268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Augusto Santos Silva

União Europeia

Santos Silva destaca semana especial para Portugal

"Será uma semana com vários momentos importantes, como o certificado digital e o PRR, pela importância que têm para a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia", disse Santos Silva.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE defende canais diplomáticos com Russia abertos

No âmbito da presidência portuguesa do Conselho da UE, Santos Silva está de visita ao seu homólogo russo. Aproveitou para apelar à manutenção de todos os canais diplomáticos entre UE e Moscovo.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva. Há condições para retomar Quarteto

Para Santos Silva "há condições para relançar o 'Quarteto', o formato no qual a ONU, UE, Estados Unidos e Federação Russa podem cooperar para relançar o processo de paz no Médio Oriente".
Coronavírus

Voo suspenso transporta na maioria chineses 

O voo "destinava-se sobretudo ao transporte de cidadãos chineses, dadas as restrições de entrada de cidadãos estrangeiros em território chinês", afirmou Augusto Santos Silva.
Turquia

Santos Silva apela a cessar-fogo no Médio Oriente

Augusto Santos Silva insistiu na necessidade de pôr fim às hostilidades entre Palestina e Israel "o processo político possa prevalecer "sobre a violência" e partilha “graves preocupações” com Turquia.
União Europeia

Sócrates? "Nunca dei conta de outro Santos Silva" /premium

643
O ministro dos Negócios Estrangeiros acredita que o Governo vai até 2023. Diz que Rio e Costa "não são vidrinhos de cheiro". Desvalorizou polémicas da presidência portuguesa da UE.
União Europeia

Cimeira Social. Documentos quase "concluídos"

Sublinhando "o consenso" em torno dos documentos, Augusto Santos Silva comunicou aos deputados da Comissão de Assuntos Europeus que "estão a decorrer as negociações finais sobre o texto".
União Europeia

MNE sugere que português daria cadeira a Ursula

136
Santos Silva diz que não vale a pena "estar a pôr sal na ferida", mas sugere que a postura de um português teria sido diferente da que teve o presidente do Conselho Europeu no episódio do "sofagate".
Coronavírus

MNE: Certificado Covid não salva turismo em 2021

Embora reconheça que o certificado Covid vai ajudar a melhorar a circulação entre países europeus, Augusto Santos Silva não acredita que possa significar uma forte recuperação do turismo.
União Europeia

Portugal quer Fundo de Recuperação antes de agosto

215
O ministro dos Negócios Estrangeiros assegura que a presidência portuguesa da UE está a trabalhar para que o processo de libertação do Fundo de Recuperação seja encurtado em pelo menos um mês.
Coronavírus

Portugal vai ajudar a Índia no combate à pandemia

Segundo Santos Silva, "a Índia pediu a mobilização do mecanismo europeu de proteção civil em apoio à situação pandémica que vive e que, de facto, é bastante grave". Portugal entrará nesta resposta.
Língua Portuguesa

Governo mantém objetivo de português na ONU

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirma que Portugal mantém o objetivo de colocar o português como língua oficial das Nações Unidas, admitindo que o caminho para lá chegar é ainda longo.
Moçambique

MNE defende reforço de cooperação UE-Moçambique

Santos Silva reuniu-se com Borrell e os seus homólogos e contou que o apoio à formação militar em Moçambique motivou uma "discussão política", onde se decidiu reforçar o apoio a Moçambique nesta área.
Augusto Santos Silva

Governo quer mais para combater desinformação

117
O Governo considera que para combater a desinformação, é importante “promover a independência financeira dos media”. As estratégias atuais “já não são suficientes”.
Moçambique

Aprovada audição de Santos Silva no parlamento

A audição foi aprovada na comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, anunciou o grupo parlamentar do CDS na sua página na rede social Facebook.
Moçambique

Moçambique. Portugal deve apoiar e não pressionar

A missão do ministro dos Negócios Estrangeiros não é pressionar o governo moçambicano a aceitar a ajuda internacional, mas sim apoiar o país no momento em que dezenas de pessoas foram mortas.
Augusto Santos Silva

"Esperamos que TC alemão admita que é uma exceção"

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que o Fundo de Recuperação Europeu é "um instrumento cuja excecionalidade é evidente" e espera que o Tribunal Constitucional o admita.
Augusto Santos Silva

Portugal pode ajudar nas parcerias da NATO

Portugal pode ser um "facilitador" no desenvolvimento de parcerias da NATO com países do Indo-Pacífico., zona identificada por Augusto Santos Silva como sendo "muito importante" para a Aliança.
Coronavírus

MNE: UE não distingue vacinas pela nacionalidade

O ministro dos Negócios Estrangeiros deixou claro: "nós não distinguimos vacinas segundo a nacionalidade das empresas produtoras, nós distinguimos vacinas segundo a sua qualidade e a sua fiabilidade".
Augusto Santos Silva

É possível vacinar 70% dos adultos da UE até verão /premium

Santos Silva diz que é possível vacinar 70% da população adulta da UE até ao final do Verão e admitiu que já se viveram momentos de descoordenação quanto às fronteiras na União.
Coronavírus

MNE fala em ironia no bloqueio britânico

352
Ministro dos Negócios Estrangeiros lembra que Portugal voltou a ter um comportamento exemplar no controlo da pandemia. Elogiou a Alemanha e criticou o Reino Unido em relação às restrições nas viagens.
Resposta Pronta

MNE: "Argumento do Reino Unido não faz sentido"

Alemanha levanta proibição de voos de Portugal. Ministro Augusto Santos Silva saúda a decisão e critica as restrições do Reino Unido. "São severas. A imagem de Portugal hoje é diferente". Ouça aqui.
Nações Unidas

Santos Silva no Conselho de Direitos Humanos

O ministro dos Negócios Estrangeiros intervém na abertura da 46.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU e participará ainda em três sessões à margem do debate geral.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

EUA e Portugal querem "revitalizar relação"

Secretário de Estado dos EUA, Antony J. Blinken, e o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, debateram "maneiras de revitalizar a relação" entre os dois países.
Coronavírus

Voos Portugal-Reino Unido voltam "antes do verão"

As restrições às viagens entre Portugal e o Reino Unido deverão ser levantadas antes do verão, mas deverão ser mantidas durante mais algumas semanas, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Augusto Santos Silva

UE. Portugal quer mais cooperação com Moçambique 

O Ministro dos negócios estrangeiros pretende desenvolver todos os esforços para ir ao encontro do "pedido das autoridades moçambicanas" de reforço de cooperação com a UE.
União Europeia

UE aprova lei que lhe garante mais autonomia 

A União Europeia aprovou a revisão do regulamento sobre direitos comerciais que lhe garante "mais autonomia" na defesa dos seus interesses. Mais uma peça para uma UE "mais forte", diz Santos Silva.
Augusto Santos Silva

MNE. Descontaminar terrenos depende de consenso

A descontaminação dos solos e dos aquíferos nos terrenos adstritos à base militar das Lajes depende de um consenso entre os pareceres técnicos português e norte-americano.
União Europeia

Portugal e Argentina tentam resolver pendências

Ambos os países assumiram a presidência rotativa das respetivas organizações. Para finalizar o acordo UE-Mercosul, há um obstáculo final: a Argentina quer uma declaração sobre a questão das Malvinas.
Armamento Nuclear

Armas Nucleares. Portugal não assina tratado

Santos Silva explicou que Portugal não subscreveu o Tratado de Proibição das Armas Nucleares (que proíbe exaustivamente as armas nucleares) devido a carecer de "significativo valor prático".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Suspender voos é decisão "absurda" do Reino Unido

O ministro defendeu que estas “decisões súbitas, repentinas e inesperadas” e “ilógicas” de suspender voos a partir de Portugal devem ser “revertidas o mais depressa possível”.
União Europeia

Santos Silva com UE; Costa vai gerir pandemia

Para que o primeiro-ministro se possa focar diretamente na gestão da pandemia, a maioria dos assuntos da presidência portuguesa da UE vão passar por Santos Silva. Costa dedica um dia por semana à UE.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal quer cooperar mais com a Argentina

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros português, o 200.º aniversário das relações bilaterais com a Argentina é uma "oportunidade para o reforço da cooperação entre os dois países".
Augusto Santos Silva

Moçambique. Missão da UE começa dentro de semanas

Augusto Santos Silva disse que a missão preparatória da UE que vai liderar vai começar dentro de semanas, sublinhando que a situação em Moçambique "pede celeridade".
Nações Unidas

MNE. Portugal é "conhecido e respeitado" na ONU

Para Santos Silva, Portugal é "conhecido e respeitado" no seio das Nações Unidas, tendo por isso uma "reputação justiça" enquanto "contribuinte efetivo" do progresso da comunidade internacional.
União Europeia

UE. "Progressos" no Brexit e crise venezuelana 

Como Santos Silva, os chefes de diplomacia da UE consideraram que existiu "falta de transparência" nas eleições venezuelana e conseguiram pequenos "progressos" no acordo a celebrar com o Reino Unido.
União Europeia

Eleição de Biden esbate parêntesis entre UE e EUA

UE já propôs duas alternativas a Joe Biden para que uma cimeira UE-EUA se realize no início do próximo ano. Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, é "preciso" que a mesma se realize.
União Europeia

UE. Portugal espera acordo para evitar alternativa

País disponível para soluções "alternativas" ao bloqueio do fundo da UE pela Polónia e Hungria, mas defende que seria "pior" do que acordo entre estados-membros.
Governo

UE. MNE defendeu lógica de cooperações reforçadas

Augusto Santos Silva disse hoje acreditar que o legado das presidências alemã e portuguesa será a recusa de obedecer "às ameaças de veto de seja de quem que for".
Augusto Santos Silva

Santos Silva. Biden enriquece relação Portugal/EUA

Augusto Santos Silva acredita que, com a eleição de Joe Biden, a Europa e os EUA vão "regressar ao nível de diálogo e cooperação que tem existido há décadas". Trump trouxe "algumas involuções".
Cimeiras

Portugal e Índia começaram a preparar cimeira

A cimeira União Europeia/Índia vai realizar-se a 8 de maio, no Porto, e tem como objetivo incrementar as relações políticas e económicas. Acontece durante a presidência portuguesa da União Europeia.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE alerta para impacto da pandemia no mundo

O ministro dos Negócios Estrangeiros falou da necessidade de "olhar com atenção" para as mudanças geopolíticas que a pandemia de Covid-19 pode implicar, nomeadamente na multipolaridade do mundo.
Augusto Santos Silva

Crise política? Uma "dramatização não faz sentido"

Ministro dos Negócios Estrangeiros afasta o cenário de crise política. E adianta que Portugal está "em contactos" para um reforço da presença norte-americana na base das Lajes.
Eleições Presidenciais

Pedro Nuno Santos sai em defesa de Ana Gomes

1348
Pedro Nuno ignora pedido de "reserva" de Costa e responde a MNE que quem decide o apoio do PS para Belém são os órgãos do PS. Se Ana Gomes serviu para eurodeputada, não pode ser "vilipendiada"
Augusto Santos Silva

Santos Silva contra apoio do PS a Ana Gomes

"O Presidente Marcelo inovou muito no primeiro mandato -- e bem, na minha opinião", disse Santos Silva esta noite, admitindo que "pessoalmente" espera uma recandidatura.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE defende multilateralismo no combate à pandemia

Santos Silva salientou que o surgimento da pandemia constitui um "alerta" para a importância da cooperação internacional, realçando que nenhum país é imune nem é capaz de lidar sozinho com ela.
Augusto Santos Silva

Augusto Santos Silva lamenta decisão britânica

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Augusto Santos Silva, lamentou esta quinta-feira a decisão britânica de excluir Portugal continental da lista de países seguros.
União Europeia

Capacidade para executar fundos é "reconhecida"

O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu que a capacidade de Portugal para executar fundos comunitários "é reconhecida por todos" em Bruxelas.
União Europeia

Navalny. Prova de envenenamento é "categórica"

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que a União Europeia considera estar categoricamente estabelecido que o opositor russo Alexei Navalny foi "objeto de uma tentativa de envenenamento".
Brexit

Brexit. Fracasso de negociações "deve ser evitado"

O Governo português defendeu que um eventual fracasso das negociações sobre parceria da UE com o Reino Unido "deve ser evitado a todo o custo", pelas consequências para a relação comercial pós-Brexit.
Augusto Santos Silva

Santos Silva defende diálogo "honesto" com Hungria

O ministro português disse que a cooperação com a Hungria "tem crescido" nos últimos anos na vertente económica e cultural, apontando que o país é membro associado da CPLP.
Migrações

Migrações bandeira da presidência portuguesa da UE

551
MNE espera que presidência alemã resolva questões como o Quadro Financeiro Plurianual e conclua negociações com Reino Unido. Portugal terá como "marca" as migrações e modelo social europeu
Augusto Santos Silva

MNE pede "medidas que realmente" combatem pandemia

Augusto Santos Silva considerou que a multiplicação de anúncios de restrições a viagens "só mostra que campeia a descoordenação" e apelou para uma coordenação de medidas.
Augusto Santos Silva

Santos Silva fala em "obrigação" de ajudar África

África mostrou-se capaz de responder à pandemia com "coragem, determinação e rapidez" e esse "esforço enorme" deve merecer apoio, defendeu Santos Silva e salientou que o multilateralismo é essencial.
PS

Santos Silva coordena Fórum Mário Soares

478
António Costa vai encerrar na terça-feira sessão de lançamento do Fórum Mário Soares, que terá a colaboração de instituições universitárias e será coordenado pelo socialista Augusto Santos Silva.
Augusto Santos Silva

Santos Silva: Instrumentos europeus suficientes

Augusto Santos Silva espera um acordo sobre o Fundo de Recuperação no início de julho e que o mesmo esteja "em pleno" a partir de janeiro de 2021.
União Europeia

UE. Aproximações oblíquas para evitar divergências

Santos Silva diz que "método comunitário" permite à União Europeia funcionar. Nos 35 anos da adesão de Portugal à UE, evitou nomes que não devem ser pronunciados: eurobonds e emissão de dívida comum.
Imigração Ilegal

Santos Silva afasta ideia de nova rota migratória

130
Santos Silva diz que "não se pode falar de uma rota" de migração para o Algarve e sublinhou a importância de criar canais legais de migração, que Portugal está a negociar com Marrocos.
Racismo

Santos Silva: "O racismo é um cancro que corrói"

244
É "bem-vinda" a "consciência de que o racismo é um cancro que ainda corrói as nossas sociedades e que é preciso combater", afirmou Augusto Santos Silva, no contexto das manifestações contra o racismo.
Coronavírus

Santos Silva. Austeridade "é inimiga" da retoma

105
O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que a recuperação económica pós-pandemia se alcança com crescimento económico e não com austeridade, que "é inimiga da retoma".
Venezuela

Santos Silva não descarta portugueses no cruzeiro

Em declarações à Rádio Observador, o ministro garante que ainda não foi requerido apoio consular no navio que afundou uma lancha venezuelana mas informação pode estar pendente por diferença horária.
Augusto Santos Silva

Santos Silva prepara presidência da União Europeia

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros está em visita à África do Sul, onde vai preparar a presidência da União Europeia e visitar comunidades portuguesas na Cidade do Cabo.
Augusto Santos Silva

Empresários acusam MNE de denegrir a sua imagem

2575
O ministro disse que um dos problemas das empresas portuguesas era a "fraquíssima qualidade da sua gestão". A CIP responde com "fraquíssima administração política" de governos como os de Santos Silva.
País

Governo quer difundir programa de investimento

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apelou aos conselheiros presentes no encontro que façam "propaganda" ao Programa de Apoio ao Investimento na Diáspora.
União Europeia

Tratado de Lisboa melhorou democracia na Europa

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que o Tratado de Lisboa teve "avanços consistentes" e motivou "inovações muito importantes" na área da democracia europeia.
Fact Check

Governo disse que Bolsonaro não era bem-vindo?

205
Site "Morar em Portugal" escreveu que "membros do Governo português" disseram que Bolsonaro não era bem-vindo em Lisboa. Na verdade, quem o disse foi o Bloco, que não faz parte do executivo de Costa.
Moçambique

Moçambique. MNE diz que é preciso mais fundos

Augusto Santos Silva apelou às empresas e entidades para que participem no Fundo de Apoio à Recuperação e Reconstrução de Moçambique. Afirma que o país precisa de "bastante mais" fundos.
Augusto Santos Silva

Santos Silva saúda novo Governo guineense

“Saudamos o novo Governo da Guiné-Bissau, ao qual desejamos os maiores êxitos, a benefício do bem-estar do seu povo”, disse Santos Silva. O novo Governo foi nomeado pelo PR guineense.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Processo de Miguel Duarte está "muito recuado" 

Augusto Santos Silva garante que o Governo já está a intervir no processo e fala em contactos entre Portugal e Itália. Ainda assim, lembra que é preciso respeitar o ritmo do processo em Itália.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

China e Hong Kong? MNE defende novo princípio 

O ministro dos Negócios Estrangeiros português diz que os protestos contra a lei da extradição foram "legítimos e justificados". Santos Silva lembra a presença lusa em Macau e britânica em Hong Kong.
Augusto Santos Silva

Guiné-Bissau. Ainda não há Governo, e sem razões

"Não compreendemos porque é que esse Governo ainda não foi formado", lança Augusto Santos Silva. Também a ONU já interrogou o PR e pergunta porque ainda não indigitou o primeiro-ministro.
Venezuela

Venezuela. Portugal pede libertação de Zambrano

Para o Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, a detenção de Zambrano é uma estratégia de intimidação e Augusto Santos Silva pede a libertação de todos os presos políticos na Venezuela.
Brexit

Brexit. Portugal defende "sim" a May

152
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apontou que a posição portuguesa "é muito favorável a que o Reino Unido tenha a extensão do prazo de saída pelo tempo que for necessário".
Brexit

"Temos até 2020 para tratar disto com calma"

No Parlamento, o Ministro dos Negócios Estrangeiros ouviu várias críticas dos deputados sobre atraso no plano de contingência do Brexit, mas garantiu que Portugal não está mais atrasado que os outros.
Política Externa

Ligação Lisboa-Caracas é "absolutamente essencial"

Augusto Santos Silva sublinhou que na Venezuela há "uma enorme comunidade de portugueses e de luso-venezuelanos e a ligação aérea regular é uma das ligações mais importantes para essa comunidade".
Augusto Santos Silva

Portugal já recebeu 10 mil luso-venezuelanos

Ministro dos Negócios Estrangeiros disse, no programa "Circulatura do Quadrado", que cerca de seis mil regressaram à Madeira e quatro mil estão "bem integrados" no continente.
Augusto Santos Silva

"Não queremos em Portugal quem possa ser ameaça"

647
Questão de cidadãos portugueses com ligações aos 'jihadistas' é complexa, porque o Estado deve prestar proteção aos nacionais, mas não quer em Portugal "pessoas que possam constituir uma ameaça".
Angola

Marcelo vai a Angola em março

Depois de João Lourenço ter estado em Portugal e de o António Costa ter visitado o país africano, agora é a vez de o Presidente de Portugal aterrar em Luanda. Santos Silva foi lá 4 vezes em 2 anos.
Augusto Santos Silva

MNE prepara visita de Marcelo a Angola

A visita do chefe da diplomacia portuguesa visa preparar a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Luanda. Augusto Santos Silva terá um encontro, a sós, com o homólogo angolano.
Venezuela

Portugal lamenta postura de Maduro 

Augusto Santos Silva anuncia "Há um estado de negação do regime de Maduro que em nada auxilia o povo venezuelano. Pelo contrário, prejudica-o".
Augusto Santos Silva

Ou Maduro aceita eleições ou UE reconhece Guaidó

159
Santos Silva afirma que se Maduro se recusar a realizar eleições livres o mais breve possível, significa que só a Assembleia Nacional e o seu presidente estão em condições de as conduzir.
Venezuela

Santos Silva diz que o tempo de Maduro "acabou"

1231
Augusto Santos Silva afirmou o seu pleno respeito "à vontade inequívoca" mostrada pelo povo da Venezuela e disse esperar que Nicolas Maduro "compreenda que o seu tempo acabou".
Cimeiras

Migrações. Grupo 5+5 promete reforçar cooperação

A questão das migrações, as alterações climáticas e os problemas dos jovens no Mediterrâneo foram temas centrais em reunião de responsáveis de negócios estrangeiros do Grupo 5+5, em Malta.
Augusto Santos Silva

Santos Silva: Mobilidade "não é fácil de atingir"

A mobilidade no espaço lusófono "não é fácil de atingir porque a realidade é bastante complexa", disse Augusto Santos Silva à margem da tomada de posse de Francisco Ribeiro Telles na CPLP.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

ONU. Portugal irá cumprir a palavra nas migrações

4516
Portugal esteve "desde a primeira hora" envolvido nas negociações do pacto global para a migração promovido pela ONU, revê-se no documento e irá "cumprir" a sua palavra, diz MNE.
Brexit

Brexit. Augusto Santos Silva acredita na aprovação

Questionado sobre a turbulência política em torno do projeto de acordo do 'Brexit', o ministro dos Negócios Estrangeiros português disse que o acordo "está em condições de ser aprovado" no domingo.
Augusto Santos Silva

Língua portuguesa vale 30 mil milhões por ano

229
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a língua portuguesa "é das pessoas, depois da cultura, especificamente da literatura, e só depois é uma língua económica".
Venezuela

Venezuela. Santos Silva destaca "gesto positivo"

O Ministro dos Negócios Estrangeiros falou no "gesto positivo" das autoridades venezuelanas na libertação dos gerentes de supermercado, mas alertou para a continuação do processo.
Venezuela

Santos Silva avisa Venezuela para "linha vermelha"

"Eu disse ao meu colega que para nós havia uma linha vermelha e que, evidentemente, não haver progressos na superação deste problema teria consequências nas relações bilaterais", afirmou Santos Silva.
Ciberespionagem

Santos Silva garante segurança do ministério

Augusto Santos Silva garantiu a segurança da rede de comunicações do ministério, admitindo que Portugal, como outros países, está sujeito a várias ameaças, nomeadamente de ciberataques.
País

Emigrante investe 3 milhões em turismo no Douro

132
Investimento de Paulo Pereira no Douro elogiado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, que realçou a "importância da diáspora no investimento" nacional e na projeção de Portugal.
PS

Marques Mendes. Costa e Santos Silva pensam igual

Comentador diz que António Costa e Augusto Santos Silva não estão desalinhados. Até pensam o mesmo sobre novos acordos mas o primeiro-ministro não pode admiti-lo porque tem um Orçamento para aprovar.
Governo

PS. Novo acordo à esquerda exige maior compromisso

211
Em nome da "estabilidade", Augusto Santos Silva recusa eleições antecipadas. Mas defende que novos entendimentos à esquerda terão de passar por áreas como a política externa e europeia.
NATO

EUA e Portugal aumentam despesas com a NATO

Augusto Santos Silva e Mike Pompeo debateram as relações UE - EUA e firmaram um compromisso de aumentar as despesas com a NATO, reforçar a segurança europeia na energia e enfrentar as ações da Rússia.
Estados Unidos da América

Governo critica nova política comercial dos EUA

O ministro Augusto Santos Silva criticou a tomada de "decisão unilateral" dos EUA, referindo que tal decisão significava o regresso a "uma lógica de protecionismo comercial".
B.I.C.A.

BICA especial: Pedronunismo vs. Santossilvismo?

Augusto Santos Silva, dirigente do PS e nº 2 do Governo, junta-se a este BICA especial gravado em pleno congresso, para comentar um eventual pós-costismo. Com Pedro Benevides e Rita Tavares.
Congresso do PS

"Parceiros não são descartáveis" /premium

Santos Silva tomou um café com o Observador, explicou porque trouxe o debate ideológico ao PS e porque querer o partido ao centro não implica acabar com a geringonça. Embora lhe estreite o caminho.
Augusto Santos Silva

Santos Silva afasta entendimento com PSD

O dirigente socialista Augusto Santos Silva defende que a atual solução de Governo tem condições para ser repetida e considera "muito difícil" um entendimento com o PSD em matéria orçamental.
Augusto Santos Silva

Santos Silva. Situação na Venezuela é "lamentável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou "lamentável" a forma como decorreram as eleições presidenciais na Venezuela.
Médio Oriente

Santos Silva. Situação "muito, muito preocupante"

O chefe da diplomacia portuguesa classificou como "muito, mas mesmo muito preocupante" a situação no Médio Oriente, insistindo que Portugal "discordou muito" da decisão norte-americana.
País

Terrorismo. Portugal sem sinais de alarme

Augusto Santos Silva diz que o Governo português "não tem até hoje nenhum sinal" alarmante sobre ameaça terrorista no país, mas garantiu que Portugal "está preparado para responder".
Operação Fizz

MNE elogia decisão de enviar Vicente para Angola

118
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse esta quinta-feira tomar "muito boa nota" da decisão da justiça portuguesa de enviar para Angola o processo do ex-vice-presidente angolano.
Acordo Nuclear

Acordo Nuclear. Marcelo lamenta saída dos EUA

Marcelo Rebelo de Sousa subscreveu a tomada de posição do Governo, que lamentou a saída dos EUA do acordo nuclear do Irão e defendeu que os restantes signatários devem manter a sua posição.
Augusto Santos Silva

"O gelo está quebrado" entre as Coreias

Ministro dos Negócios Estrangeiros mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião os gestos protagonizados pelos dois líderes são apenas o primeiro passo no sentido da paz na península.
Augusto Santos Silva

No taxas europeias "não penaliza" contribuintes

202
Augusto Santos Silva reiterou esta segunda-feira no parlamento que a criação de novas taxas europeias, defendida pelo Governo português, "não vai penalizar" os contribuintes europeus.
Diplomacia

Governo já deu agrément a novo embaixador angolano

O chefe da diplomacia portuguesa disse esta segunda-feira que a exoneração do embaixador angolano em Lisboa é um "processo normal" e anunciou que o Governo português já deu o 'agrément'.
Augusto Santos Silva

MNE entende operação militar na Síria

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que compreende a operação de EUA, Reino Unido e França na Síria, mas que é preciso evitar "qualquer escalada" e regressar ao "plano político".
Augusto Santos Silva

Embaixador de Portugal regressa a Moscovo

O embaixador português na Rússia regressa ainda esta semana a Moscovo. De acordo com Augusto Santos Silva, o regresso será feito "tão cedo quanto possível".
Presidente da República

Marcelo em Espanha na próxima semana

Chegada a Espanha vai acontecer no domingo à noite mas programa oficial só começa segunda-feira de manhã. A acompanhar o presidente estará Augusto Santos Silva, além de alguns deputados.
Augusto Santos Silva

Moscovo. Embaixador português continua em Lisboa

O embaixador português em Moscovo foi chamado para "consultas" após o envenenamento do ex-espião russo e continua em Lisboa, pelo menos, até segunda-feira.
Augusto Santos Silva

Suécia. Incêndio "atingiu severamente" embaixada

O incêndio provocado esta quarta-feira por um "gesto criminoso" na embaixada portuguesa em Estocolmo "atingiu severamente" as instalações, disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Augusto Santos Silva

Incêndio na embaixada foi "gesto criminoso"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português declarou que o incêndio na embaixada em Estocolmo foi um "gesto criminoso" mas as autoridades portuguesas afastam, por ora, a hipótese de ato terrorista.
Rússia

MNE diz que crise com Rússia "está longe do fim"

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que "todas as medidas estão em aberto" face à Rússia e garante que posição portuguesa não é condicionada por relação económica com aquele país.
Terrorismo

MNE. Terrorismo "é também" ameaça aos portugueses

158
Augusto Santos Silva sublinhou, em Paris, que o terrorismo é uma ameaça à paz e segurança no mundo e que, por isso, "é também uma ameaça aos portugueses".
Augusto Santos Silva

"China sabe que sistema deve vigorar em Macau"

Comentando a polémica à volta da retirada do convite a três escritores, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal disse que "a China sabe qual é o sistema que deve vigorar em Macau".
Augusto Santos Silva

"Não precisamos de uma guerra comercial"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal criticou a imposição de barreiras alfandegárias por parte dos Estados Unidos, considerando que o mundo não precisa de uma guerra comercial.
Augusto Santos Silva

Caso Skripal não é apenas bilateral, diz MNE

Referindo-se ao caso do envenenamento do ex-espião russo, Sergueï Skripal, e da sua filha, no Reino Unido, Augusto Santos Silva diz que se trata de uma questão que envolve toda a União Europeia.
Augusto Santos Silva

Comunidade islâmica é "imune a radicalização"

602
Augusto Santos Silva considerou que a comunidade islâmica em Portugal é "imune a fenómenos de radicalização", salientando que a diplomacia portuguesa procura colaborações com instituições muçulmanas.
Crime Informático

Ciberataques. MNE chamado de urgência à AR

Os deputados da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros aprovaram uma audição urgente a propósito de declarações "muito preocupantes" de Augusto Santos Silva sobre ciberataques a Portugal.
União Europeia

UE. Fatura para Portugal pode subir 600 milhões

Ministro dos Negócios Estrangeiros avisa que aumento do orçamento da UE pode significar um custo de mais 600 milhões de euros por ano para Portugal. Em causa está orçamento após saída do Reino Unido.
Base das Lajes

Não há prevalência de cancro perto das Lajes

O ministro dos Negócios Estrangeiros revelou que os estudos efetuados não revelam uma prevalência de cancro perto da base das Lajes. Augusto Santos Silva está a ser ouvido no Parlamento.
Guiné Equatorial

Pena capital na Guiné Equatorial "não é aceitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que "não é aceitável" que ainda exista pena de morte na Guiné Equatorial. A abolição foi um dos três compromissos para o país entrar na CPLP.
Augusto Santos Silva

Candidatura de Vitorino à OIM apresentada à Rússia

Portugal apresentou à Rússia as razões da candidatura de António Vitorino a diretor-geral da Organização Internacional das Migrações. A candidatura foi formalizada pelo Governo português em Genebra.
Síria

"Indignação" com violações do cessar-fogo na Síria

O Governo português mostrou-se "preocupado e até indignado" com as violações do cessar-fogo na Síria. Augusto Santos Silva reiterou o apoio português à decisão do Conselho de Segurança da ONU.
Diplomacia

Santos Silva reúne-se com homólogo russo

O ministro dos Negócios Estrangeiros português reúne-se com Serguei Lavrov esta segunda-feira, em Moscovo, no segundo e último dia de uma visita oficial à Rússia.
Augusto Santos Silva

É preciso ter topete, senhor malhador

253
O ministro, amigo, apoiante de sempre de José Sócrates, que todos sabemos o que queria/quer dos media. Santos Silva, esse político para todo o serviço, escreveu um ensaio sobre jornalismo e populismo.
Guiné Equatorial

Portugal espera respeito pelo Estado de Direito

Augusto Santos Silva espera que as investigações, levadas a cabo pelas autoridades da Guiné-Equatorial, relativamente a uma tentativa de golpe de Estado, respeitem o Estado de Direito.
Guiné-Bissau

Portugal quer que Guiné tenha "Governo consensual"

Augusto Santos Silva afirmou que Portugal espera que a Guiné-Bissau consiga um "Governo consensual". O ministro recordou que o país tem eleições legislativas em 2018 e presidenciais em 2019.
Cabo Verde

Portugal admite flexibilizar vistos a Cabo-Verde

Augusto Santos Silva disse que a aplicação das regras atuais à situação cabo-verdiana está a ser examinada "com muito cuidado" para "flexibilizar" as mesmas, cumprindo as regras de segurança.
Augusto Santos Silva

Guiné-Bissau. Política precisa de todas as partes

Augusto Santos Silva afirmou que "As questões políticas devem ser decididas politicamente", para que o país possa viver um período de paz e estabilidade.
Cabo Verde

"Devemos cuidar do património", diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou importante os portugueses e os cabo-verdianos cuidarem do seu património histórico e arquitetónico.
CPLP

Portugal conta com outros para livre circulação

377
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse que espera contar com os restantes países da CPLP para avançar com uma proposta luso-cabo-verdiana de livre circulação na comunidade.
Augusto Santos Silva

MNE inicia visita de dois dias a Cabo Verde

Augusto Santos Silva inicia esta segunda-feira uma visita de dois dias a Cabo Verde. O ministro dos Negócios Estrangeiros vai analisar a próxima presidência cabo-verdiana da CPLP.
Venezuela

UE aplica sanções a responsáveis venezuelanos

Devido à situação da Venezuela, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão "aplicar medidas restritivas a sete responsáveis" do país "com efeito imediato".
Exportações

'Made in Portugal' representa "valor acrescentado"

Augusto Santos Silva disse este sábado, em Paris, que os setores do mobiliário e dos têxteis-lar são "exemplos da modernização" em Portugal e que o país representa hoje "mais valor acrescentado".
Justiça

Diligência junto de Iraque será imediata

Santos Silva disse que realizará "imediatamente" a diligência que a Procuradoria-Geral da República peça no processo que envolve os filhos do antigo embaixador iraquiano.
Augusto Santos Silva

Portugal quer apoiar a Venezuela 

233
Augusto Santos Silva, mostrou, esta segunda-feira, disponibilidade para ajudar a Venezuela, relembrando que o "mercado venezuelano foi muito importante" quando Portugal atravessava uma profunda crise.
Augusto Santos Silva

MNE nega que Portugal vá perder isenção de vistos 

Augusto Santos Silva afirmou, esta quinta-feira, que "Não há nenhuma possibilidade de Portugal sair do programa" de isenção de vistos, reagindo à informação relativa aos vistos para os Estados Unidos.
CPLP

Governo pede mais atenção dos diplomatas na CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros pediu maior atenção da diplomacia portuguesa à cooperação da sociedade civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial comprometida com primado da lei

O Governo português recordou que a Guiné Equatorial está comprometida com o Estado de direito e o primado da lei, no âmbito da sua presença na comunidade lusófona.
Irão

Portugal apela a direito à manifestação no Irão

O Governo português apelou às autoridades iranianas para que respeitem o direito à manifestação e pediu "a todas as partes" que contribuam para que a "presente instabilidade possa ser superada".
Venezuela

MNE. Não haverá consequências para portugueses  

100
Augusto Santos Silva afirmou não acreditar que haja consequências para os portugueses residentes na Venezuela, depois de Maduro ter acusado Portugal de sabotar a importação de pernil de porco.
Emigrantes

Diáspora portuguesa é "caso de estudo" na Europa

O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu que há uma facilidade de integração dos emigrantes portugueses nos países de acolhimento, sem perderem as ligações a Portugal.
Catalunha

Portugal "aguardará a pronúncia" dos catalães

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que Portugal "aguardará a pronúncia" do povo da Catalunha, nas eleições regionais desta quinta-feira, "e depois verificará os resultados".
Augusto Santos Silva

10 anos de Tratado de Lisboa: "foi porreiro, pá"

Segundo Augusto Santos Silva, o balanço de dez anos de Tratado de Lisboa é "porreiro, pá". O ministro dos Negócios Estrangeiros destacou a importância da União Europeia na cena internacional.
Base das Lajes

Lajes. Governo afasta contaminação da água

O ministro dos Negócios Estrangeiros afastou as preocupações sobre uma eventual contaminação da água na ilha Terceira, devido à base das Lajes. O governo quer esclarecer a situação de alguns terrenos.
Governo

Defesa europeia. Governo garante transparência

O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que o processo de adesão ao mecanismo de defesa europeia foi feito "na maior das transparências" e com o envolvimento e escrutínio do Parlamento.
União Europeia

Um exército da UE? 7 respostas sobre a polémica

344
Portugal ainda não assinou a posição conjunta para aderir ao mecanismo europeu de Defesa, mas a participação está garantida. A guerra agora é na AR: a direita pode votar contra; a esquerda chumba.
Guiné Equatorial

Portugal "não aceita" pena de morte

249
Mais de três anos depois de aderir à CPLP, a Guiné Equatorial mantém a pena de morte. Augusto Santos Silva diz que Portugal "não aceita".
Augusto Santos Silva

Consulado português em Londres alvo de fraude

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que o consulado português em Londres está a ser alvo de fraude, relativa à venda de marcações para atendimento consular no mercado negro.
Augusto Santos Silva

"Respeito escrupuloso pela soberania de Angola"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal está a assistir às exonerações em Angola com um "respeito escrupuloso pela soberania" do país.
Web Summit

"Rendimento incondicional é contra-intuitivo"

186
Num debate sobre Rendimento Básico Incondicional, na Web Summit, Augusto Santos Silva elencou os desafios que uma política dessa natureza poderia representar. Mas houve quem defendesse a medida.
UNESCO

Portugal na UNESCO é sinal de "reconhecimento"

Augusto Santos Silva considerou que a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO "representa o reconhecimento internacional do empenhamento português no sistema multilateral".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Augusto Santos Silva vai receber Boris Johnson

Augusto Santos Silva vai receber esta sexta-feira o chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, para conversar sobre o Brexit e "o futuro" do Reino Unido.
Brexit

"Não há progressos nas negociações sobre o Brexit"

Em entrevista ao Politico, Santos Silva diz que as negociações sobre o brexit estão longe de progredir. E critica o governo de Theresa May por não ter um discurso comum, havendo tons muito diferentes.
Eleições em Angola

Santos Silva fala em "extraordinária ovação"

O ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou-se surpreendido, em Bruxelas, por uma "extraordinária ovação" ao Presidente da República em Luanda ter sido interpretada por alguns como uma vaia.
Augusto Santos Silva

Declaração do embaixador da Guiné é "inaceitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que as declarações do embaixador da Guiné Bissau sobre a revisão do acordo de transmissão da RTP e RDP são "inaceitáveis", mas a situação já foi esclarecida.
Comissão Europeia

UE. Portugal apoia ideia de ministro das Finanças

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou positiva que a ideia avançada por Juncker sobre a fusão dos postos de comissário europeu dos Assuntos Económicos e de presidente do Eurogrupo.
Furacão

Irma. Repatriamento demora o que for necessário

Ministro dos Negócios Estrangeiros garante que o repatriamento dos portugueses afetados pelo Irma vai demorar o que for preciso. Augusto Santos Silva informou que será usado um avião C130.
Coreia do Norte

Santos Silva: sanções nunca são um fim em si mesmo

Augusto Santos Silva defendeu a necessidade de "esgotar todas as possibilidades de ação político-diplomática" junto da Coreia do Norte antes de equacionar uma iniciativa militar.
A página está a demorar muito tempo.