As forças iraquianas lançaram hoje um ataque para expulsar o grupo extremista Estado Islâmico (EI) da cidade velha de Mossul, o que permitirá, em princípio, o controlo da totalidade da segunda cidade do país.

“As forças do exército, a agência de contra-terrorismo e a polícia federal lançaram um ataque sobre a cidade velha”, anunciou o chefe das operações, general Abdelamir Jarallah, num comunicado.

Um outro comandante das forças de elite do contra-terrorismo, o general Abdel Wahab al-Saadi, confirmou à agência de notícias AFP “o início do ataque contra a cidade velha” de Mossul.

“Os ataques aéreos começaram logo após a meia-noite. As operações terrestres contra partes da cidade velha tiveram início ao amanhecer”, disse um oficial do comando de operações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A reconquista desta área com mais de 100.000 civis, de acordo com as Nações Unidas, é fundamental para a recuperação de Mossul das mãos do Estado Islâmico, sendo esta cidade o último grande reduto urbano do grupo terrorista no Iraque.

Apoiado por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, as forças iraquianas estão a conduzir desde outubro uma grande ofensiva para expulsar o EI de Mossul, que foi tomada pelos ‘jihadistas’ em junho de 2014.

Desde o início da ofensiva, 862.000 pessoas foram retiradas de Mossul. Cerca de 195.000, no entanto, voltaram para a cidade, principalmente para o leste.

No total, 667.000 civis ainda estão desalojados e a viver com famílias de acolhimento ou nos 13 campos montados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).