Augusto Santos Silva

Ministério Dos Negócios Estrangeiros

China e Hong Kong? MNE defende novo princípio 

O ministro dos Negócios Estrangeiros português diz que os protestos contra a lei da extradição foram "legítimos e justificados". Santos Silva lembra a presença lusa em Macau e britânica em Hong Kong.
Augusto Santos Silva

Guiné-Bissau. Ainda não há Governo, e sem razões

"Não compreendemos porque é que esse Governo ainda não foi formado", lança Augusto Santos Silva. Também a ONU já interrogou o PR e pergunta porque ainda não indigitou o primeiro-ministro.
Venezuela

Venezuela. Portugal pede libertação de Zambrano

Para o Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, a detenção de Zambrano é uma estratégia de intimidação e Augusto Santos Silva pede a libertação de todos os presos políticos na Venezuela.
Brexit

Brexit. Portugal defende "sim" a May

152
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apontou que a posição portuguesa "é muito favorável a que o Reino Unido tenha a extensão do prazo de saída pelo tempo que for necessário".
Brexit

"Temos até 2020 para tratar disto com calma"

No Parlamento, o Ministro dos Negócios Estrangeiros ouviu várias críticas dos deputados sobre atraso no plano de contingência do Brexit, mas garantiu que Portugal não está mais atrasado que os outros.
Política Externa

Ligação Lisboa-Caracas é "absolutamente essencial"

Augusto Santos Silva sublinhou que na Venezuela há "uma enorme comunidade de portugueses e de luso-venezuelanos e a ligação aérea regular é uma das ligações mais importantes para essa comunidade".
Augusto Santos Silva

Portugal já recebeu 10 mil luso-venezuelanos

Ministro dos Negócios Estrangeiros disse, no programa "Circulatura do Quadrado", que cerca de seis mil regressaram à Madeira e quatro mil estão "bem integrados" no continente.
Augusto Santos Silva

"Não queremos em Portugal quem possa ser ameaça"

647
Questão de cidadãos portugueses com ligações aos 'jihadistas' é complexa, porque o Estado deve prestar proteção aos nacionais, mas não quer em Portugal "pessoas que possam constituir uma ameaça".
Angola

Marcelo vai a Angola em março

Depois de João Lourenço ter estado em Portugal e de o António Costa ter visitado o país africano, agora é a vez de o Presidente de Portugal aterrar em Luanda. Santos Silva foi lá 4 vezes em 2 anos.
Augusto Santos Silva

MNE prepara visita de Marcelo a Angola

A visita do chefe da diplomacia portuguesa visa preparar a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Luanda. Augusto Santos Silva terá um encontro, a sós, com o homólogo angolano.
Venezuela

Portugal lamenta postura de Maduro 

Augusto Santos Silva anuncia "Há um estado de negação do regime de Maduro que em nada auxilia o povo venezuelano. Pelo contrário, prejudica-o".
Augusto Santos Silva

Ou Maduro aceita eleições ou UE reconhece Guaidó

159
Santos Silva afirma que se Maduro se recusar a realizar eleições livres o mais breve possível, significa que só a Assembleia Nacional e o seu presidente estão em condições de as conduzir.
Venezuela

Santos Silva diz que o tempo de Maduro "acabou"

1.231
Augusto Santos Silva afirmou o seu pleno respeito "à vontade inequívoca" mostrada pelo povo da Venezuela e disse esperar que Nicolas Maduro "compreenda que o seu tempo acabou".
Cimeiras

Migrações. Grupo 5+5 promete reforçar cooperação

A questão das migrações, as alterações climáticas e os problemas dos jovens no Mediterrâneo foram temas centrais em reunião de responsáveis de negócios estrangeiros do Grupo 5+5, em Malta.
Augusto Santos Silva

Santos Silva: Mobilidade "não é fácil de atingir"

A mobilidade no espaço lusófono "não é fácil de atingir porque a realidade é bastante complexa", disse Augusto Santos Silva à margem da tomada de posse de Francisco Ribeiro Telles na CPLP.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

ONU. Portugal irá cumprir a palavra nas migrações

4.516
Portugal esteve "desde a primeira hora" envolvido nas negociações do pacto global para a migração promovido pela ONU, revê-se no documento e irá "cumprir" a sua palavra, diz MNE.
Brexit

Brexit. Augusto Santos Silva acredita na aprovação

Questionado sobre a turbulência política em torno do projeto de acordo do 'Brexit', o ministro dos Negócios Estrangeiros português disse que o acordo "está em condições de ser aprovado" no domingo.
Augusto Santos Silva

Língua portuguesa vale 30 mil milhões por ano

229
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a língua portuguesa "é das pessoas, depois da cultura, especificamente da literatura, e só depois é uma língua económica".
Venezuela

Venezuela. Santos Silva destaca "gesto positivo"

O Ministro dos Negócios Estrangeiros falou no "gesto positivo" das autoridades venezuelanas na libertação dos gerentes de supermercado, mas alertou para a continuação do processo.
Venezuela

Santos Silva avisa Venezuela para "linha vermelha"

"Eu disse ao meu colega que para nós havia uma linha vermelha e que, evidentemente, não haver progressos na superação deste problema teria consequências nas relações bilaterais", afirmou Santos Silva.
Ciberespionagem

Santos Silva garante segurança do ministério

Augusto Santos Silva garantiu a segurança da rede de comunicações do ministério, admitindo que Portugal, como outros países, está sujeito a várias ameaças, nomeadamente de ciberataques.
País

Emigrante investe 3 milhões em turismo no Douro

132
Investimento de Paulo Pereira no Douro elogiado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, que realçou a "importância da diáspora no investimento" nacional e na projeção de Portugal.
PS

Marques Mendes. Costa e Santos Silva pensam igual

Comentador diz que António Costa e Augusto Santos Silva não estão desalinhados. Até pensam o mesmo sobre novos acordos mas o primeiro-ministro não pode admiti-lo porque tem um Orçamento para aprovar.
Governo

PS. Novo acordo à esquerda exige maior compromisso

211
Em nome da "estabilidade", Augusto Santos Silva recusa eleições antecipadas. Mas defende que novos entendimentos à esquerda terão de passar por áreas como a política externa e europeia.
NATO

EUA e Portugal aumentam despesas com a NATO

Augusto Santos Silva e Mike Pompeo debateram as relações UE - EUA e firmaram um compromisso de aumentar as despesas com a NATO, reforçar a segurança europeia na energia e enfrentar as ações da Rússia.
Estados Unidos da América

Governo critica nova política comercial dos EUA

O ministro Augusto Santos Silva criticou a tomada de "decisão unilateral" dos EUA, referindo que tal decisão significava o regresso a "uma lógica de protecionismo comercial".
Congresso do PS

BICA especial: Pedronunismo vs. Santossilvismo?

Augusto Santos Silva, dirigente do PS e nº 2 do Governo, junta-se a este BICA especial gravado em pleno congresso, para comentar um eventual pós-costismo. Com Pedro Benevides e Rita Tavares.
Congresso do PS

"Parceiros não são descartáveis" /premium

Santos Silva tomou um café com o Observador, explicou porque trouxe o debate ideológico ao PS e porque querer o partido ao centro não implica acabar com a geringonça. Embora lhe estreite o caminho.
Augusto Santos Silva

Santos Silva afasta entendimento com PSD

O dirigente socialista Augusto Santos Silva defende que a atual solução de Governo tem condições para ser repetida e considera "muito difícil" um entendimento com o PSD em matéria orçamental.
Augusto Santos Silva

Santos Silva. Situação na Venezuela é "lamentável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou "lamentável" a forma como decorreram as eleições presidenciais na Venezuela.
Médio Oriente

Santos Silva. Situação "muito, muito preocupante"

O chefe da diplomacia portuguesa classificou como "muito, mas mesmo muito preocupante" a situação no Médio Oriente, insistindo que Portugal "discordou muito" da decisão norte-americana.
País

Terrorismo. Portugal sem sinais de alarme

Augusto Santos Silva diz que o Governo português "não tem até hoje nenhum sinal" alarmante sobre ameaça terrorista no país, mas garantiu que Portugal "está preparado para responder".
Operação Fizz

MNE elogia decisão de enviar Vicente para Angola

118
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse esta quinta-feira tomar "muito boa nota" da decisão da justiça portuguesa de enviar para Angola o processo do ex-vice-presidente angolano.
Acordo Nuclear

Acordo Nuclear. Marcelo lamenta saída dos EUA

Marcelo Rebelo de Sousa subscreveu a tomada de posição do Governo, que lamentou a saída dos EUA do acordo nuclear do Irão e defendeu que os restantes signatários devem manter a sua posição.
Augusto Santos Silva

"O gelo está quebrado" entre as Coreias

Ministro dos Negócios Estrangeiros mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião os gestos protagonizados pelos dois líderes são apenas o primeiro passo no sentido da paz na península.
Augusto Santos Silva

No taxas europeias "não penaliza" contribuintes

202
Augusto Santos Silva reiterou esta segunda-feira no parlamento que a criação de novas taxas europeias, defendida pelo Governo português, "não vai penalizar" os contribuintes europeus.
Diplomacia

Governo já deu agrément a novo embaixador angolano

O chefe da diplomacia portuguesa disse esta segunda-feira que a exoneração do embaixador angolano em Lisboa é um "processo normal" e anunciou que o Governo português já deu o 'agrément'.
Augusto Santos Silva

MNE entende operação militar na Síria

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que compreende a operação de EUA, Reino Unido e França na Síria, mas que é preciso evitar "qualquer escalada" e regressar ao "plano político".
Augusto Santos Silva

Embaixador de Portugal regressa a Moscovo

O embaixador português na Rússia regressa ainda esta semana a Moscovo. De acordo com Augusto Santos Silva, o regresso será feito "tão cedo quanto possível".
Presidente da República

Marcelo em Espanha na próxima semana

Chegada a Espanha vai acontecer no domingo à noite mas programa oficial só começa segunda-feira de manhã. A acompanhar o presidente estará Augusto Santos Silva, além de alguns deputados.
Augusto Santos Silva

Moscovo. Embaixador português continua em Lisboa

O embaixador português em Moscovo foi chamado para "consultas" após o envenenamento do ex-espião russo e continua em Lisboa, pelo menos, até segunda-feira.
Augusto Santos Silva

Suécia. Incêndio "atingiu severamente" embaixada

O incêndio provocado esta quarta-feira por um "gesto criminoso" na embaixada portuguesa em Estocolmo "atingiu severamente" as instalações, disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Augusto Santos Silva

Incêndio na embaixada foi "gesto criminoso"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português declarou que o incêndio na embaixada em Estocolmo foi um "gesto criminoso" mas as autoridades portuguesas afastam, por ora, a hipótese de ato terrorista.
Rússia

MNE diz que crise com Rússia "está longe do fim"

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que "todas as medidas estão em aberto" face à Rússia e garante que posição portuguesa não é condicionada por relação económica com aquele país.
Terrorismo

MNE. Terrorismo "é também" ameaça aos portugueses

158
Augusto Santos Silva sublinhou, em Paris, que o terrorismo é uma ameaça à paz e segurança no mundo e que, por isso, "é também uma ameaça aos portugueses".
Augusto Santos Silva

"China sabe que sistema deve vigorar em Macau"

Comentando a polémica à volta da retirada do convite a três escritores, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal disse que "a China sabe qual é o sistema que deve vigorar em Macau".
Augusto Santos Silva

"Não precisamos de uma guerra comercial"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal criticou a imposição de barreiras alfandegárias por parte dos Estados Unidos, considerando que o mundo não precisa de uma guerra comercial.
Augusto Santos Silva

Caso Skripal não é apenas bilateral, diz MNE

Referindo-se ao caso do envenenamento do ex-espião russo, Sergueï Skripal, e da sua filha, no Reino Unido, Augusto Santos Silva diz que se trata de uma questão que envolve toda a União Europeia.
Augusto Santos Silva

Comunidade islâmica é "imune a radicalização"

602
Augusto Santos Silva considerou que a comunidade islâmica em Portugal é "imune a fenómenos de radicalização", salientando que a diplomacia portuguesa procura colaborações com instituições muçulmanas.
Crime Informático

Ciberataques. MNE chamado de urgência à AR

Os deputados da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros aprovaram uma audição urgente a propósito de declarações "muito preocupantes" de Augusto Santos Silva sobre ciberataques a Portugal.
União Europeia

UE. Fatura para Portugal pode subir 600 milhões

Ministro dos Negócios Estrangeiros avisa que aumento do orçamento da UE pode significar um custo de mais 600 milhões de euros por ano para Portugal. Em causa está orçamento após saída do Reino Unido.
Base das Lajes

Não há prevalência de cancro perto das Lajes

O ministro dos Negócios Estrangeiros revelou que os estudos efetuados não revelam uma prevalência de cancro perto da base das Lajes. Augusto Santos Silva está a ser ouvido no Parlamento.
Guiné Equatorial

Pena capital na Guiné Equatorial "não é aceitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que "não é aceitável" que ainda exista pena de morte na Guiné Equatorial. A abolição foi um dos três compromissos para o país entrar na CPLP.
Augusto Santos Silva

Candidatura de Vitorino à OIM apresentada à Rússia

Portugal apresentou à Rússia as razões da candidatura de António Vitorino a diretor-geral da Organização Internacional das Migrações. A candidatura foi formalizada pelo Governo português em Genebra.
Síria

"Indignação" com violações do cessar-fogo na Síria

O Governo português mostrou-se "preocupado e até indignado" com as violações do cessar-fogo na Síria. Augusto Santos Silva reiterou o apoio português à decisão do Conselho de Segurança da ONU.
Diplomacia

Santos Silva reúne-se com homólogo russo

O ministro dos Negócios Estrangeiros português reúne-se com Serguei Lavrov esta segunda-feira, em Moscovo, no segundo e último dia de uma visita oficial à Rússia.
Augusto Santos Silva

É preciso ter topete, senhor malhador

253
O ministro, amigo, apoiante de sempre de José Sócrates, que todos sabemos o que queria/quer dos media. Santos Silva, esse político para todo o serviço, escreveu um ensaio sobre jornalismo e populismo.
Guiné Equatorial

Portugal espera respeito pelo Estado de Direito

Augusto Santos Silva espera que as investigações, levadas a cabo pelas autoridades da Guiné-Equatorial, relativamente a uma tentativa de golpe de Estado, respeitem o Estado de Direito.
Guiné-Bissau

Portugal quer que Guiné tenha "Governo consensual"

Augusto Santos Silva afirmou que Portugal espera que a Guiné-Bissau consiga um "Governo consensual". O ministro recordou que o país tem eleições legislativas em 2018 e presidenciais em 2019.
Cabo Verde

Portugal admite flexibilizar vistos a Cabo-Verde

Augusto Santos Silva disse que a aplicação das regras atuais à situação cabo-verdiana está a ser examinada "com muito cuidado" para "flexibilizar" as mesmas, cumprindo as regras de segurança.
Augusto Santos Silva

Guiné-Bissau. Política precisa de todas as partes

Augusto Santos Silva afirmou que "As questões políticas devem ser decididas politicamente", para que o país possa viver um período de paz e estabilidade.
Cabo Verde

"Devemos cuidar do património", diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou importante os portugueses e os cabo-verdianos cuidarem do seu património histórico e arquitetónico.
CPLP

Portugal conta com outros para livre circulação

377
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse que espera contar com os restantes países da CPLP para avançar com uma proposta luso-cabo-verdiana de livre circulação na comunidade.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)