O primeiro-ministro em funções, Augusto Santos Silva, disse esta terça-feira que as férias do chefe do Governo, António Costa, são “uma situação absolutamente normal” e garantiu que “todas as instituições estão a funcionar e a cumprir as suas missões”.

O primeiro-ministro, António Costa, encontra-se esta semana ausente do país, em gozo de férias, mas afirmou, em comunicado divulgado esta segunda-feira, estar “sempre disponível” em caso de necessidade, sendo substituído, entretanto, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

“É uma situação absolutamente normal, como é normal as pessoas terem direito a férias. No caso do primeiro-ministro, por razões compreensíveis, são sempre muito reduzidas”, afirmou esta terça-feira aos jornalistas Augusto Santos Silva, à margem da abertura do “Encontro Ciência 2017”, numa sessão sobre o tema “Ciência na Diplomacia, Diplomacia com Ciência”.

Na ausência do primeiro-ministro, eu sou o primeiro-ministro em funções, quando eu falo, fala o Governo”, declarou.

Santos Silva recordou que, já no ano passado, na última semana de julho e na primeira semana de agosto, havia assumido estas funções, e mencionou que este ano, “esse período de descanso foi antecipado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O governante acrescentou que “todas as instituições estão a funcionar, a cumprir as suas missões”.

Além disso, sublinhou, “todos os inquéritos que era necessário realizar estão em curso”, nomeadamente sobre o roubo de material de guerra dos Paióis de Tancos, e também está a decorrer “o “trabalho de reconstrução” após os incêndios florestais em Pedrógão Grande.

O sistema de Proteção Civil está a funcionar plenamente, como ainda ontem [segunda-feira] se viu no combate aos incêndios que deflagraram”, acrescentou.

“As coisas estão todas a correr normalmente, e nessa normalidade inscreve-se o trabalho do Governo, que reunirá o Conselho de Ministros na próxima quinta-feira, secretários de Estado reuniram-se ontem [segunda-feira] à tarde, o trabalho da Assembleia da República, que tem uma agenda esta semana, e o trabalho dos partidos políticos, sejam eles de apoio ao Governo ou da oposição”, afirmou.

Esta segunda-feira, o gabinete de António Costa emitiu um comunicado esclarecendo que “o Governo, tendo em consideração o período de verão, organizou e planificou em tempo o período de férias do primeiro-ministro [António Costa], bem como dos restantes membros do Governo, de forma a garantir as necessárias substituições para assegurar o normal funcionamento do Governo”, numa alusão a referências críticas sobre o facto de António Costa se encontrar atualmente no gozo de férias.

Na mesma nota, o gabinete do líder do executivo adianta que, nesse quadro de distribuição e organização de férias entre os membros do Governo, “o primeiro-ministro encontra-se no gozo de uma semana de férias, sendo substituído na sua ausência, nos termos do artigo 7.º da Lei Orgânica do XXI Governo, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros [Augusto Santos Silva]”.

O primeiro-ministro está sempre contactável e disponível em caso de necessidade”, frisa-se ainda na nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta segunda-feira que tem tratado “tudo o que é preciso tratar em termos de Estado” com o substituto de António Costa, o ministro dos Negócios Estrangeiros.