A Skoda promete agitar as águas no segmento de mercado que mais cresce a nível mundial. E Portugal não deverá fugir à regra. E se as qualidades intrínsecas do Kodiaq, o primeiro SUV do construtor checo, já foram analisadas pelo Observador, importa agora aquilatar da sua vertente competitiva, numa altura em que o modelo inicia a sua carreira comercial no nosso país, oferecendo sempre sete lugares de lotação.

Na sua versão mais acessível, a de tracção dianteira animada pelo motor 1.4 TSI a gasolina de 150 cv aliado à caixa pilotada DSG de dupla embraiagem, e dotada do nível de equipamento Ambition, o Kodiaq custa 35.203€. Já a mesma configuração mecânica, combinada com o nível de equipamento Style, exige o dispêndio de 38.640€.

No caso da opção diesel, a cargo do motor 2.0 TDI também com 150 cv, igualmente conjugado com a caixa DSG e com a tracção dianteira, o Kodiaq custa 39.310€ com o nível de equipamento Ambition, e 42.710€ com o nível de equipamento Style. Para já, o único Kodiaq de tracção integral proposto em Portugal, solução altamente penalizada pela fiscalidade lusa, é o que recorre a este mesmo motor 2.0 TDI de 150 cv, só está disponível com o nível de equipamento Style e custa 48.073€.

[jwplatform gHodiyn0]

Em termos de equipamento, e para referir apenas os mais significativos, fazem parte da dotação de série de todos os Kodiaq vendidos em Portugal elementos como os sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do condutor), os assistentes à travagem de emergência e aos arranques em plano inclinado, a chamada de emergência E call, os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, o ar condicionado electrónico bizona, a ligação mãos-livres Bluetooth, o cruise control com limitador de velocidade, o acesso e arranque sem chave, o sistema de infoentretenimento com oito altifalantes, o computador de bordo, o volante em pele multifunções com patilhas de comando da caixa DSG, os faróis de nevoeiro, as barras de tejadilho e os espelhos eléctricos e aquecidos.

A tudo isto, o nível de equipamento Style adiciona o ar condicionado com três zonas, o hotspot wi-fi, a câmara de estacionamento traseira, as cortinas laterais traseiras, o computador de bordo a cores, o sistema de navegação, o pack Auto Light Assist (inclui o assistente de máximos, o espelho retrovisor interior electrocromático e o sensor de chuva), os espelhos retrovisores exteriores electrocromáticos e rebatíveis electricamente, os faróis de nevoeiro com função de curva, as ópticas dianteiras e os farolins traseiros por LED. As jantes de liga leve são de 18”, contra das de 17” oferecidas pelas versões Ambition.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR