados da telemetria, com o Huracán Performante conduzido pelo piloto italiano Marco Mapelli. Isto numa volta em que, embora tendo sido realizada há já alguns meses, mais concretamente no dia 5 de Outubro, só agora o resultado foi divulgado.
[jwplatform AdfN5wij]
O feito do novo superdesportivo italiano foi conseguido graças não só às capacidades do conhecido V10 5,2 litros naturalmente aspirado – embora neste modelo e segundo referem algumas notícias, com a potência aumentada em cerca de 25 a 40 cv, assim como o binário em 41 Nm -, mas também e principalmente às mais-valias decorrentes de uma nova e avançada tecnologia aerodinâmica activa, a que a marca deu o nome de “Aerodinamica Lamborghini Attiva”. Desta faz parte a capacidade de alterar a incidência da asa posterior e do spoiler frontal, para diminuir a carga aerodinâmica quando se pretende atingir uma maior velocidade máxima, para depois a aumentar o apoio aerodinâmico durante as travagens ou em curva, que pode ver aqui como funciona:
[jwplatform XkfVcYet]
Importante é ainda o facto deste tratamento aerodinâmico recorrer a materiais compósitos de fibra de carbono, capazes de garantir uma redução no peso, face aos materiais utilizados até aqui, em cerca de 41 kg.
Importa igualmente referir que a unidade que conseguiu derrubar o recorde da volta mais rápida ao Nordschleife tinha montados os pneus de série, os mesmos Pirelli Trofeo R com que o carro será entregue aos clientes.
Sobre o tempo por volta propriamente dito, saliente-se que os 6 minutos 52 segundos e 1 centésimo feitos pelo Huracán Performante superam facilmente o anterior recorde fixado pelo Porsche 918 Spyder híbrido, com 887 cv, que era de 6.57,00 minutos. Mas o novo recorde da Lamborghini está já sob a ameaça por uma extensa lista de novos superdesportivos que, supostamente, se preparam para tentar a sua sorte no chamado ‘Inferno Verde’, como é o caso do novo superdesportivo da Scuderia Cameron Glickenhaus, do Elemental RP1, do novo Radical e até mesmo do Viper ACR, alvo de uma campanha de crowdfunding nos EUA com vista a, também ele, fazer a sua tentativa de bater o recorde da volta mais rápida no Nordschleife.
Quanto ao actual detentor do título de veículo de produção mais rápido no ‘Inferno Verde’, tem apresentação oficial e mundial agendada para o próximo Salão Automóvel de Genebra, em Março, altura em que será possível admirar, in loco, o mais recente e arrebatador “touro” da ganadaria de Sant’Agata Bolognese.