O PacMan chegou ao Google Maps. O serviço de mapas da Google tem uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores vaguearem pelas ruas da cidade na pele da versão feminina do PacMan para comer os côcos e fugir dos fantasmas. O jogo chegou à aplicação para celebrar o Dia das Mentiras e ficará disponível até à próxima terça-feira, 4 de abril. Embora com algumas diferenças, PacMan está disponível para qualquer sistema operativo, tanto em telemóveis como em computadores.
Na aplicação para telemóveis, basta clicar no botão de fundo avermelhado com a Ms. PacMan desenhada no centro para iniciar a partida. O botão, que fica mesmo por cima das tecla que indica a nossa localização, transforma o ecrã do telemóvel numa tela semelhante ao que encontrávamos nos anos noventa nas consolas. As ruas ficam preenchidas por pontos brancos e os fantasmas começam a vaguear nelas. Para mover a Ms. Pacman basta arrastar o dedo no ecrã para o lado para onde queremos enviar o boneco amarelo.
Nos computadores, as regras são semelhantes. O jogo começa quando clicamos na opção “Inserir Moeda”, mesmo ao lado da tecla onde podemos mudar o mapa para uma imagem satélite ou virtual. Do lado esquerdo do monitor surgem as regras básicas do jogo: para mover a Ms. PacMan deve clicar-se nas setas do nosso teclado e vaguear pelas ruas da aplicação.
Embora o jogo esteja disponível em qualquer sistema operativo, há algumas diferenças. Em Android, o utilizador é levado para uma cidade aleatória do mundo: pode jogar e vaguear pelas ruas de Buenos Aires, Budapeste ou Barcelona. Em iOS, o utilizador tem de se cingir às ruas próximos ao local onde o GPS do telemóvel o identifica. Todos participam, ainda assim, num concurso mundial: as pontuações somadas pelos utilizadores são colocadas numa tabela e podem ser partilhadas nas redes sociais.
Esta não é, no entanto, uma iniciativa nova: em 2015, a Google celebrou o Dia das Mentiras com o mesmo jogo.