Augusto Santos Silva
Fact Check

Governo disse que Bolsonaro não era bem-vindo?

205
Site "Morar em Portugal" escreveu que "membros do Governo português" disseram que Bolsonaro não era bem-vindo em Lisboa. Na verdade, quem o disse foi o Bloco, que não faz parte do executivo de Costa.
Moçambique

Moçambique. MNE diz que é preciso mais fundos

Augusto Santos Silva apelou às empresas e entidades para que participem no Fundo de Apoio à Recuperação e Reconstrução de Moçambique. Afirma que o país precisa de "bastante mais" fundos.
Augusto Santos Silva

Santos Silva saúda novo Governo guineense

“Saudamos o novo Governo da Guiné-Bissau, ao qual desejamos os maiores êxitos, a benefício do bem-estar do seu povo”, disse Santos Silva. O novo Governo foi nomeado pelo PR guineense.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Processo de Miguel Duarte está "muito recuado" 

Augusto Santos Silva garante que o Governo já está a intervir no processo e fala em contactos entre Portugal e Itália. Ainda assim, lembra que é preciso respeitar o ritmo do processo em Itália.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

China e Hong Kong? MNE defende novo princípio 

O ministro dos Negócios Estrangeiros português diz que os protestos contra a lei da extradição foram "legítimos e justificados". Santos Silva lembra a presença lusa em Macau e britânica em Hong Kong.
Augusto Santos Silva

Guiné-Bissau. Ainda não há Governo, e sem razões

"Não compreendemos porque é que esse Governo ainda não foi formado", lança Augusto Santos Silva. Também a ONU já interrogou o PR e pergunta porque ainda não indigitou o primeiro-ministro.
Venezuela

Venezuela. Portugal pede libertação de Zambrano

Para o Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, a detenção de Zambrano é uma estratégia de intimidação e Augusto Santos Silva pede a libertação de todos os presos políticos na Venezuela.
Brexit

Brexit. Portugal defende "sim" a May

152
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apontou que a posição portuguesa "é muito favorável a que o Reino Unido tenha a extensão do prazo de saída pelo tempo que for necessário".
Brexit

"Temos até 2020 para tratar disto com calma"

No Parlamento, o Ministro dos Negócios Estrangeiros ouviu várias críticas dos deputados sobre atraso no plano de contingência do Brexit, mas garantiu que Portugal não está mais atrasado que os outros.
Política Externa

Ligação Lisboa-Caracas é "absolutamente essencial"

Augusto Santos Silva sublinhou que na Venezuela há "uma enorme comunidade de portugueses e de luso-venezuelanos e a ligação aérea regular é uma das ligações mais importantes para essa comunidade".
Augusto Santos Silva

Portugal já recebeu 10 mil luso-venezuelanos

Ministro dos Negócios Estrangeiros disse, no programa "Circulatura do Quadrado", que cerca de seis mil regressaram à Madeira e quatro mil estão "bem integrados" no continente.
Augusto Santos Silva

"Não queremos em Portugal quem possa ser ameaça"

647
Questão de cidadãos portugueses com ligações aos 'jihadistas' é complexa, porque o Estado deve prestar proteção aos nacionais, mas não quer em Portugal "pessoas que possam constituir uma ameaça".
Angola

Marcelo vai a Angola em março

Depois de João Lourenço ter estado em Portugal e de o António Costa ter visitado o país africano, agora é a vez de o Presidente de Portugal aterrar em Luanda. Santos Silva foi lá 4 vezes em 2 anos.
Augusto Santos Silva

MNE prepara visita de Marcelo a Angola

A visita do chefe da diplomacia portuguesa visa preparar a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Luanda. Augusto Santos Silva terá um encontro, a sós, com o homólogo angolano.
Venezuela

Portugal lamenta postura de Maduro 

Augusto Santos Silva anuncia "Há um estado de negação do regime de Maduro que em nada auxilia o povo venezuelano. Pelo contrário, prejudica-o".
Augusto Santos Silva

Ou Maduro aceita eleições ou UE reconhece Guaidó

159
Santos Silva afirma que se Maduro se recusar a realizar eleições livres o mais breve possível, significa que só a Assembleia Nacional e o seu presidente estão em condições de as conduzir.
Venezuela

Santos Silva diz que o tempo de Maduro "acabou"

1231
Augusto Santos Silva afirmou o seu pleno respeito "à vontade inequívoca" mostrada pelo povo da Venezuela e disse esperar que Nicolas Maduro "compreenda que o seu tempo acabou".
Cimeiras

Migrações. Grupo 5+5 promete reforçar cooperação

A questão das migrações, as alterações climáticas e os problemas dos jovens no Mediterrâneo foram temas centrais em reunião de responsáveis de negócios estrangeiros do Grupo 5+5, em Malta.
Augusto Santos Silva

Santos Silva: Mobilidade "não é fácil de atingir"

A mobilidade no espaço lusófono "não é fácil de atingir porque a realidade é bastante complexa", disse Augusto Santos Silva à margem da tomada de posse de Francisco Ribeiro Telles na CPLP.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

ONU. Portugal irá cumprir a palavra nas migrações

4516
Portugal esteve "desde a primeira hora" envolvido nas negociações do pacto global para a migração promovido pela ONU, revê-se no documento e irá "cumprir" a sua palavra, diz MNE.
Brexit

Brexit. Augusto Santos Silva acredita na aprovação

Questionado sobre a turbulência política em torno do projeto de acordo do 'Brexit', o ministro dos Negócios Estrangeiros português disse que o acordo "está em condições de ser aprovado" no domingo.
Augusto Santos Silva

Língua portuguesa vale 30 mil milhões por ano

229
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a língua portuguesa "é das pessoas, depois da cultura, especificamente da literatura, e só depois é uma língua económica".
Venezuela

Venezuela. Santos Silva destaca "gesto positivo"

O Ministro dos Negócios Estrangeiros falou no "gesto positivo" das autoridades venezuelanas na libertação dos gerentes de supermercado, mas alertou para a continuação do processo.
Venezuela

Santos Silva avisa Venezuela para "linha vermelha"

"Eu disse ao meu colega que para nós havia uma linha vermelha e que, evidentemente, não haver progressos na superação deste problema teria consequências nas relações bilaterais", afirmou Santos Silva.
Ciberespionagem

Santos Silva garante segurança do ministério

Augusto Santos Silva garantiu a segurança da rede de comunicações do ministério, admitindo que Portugal, como outros países, está sujeito a várias ameaças, nomeadamente de ciberataques.
País

Emigrante investe 3 milhões em turismo no Douro

132
Investimento de Paulo Pereira no Douro elogiado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, que realçou a "importância da diáspora no investimento" nacional e na projeção de Portugal.
PS

Marques Mendes. Costa e Santos Silva pensam igual

Comentador diz que António Costa e Augusto Santos Silva não estão desalinhados. Até pensam o mesmo sobre novos acordos mas o primeiro-ministro não pode admiti-lo porque tem um Orçamento para aprovar.
Governo

PS. Novo acordo à esquerda exige maior compromisso

211
Em nome da "estabilidade", Augusto Santos Silva recusa eleições antecipadas. Mas defende que novos entendimentos à esquerda terão de passar por áreas como a política externa e europeia.
NATO

EUA e Portugal aumentam despesas com a NATO

Augusto Santos Silva e Mike Pompeo debateram as relações UE - EUA e firmaram um compromisso de aumentar as despesas com a NATO, reforçar a segurança europeia na energia e enfrentar as ações da Rússia.
Estados Unidos da América

Governo critica nova política comercial dos EUA

O ministro Augusto Santos Silva criticou a tomada de "decisão unilateral" dos EUA, referindo que tal decisão significava o regresso a "uma lógica de protecionismo comercial".
Congresso do PS

BICA especial: Pedronunismo vs. Santossilvismo?

Augusto Santos Silva, dirigente do PS e nº 2 do Governo, junta-se a este BICA especial gravado em pleno congresso, para comentar um eventual pós-costismo. Com Pedro Benevides e Rita Tavares.
Congresso do PS

"Parceiros não são descartáveis" /premium

Santos Silva tomou um café com o Observador, explicou porque trouxe o debate ideológico ao PS e porque querer o partido ao centro não implica acabar com a geringonça. Embora lhe estreite o caminho.
Augusto Santos Silva

Santos Silva afasta entendimento com PSD

O dirigente socialista Augusto Santos Silva defende que a atual solução de Governo tem condições para ser repetida e considera "muito difícil" um entendimento com o PSD em matéria orçamental.
Augusto Santos Silva

Santos Silva. Situação na Venezuela é "lamentável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou "lamentável" a forma como decorreram as eleições presidenciais na Venezuela.
Médio Oriente

Santos Silva. Situação "muito, muito preocupante"

O chefe da diplomacia portuguesa classificou como "muito, mas mesmo muito preocupante" a situação no Médio Oriente, insistindo que Portugal "discordou muito" da decisão norte-americana.
País

Terrorismo. Portugal sem sinais de alarme

Augusto Santos Silva diz que o Governo português "não tem até hoje nenhum sinal" alarmante sobre ameaça terrorista no país, mas garantiu que Portugal "está preparado para responder".
Operação Fizz

MNE elogia decisão de enviar Vicente para Angola

118
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse esta quinta-feira tomar "muito boa nota" da decisão da justiça portuguesa de enviar para Angola o processo do ex-vice-presidente angolano.
Acordo Nuclear

Acordo Nuclear. Marcelo lamenta saída dos EUA

Marcelo Rebelo de Sousa subscreveu a tomada de posição do Governo, que lamentou a saída dos EUA do acordo nuclear do Irão e defendeu que os restantes signatários devem manter a sua posição.
Augusto Santos Silva

"O gelo está quebrado" entre as Coreias

Ministro dos Negócios Estrangeiros mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião os gestos protagonizados pelos dois líderes são apenas o primeiro passo no sentido da paz na península.
Augusto Santos Silva

No taxas europeias "não penaliza" contribuintes

202
Augusto Santos Silva reiterou esta segunda-feira no parlamento que a criação de novas taxas europeias, defendida pelo Governo português, "não vai penalizar" os contribuintes europeus.
Diplomacia

Governo já deu agrément a novo embaixador angolano

O chefe da diplomacia portuguesa disse esta segunda-feira que a exoneração do embaixador angolano em Lisboa é um "processo normal" e anunciou que o Governo português já deu o 'agrément'.
Augusto Santos Silva

MNE entende operação militar na Síria

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que compreende a operação de EUA, Reino Unido e França na Síria, mas que é preciso evitar "qualquer escalada" e regressar ao "plano político".
Augusto Santos Silva

Embaixador de Portugal regressa a Moscovo

O embaixador português na Rússia regressa ainda esta semana a Moscovo. De acordo com Augusto Santos Silva, o regresso será feito "tão cedo quanto possível".
Presidente da República

Marcelo em Espanha na próxima semana

Chegada a Espanha vai acontecer no domingo à noite mas programa oficial só começa segunda-feira de manhã. A acompanhar o presidente estará Augusto Santos Silva, além de alguns deputados.
Augusto Santos Silva

Moscovo. Embaixador português continua em Lisboa

O embaixador português em Moscovo foi chamado para "consultas" após o envenenamento do ex-espião russo e continua em Lisboa, pelo menos, até segunda-feira.
Augusto Santos Silva

Suécia. Incêndio "atingiu severamente" embaixada

O incêndio provocado esta quarta-feira por um "gesto criminoso" na embaixada portuguesa em Estocolmo "atingiu severamente" as instalações, disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Augusto Santos Silva

Incêndio na embaixada foi "gesto criminoso"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português declarou que o incêndio na embaixada em Estocolmo foi um "gesto criminoso" mas as autoridades portuguesas afastam, por ora, a hipótese de ato terrorista.
Rússia

MNE diz que crise com Rússia "está longe do fim"

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que "todas as medidas estão em aberto" face à Rússia e garante que posição portuguesa não é condicionada por relação económica com aquele país.
Terrorismo

MNE. Terrorismo "é também" ameaça aos portugueses

158
Augusto Santos Silva sublinhou, em Paris, que o terrorismo é uma ameaça à paz e segurança no mundo e que, por isso, "é também uma ameaça aos portugueses".
Augusto Santos Silva

"China sabe que sistema deve vigorar em Macau"

Comentando a polémica à volta da retirada do convite a três escritores, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal disse que "a China sabe qual é o sistema que deve vigorar em Macau".
Augusto Santos Silva

"Não precisamos de uma guerra comercial"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal criticou a imposição de barreiras alfandegárias por parte dos Estados Unidos, considerando que o mundo não precisa de uma guerra comercial.
Augusto Santos Silva

Caso Skripal não é apenas bilateral, diz MNE

Referindo-se ao caso do envenenamento do ex-espião russo, Sergueï Skripal, e da sua filha, no Reino Unido, Augusto Santos Silva diz que se trata de uma questão que envolve toda a União Europeia.
Augusto Santos Silva

Comunidade islâmica é "imune a radicalização"

602
Augusto Santos Silva considerou que a comunidade islâmica em Portugal é "imune a fenómenos de radicalização", salientando que a diplomacia portuguesa procura colaborações com instituições muçulmanas.
Crime Informático

Ciberataques. MNE chamado de urgência à AR

Os deputados da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros aprovaram uma audição urgente a propósito de declarações "muito preocupantes" de Augusto Santos Silva sobre ciberataques a Portugal.
União Europeia

UE. Fatura para Portugal pode subir 600 milhões

Ministro dos Negócios Estrangeiros avisa que aumento do orçamento da UE pode significar um custo de mais 600 milhões de euros por ano para Portugal. Em causa está orçamento após saída do Reino Unido.
Base das Lajes

Não há prevalência de cancro perto das Lajes

O ministro dos Negócios Estrangeiros revelou que os estudos efetuados não revelam uma prevalência de cancro perto da base das Lajes. Augusto Santos Silva está a ser ouvido no Parlamento.
Guiné Equatorial

Pena capital na Guiné Equatorial "não é aceitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que "não é aceitável" que ainda exista pena de morte na Guiné Equatorial. A abolição foi um dos três compromissos para o país entrar na CPLP.
Augusto Santos Silva

Candidatura de Vitorino à OIM apresentada à Rússia

Portugal apresentou à Rússia as razões da candidatura de António Vitorino a diretor-geral da Organização Internacional das Migrações. A candidatura foi formalizada pelo Governo português em Genebra.
Síria

"Indignação" com violações do cessar-fogo na Síria

O Governo português mostrou-se "preocupado e até indignado" com as violações do cessar-fogo na Síria. Augusto Santos Silva reiterou o apoio português à decisão do Conselho de Segurança da ONU.
Diplomacia

Santos Silva reúne-se com homólogo russo

O ministro dos Negócios Estrangeiros português reúne-se com Serguei Lavrov esta segunda-feira, em Moscovo, no segundo e último dia de uma visita oficial à Rússia.
Augusto Santos Silva

É preciso ter topete, senhor malhador

253
O ministro, amigo, apoiante de sempre de José Sócrates, que todos sabemos o que queria/quer dos media. Santos Silva, esse político para todo o serviço, escreveu um ensaio sobre jornalismo e populismo.
Guiné Equatorial

Portugal espera respeito pelo Estado de Direito

Augusto Santos Silva espera que as investigações, levadas a cabo pelas autoridades da Guiné-Equatorial, relativamente a uma tentativa de golpe de Estado, respeitem o Estado de Direito.
Guiné-Bissau

Portugal quer que Guiné tenha "Governo consensual"

Augusto Santos Silva afirmou que Portugal espera que a Guiné-Bissau consiga um "Governo consensual". O ministro recordou que o país tem eleições legislativas em 2018 e presidenciais em 2019.
Cabo Verde

Portugal admite flexibilizar vistos a Cabo-Verde

Augusto Santos Silva disse que a aplicação das regras atuais à situação cabo-verdiana está a ser examinada "com muito cuidado" para "flexibilizar" as mesmas, cumprindo as regras de segurança.
Augusto Santos Silva

Guiné-Bissau. Política precisa de todas as partes

Augusto Santos Silva afirmou que "As questões políticas devem ser decididas politicamente", para que o país possa viver um período de paz e estabilidade.
Cabo Verde

"Devemos cuidar do património", diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou importante os portugueses e os cabo-verdianos cuidarem do seu património histórico e arquitetónico.
CPLP

Portugal conta com outros para livre circulação

377
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse que espera contar com os restantes países da CPLP para avançar com uma proposta luso-cabo-verdiana de livre circulação na comunidade.
Augusto Santos Silva

MNE inicia visita de dois dias a Cabo Verde

Augusto Santos Silva inicia esta segunda-feira uma visita de dois dias a Cabo Verde. O ministro dos Negócios Estrangeiros vai analisar a próxima presidência cabo-verdiana da CPLP.
Venezuela

UE aplica sanções a responsáveis venezuelanos

Devido à situação da Venezuela, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão "aplicar medidas restritivas a sete responsáveis" do país "com efeito imediato".
Exportações

'Made in Portugal' representa "valor acrescentado"

Augusto Santos Silva disse este sábado, em Paris, que os setores do mobiliário e dos têxteis-lar são "exemplos da modernização" em Portugal e que o país representa hoje "mais valor acrescentado".
Justiça

Diligência junto de Iraque será imediata

Santos Silva disse que realizará "imediatamente" a diligência que a Procuradoria-Geral da República peça no processo que envolve os filhos do antigo embaixador iraquiano.
Augusto Santos Silva

Portugal quer apoiar a Venezuela 

233
Augusto Santos Silva, mostrou, esta segunda-feira, disponibilidade para ajudar a Venezuela, relembrando que o "mercado venezuelano foi muito importante" quando Portugal atravessava uma profunda crise.
Augusto Santos Silva

MNE nega que Portugal vá perder isenção de vistos 

Augusto Santos Silva afirmou, esta quinta-feira, que "Não há nenhuma possibilidade de Portugal sair do programa" de isenção de vistos, reagindo à informação relativa aos vistos para os Estados Unidos.
CPLP

Governo pede mais atenção dos diplomatas na CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros pediu maior atenção da diplomacia portuguesa à cooperação da sociedade civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial comprometida com primado da lei

O Governo português recordou que a Guiné Equatorial está comprometida com o Estado de direito e o primado da lei, no âmbito da sua presença na comunidade lusófona.
Irão

Portugal apela a direito à manifestação no Irão

O Governo português apelou às autoridades iranianas para que respeitem o direito à manifestação e pediu "a todas as partes" que contribuam para que a "presente instabilidade possa ser superada".
Venezuela

MNE. Não haverá consequências para portugueses  

100
Augusto Santos Silva afirmou não acreditar que haja consequências para os portugueses residentes na Venezuela, depois de Maduro ter acusado Portugal de sabotar a importação de pernil de porco.
Emigrantes

Diáspora portuguesa é "caso de estudo" na Europa

O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu que há uma facilidade de integração dos emigrantes portugueses nos países de acolhimento, sem perderem as ligações a Portugal.
Catalunha

Portugal "aguardará a pronúncia" dos catalães

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que Portugal "aguardará a pronúncia" do povo da Catalunha, nas eleições regionais desta quinta-feira, "e depois verificará os resultados".
Augusto Santos Silva

10 anos de Tratado de Lisboa: "foi porreiro, pá"

Segundo Augusto Santos Silva, o balanço de dez anos de Tratado de Lisboa é "porreiro, pá". O ministro dos Negócios Estrangeiros destacou a importância da União Europeia na cena internacional.
Base das Lajes

Lajes. Governo afasta contaminação da água

O ministro dos Negócios Estrangeiros afastou as preocupações sobre uma eventual contaminação da água na ilha Terceira, devido à base das Lajes. O governo quer esclarecer a situação de alguns terrenos.
Governo

Defesa europeia. Governo garante transparência

O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que o processo de adesão ao mecanismo de defesa europeia foi feito "na maior das transparências" e com o envolvimento e escrutínio do Parlamento.
União Europeia

Um exército da UE? 7 respostas sobre a polémica

344
Portugal ainda não assinou a posição conjunta para aderir ao mecanismo europeu de Defesa, mas a participação está garantida. A guerra agora é na AR: a direita pode votar contra; a esquerda chumba.
Guiné Equatorial

Portugal "não aceita" pena de morte

249
Mais de três anos depois de aderir à CPLP, a Guiné Equatorial mantém a pena de morte. Augusto Santos Silva diz que Portugal "não aceita".
Augusto Santos Silva

Consulado português em Londres alvo de fraude

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que o consulado português em Londres está a ser alvo de fraude, relativa à venda de marcações para atendimento consular no mercado negro.
Augusto Santos Silva

"Respeito escrupuloso pela soberania de Angola"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal está a assistir às exonerações em Angola com um "respeito escrupuloso pela soberania" do país.
Web Summit

"Rendimento incondicional é contra-intuitivo"

186
Num debate sobre Rendimento Básico Incondicional, na Web Summit, Augusto Santos Silva elencou os desafios que uma política dessa natureza poderia representar. Mas houve quem defendesse a medida.
UNESCO

Portugal na UNESCO é sinal de "reconhecimento"

Augusto Santos Silva considerou que a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO "representa o reconhecimento internacional do empenhamento português no sistema multilateral".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Augusto Santos Silva vai receber Boris Johnson

Augusto Santos Silva vai receber esta sexta-feira o chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, para conversar sobre o Brexit e "o futuro" do Reino Unido.
Brexit

"Não há progressos nas negociações sobre o Brexit"

Em entrevista ao Politico, Santos Silva diz que as negociações sobre o brexit estão longe de progredir. E critica o governo de Theresa May por não ter um discurso comum, havendo tons muito diferentes.
Eleições em Angola

Santos Silva fala em "extraordinária ovação"

O ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou-se surpreendido, em Bruxelas, por uma "extraordinária ovação" ao Presidente da República em Luanda ter sido interpretada por alguns como uma vaia.
Augusto Santos Silva

Declaração do embaixador da Guiné é "inaceitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que as declarações do embaixador da Guiné Bissau sobre a revisão do acordo de transmissão da RTP e RDP são "inaceitáveis", mas a situação já foi esclarecida.
Comissão Europeia

UE. Portugal apoia ideia de ministro das Finanças

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou positiva que a ideia avançada por Juncker sobre a fusão dos postos de comissário europeu dos Assuntos Económicos e de presidente do Eurogrupo.
Furacão

Irma. Repatriamento demora o que for necessário

Ministro dos Negócios Estrangeiros garante que o repatriamento dos portugueses afetados pelo Irma vai demorar o que for preciso. Augusto Santos Silva informou que será usado um avião C130.
Coreia do Norte

Santos Silva: sanções nunca são um fim em si mesmo

Augusto Santos Silva defendeu a necessidade de "esgotar todas as possibilidades de ação político-diplomática" junto da Coreia do Norte antes de equacionar uma iniciativa militar.
Brexit

Brexit. "O tempo é uma grande, grande restrição"

Augusto Santos Silva diz que Europa tem de esperar por uma posição concertada e unida por parte do governo britânico na negociação do Brexit. Mas avisa que o tempo disponível é uma grande restrição.
Orçamento do Estado

"Quem provocar uma crise política vai pagar caro"

1365
Ministro dos Negócios Estrangeiros deixa aviso para negociação da proposta de Orçamento do Estado com partidos à esquerda. Santos Silva diz que Governo deixou para trás a "austeridade mais ortodoxa".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo português saúda Angola pelas eleições

O Governo português saudou hoje o povo e o Governo de Angola pelas eleições gerais realizadas na quarta-feira, manifestando total empenho em trabalhar com a nova liderança política.
Augusto Santos Silva

Santos Silva debateu Venezuela com Rex Tillerson

O ministro dos Negócios Estrangeiros debateu em Washington as situações na Venezuela, que considerou muito delicada, e na Coreia do Norte com o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson.
Venezuela

Venezuela. Portugal espera acordo político

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, considerou que esta semana será "muito intensa" a nível político na Venezuela.
Venezuela

MNE. Não chegou o momento de discutir sanções

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse que ainda não chegou o momento da União Europeia discutir sanções contra a Venezuela.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

"Remodelação não significa uma punição"

O ministro Santos Silva garante que a saída da secretária de Estado dos Assuntos Europeus não teve nada a ver com atraso na transposição de diretivas comunitárias.
Fogo de Pedrógão Grande

Santos Silva defende atuação do Governo

612
Santos Silva diz que a ministra da Administração Interna está “a dar uma lição a toda a gente” na tragédia de Pedrógão Grande e espera que um incidente como o de Tancos não se torne na repetir.
Augusto Santos Silva

Santos Silva responde a críticas de Passos Coelho

O primeiro-ministro em exercício considerou "muito curioso" ouvir críticas sobre o cumprimento do objetivo orçamental por parte dos que "foram incapazes" de o fazer.
Orçamento do Estado

Governo nega cativações no investimento militar

241
PM em exercício, na ausência de Costa para férias, nega que tenha havido cativações na área militar. CDS quer que convença Costa a voltar e a demitir ministros. A isso, Santos Silva não responde.
Augusto Santos Silva

MNE. Ignorância de quem nega alterações climáticas

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, advertiu que quem nega a importância das alterações climáticas demonstra "pura e simples ignorância".
Augusto Santos Silva

Santos Silva garante que tudo funciona nas férias

O primeiro-ministro em funções, Augusto Santos Silva, disse que as férias de António Costa, são "uma situação absolutamente normal" e garantiu que "todas as instituições estão a funcionar".
Guiné-Bissau

Guiné. Santos Silva quer fim da suspensão da RTP

Augusto Santos Silva apelou ao governo guineense que reverta a suspensão da atividade da RTP e RDP no país, avisando que essa decisão cria uma situação "muito problemática" na relação bilateral.
Augusto Santos Silva

Governo apoia quem regresse da Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que há planos de contingência para a Venezuela, mas que, para já, basta "estar preparado" e apoiar os emigrantes que regressaram a Portugal.
Augusto Santos Silva

Problemas atuais exigem "respostas complexas"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, contrariou o discurso populista de que os problemas atuais têm soluções simples, defendendo antes que exigem "respostas complexas".
Augusto Santos Silva

Exército não estudou segurança de Almaraz

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, clarificou que o exército português "não realizou nenhum estudo sobre a segurança" da central nuclear espanhola de Almaraz, em 2010.
Venezuela

Santos Silva. Crise na Venezuela diz respeito à UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu que a crise na Venezuela "também diz diretamente respeito à União Europeia", residirem no país cidadãos europeus.
Augusto Santos Silva

Memória de vítimas portuguesas dos nazis resgatada

Portugal lembrou pela primeira vez as vítimas portuguesas do regime nazi durante a II Guerra Mundial, portugueses "muito esquecidos", mas cuja memória está a ser progressivamente resgatada.
UNESCO

Governo quer "participação portuguesa na UNESCO"

Augusto Santos Silva visitou uma exposição portuguesa na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris, para "projetar a participação portuguesa na UNESCO".
Brexit

Brexit. Cidadãos são prioridade, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros português deu prioridade à defesa dos direitos dos cidadãos europeus residentes no Reino Unido no âmbito do Brexit.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugueses na Venezuela sem "risco acrescido"

Augusto Santos Silva assegurou esta terça-feira que os portugueses residentes na Venezuela não estão em "risco acrescido" devido à crise política, económica e social do país.
Governo

"Com o sr. Dijsselbloem a conversa não é possível"

269
O ministro dos Negócios Estrangeiros português voltou a apontar a porta de saída a Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, depois de o holandês ter feito declarações "sexistas" e "xenófobas".
Augusto Santos Silva

Santos Silva. Relação com Angola é muito rica

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, disse esta sexta-feira que a relação de Portugal com Angola é "muita rica, densa e historicamente consolidada".
Bruxelas

Santos Silva e Azeredo Lopes em Bruxelas

Augusto Santos Silva e Azeredo Lopes vão representar Portugal num Conselho de Negócios Estrangeiros, em Bruxelas, numa sessão onde irão debater a estratégia global de segurança da União Europeia.
Angola

Costa disponível para visitar Angola na primavera

O ministro dos Negócios Estrangeiros português reiterou a disponibilidade de António Costa, para visitar Angola na primavera, mas admitiu que esta deslocação só se realize após as eleições angolanas.
Pena de Morte

Portugal apela na ONU à abolição da pena de morte

Portugal exortou esta segunda-feira na ONU os países que ainda praticam a pena de morte a estabelecerem uma moratória 'de facto' como um primeiro passo para a "total abolição" da pena capital.
Augusto Santos Silva

Augusto Santos Silva inicia hoje visita a Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva chega esta sexta-feira a Luanda para uma visita oficial de três dias, numa deslocação que aposta no reforço da cooperação económica.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva defende aposta da Europa na NATO

Num ano de “muitas ameaças”, “riscos” e “incertezas”, o MNE quer que Portugal tenha um papel de “primeiro plano” nas Nações Unidas. A UE deve profundar a relação com a NATO e a dimensão de segurança.
Dívida Pública

"Falta impulso" para debater endividamento

O número dois do Governo, Augusto Santos Silva, admite que o endividamento excessivo "penaliza" as economias da zona euro e diz que o debate é importante mas que "falta momento e impulso político".
Augusto Santos Silva

Almaraz. MNE reitera intenção de apresentar queixa

Construção de armazéns de resíduos nucleares perto da fronteira entre Portugal e Espanha abriu incidente diplomático. MNE garante que os "procedimentos" para que a lei seja cumprida "serão ativados".
Concertação Social

Em defesa de Santos Silva (e das feiras de gado)

204
Seria um sinal preocupante indicativo de um estado geral de bovinidade do país se um ministro fosse forçado a sair pelo uso da referida expressão numa conversa privada com um amigo de longa data.
Augusto Santos Silva

Santos Silva relaciona crise com mais emigração

Augusto Santos Silva afirmou que Portugal tem "verdadeiramente um problema demográfico" e comentou que "é fácil notar" o efeito da crise económica no aumento da emigração portuguesa.
Itália

Santos Silva "sereno" com referendo em Itália

111
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu o respeito pelos mecanismos da democracia, considerando que "é preciso olhar" para o referendo em Itália, que se realiza no domingo, "com alguma serenidade".
Orçamento do Estado

Santos Silva: Bruxelas "não pediu mais medidas"

Ministro dos Negócios Estrangeiros desvaloriza alertas de Bruxelas sobre Orçamento do Estado e sublinha que "não foram pedidas medidas adicionais". São "excelentes notícias" para o Governo, diz.
Augusto Santos Silva

UE não pode manter "atitude de paralisia"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu que a União Europeia não pode manter "uma atitude de paralisia" perante os problemas que enfrenta.
Augusto Santos Silva

Brexit. Desencorajadas negociações bilaterais

O ministro dos Negócios Estrangeiros português apelou à negociação exclusivamente multilateral da saída do Reino Unido da União Europeia, desencorajando negociações à margem do Conselho Europeu.
Orçamento do Estado

Portugal "não tenciona renegociar a dívida"

219
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu no parlamento que Portugal "não tenciona renegociar a sua dívida", pedindo aos seus credores um corte no 'stock' da dívida.
Augusto Santos Silva

Santos Silva elogia "oposição aguerrida" do PSD

Em entrevista ao jornal i, número dois do Governo diz que caso Galp não foi difícil de gerir e que tem uma inibição no ministério que tutela: o Instituto Camões. Elogia oposição "coerente" do PSD.
Nobel da Paz

Portugal de acordo com atribuição do Nobel da Paz

O Governo português saúda a atribuição do Nobel da Paz ao Presidente da Colômbia pelos seus esforços para pôr fim à guerra civil no país, e espera que motive a continuação das negociações.
Nações Unidas

ONU: Ban Ki-moon quer mulher e Portugal não gostou

153
Ministro dos Negócios Estrangeiros disse ao DN que "não compete ao secretário-geral em funções escolher o próximo". Guterres vai à frente nas votações informais.
Galp

Santos Silva vai lidar diretamente com a Galp

897
O ministro dos Negócios Estrangeiros assumiu que vai lidar "pessoalmente" com todos os assuntos entre o seu ministério e a Galp. Um dos secretários de Estado que foram ao Euro com a Galp é do MNE.
Augusto Santos Silva

Santos Silva diz que EI "está a perder terreno"

O ministro dos Negócios Estrangeiros referiu que o Estado Islâmico está a perder terreno no Iraque e na Síria. Santos Silva participa num encontro com ministros da Defesa e Negócios Estrangeiros.
Augusto Santos Silva

Governo: palavras de Schäuble são "inamistosas"

Santos Silva considera as declarações do ministro alemão das Finanças sobre um eventual segundo resgate de Portugal são "injustificadas e inamistosas". Queixas já seguiram para Berlim.
Brexit

Santos Silva: Reino Unido tem de proteger europeus

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou "absolutamente lamentáveis" atos racistas e xenófobos no Reino Unido e recordou que este país está obrigado a proteger os cidadãos europeus.
Referendo

Santos Silva diz que UE dispensa referendo do BE

O ministro dos Negócios Estrangeiros recomendou "cabeça fria", considerando que não devem ser criadas "complexidades desnecessárias" à atual situação da Europa, sobre a proposta do Bloco de realizar um referendo em caso de sanções europeias.
Orçamento do Estado

"Funcionários" da UE promovem "hostilização"

3186
Augusto Santos Silva diz em entrevista à TSF que "Portugal não aguenta o clima de ameaça constante" dos "funcionários" de Bruxelas, que estão sempre a dizer "isto vai falhar, isto vai falhar".
PS

Consensos: "São uma ideia para evacuar a política"

157
Augusto Santos Silva responde assim à insistência do Presidente para haver consensos. Quanto às fragilidades da "geringonça", questiona: se Aquiles era mortal, "o que fará de nós"? Leia a entrevista
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal disponível para cooperar com Brasil

Na sequência do afastamento de Dilma Rousseff da presidência, o ministro dos negócios estrangeiros Augusto Santos Silva garante que Portugal está disponível para cooperar com o novo governo.
Política

MNE. "Portugal perdeu com seguidismo na UE"

PSD acusa Governo de fazer acordos "com Deus e com o Diabo" na União Europeia, mas ministro dos Negócios Estrangeiros defende que Portugal precisa de "maior plasticidade" nas suas relações com os 27.
Justiça

MNE sem informação "credível" sobre Vicente

Augusto Santos Silva garante que não recebeu informação da parte da Procuradoria-Geral da República, mas confia que relações Portugal-Angola não sejam afetados por indiciação de Manuel Vicente.
Augusto Santos Silva

"Marcelo vai ajudar nos consensos à direita"

200
Em entrevista à Antena 1, o ministro dos Negócios Estrangeiros defende que Marcelo vai ser uma ajuda à criação de consensos à direita. E afasta discussão sobre reestruturação da dívida.
Diplomacia

Portugal estreita relações com Tunísia

Portugal pode colaborar com a Tunísia na formação das forças de segurança, em particular no controlo das fronteiras, estando prevista uma reunião entre os ministros da tutela dos dois países.
Augusto Santos Silva

Há uma "forma indigna" de condicionar o debate

O número dois do Governo recusa a ideia de que a Comissão Europeia decide tendo em conta as opções políticas de um Governo. Em entrevista ao Público, fala na necessidade de consensos com o PSD.
Jornadas Parlamentares PS

Fazer como a direita? Nem como Frei Tomás

127
Augusto Santos Silva diz que o PS não vai fazer o que diz a direita nem o que fez. Já Ana Catarina Mendes acusa Passos Coelho de amnésia. As jornadas terminaram com tiro ao alvo ao PSD.
Crise dos Refugiados

Comissário europeu elogia trabalho de Guterres

Christos Stylianides, comissário europeu responsável pela Ajuda Humanitária, disse que aprendeu muito com a experiência de Guterres sobre refugiados. Comissão admite problemas na resolução da crise.
Síria

Portugal insiste no respeito dos direitos humanos 

Augusto Santos Silva, insistiu, em Bruxelas, na necessidade de respeito pelos direitos humanos no conflito sírio e na reconstrução do país.
País

Feriados religiosos repostos, Santa Sé agradada

3007
A reposição dependia da resposta da Santa Sé às notas verbais enviadas pelos Negócios Estrangeiros. O Observador teve acesso às notas que confirmam o regresso dos dias de descanso religiosos. .
Base das Lajes

"Tomara eu ter encontrado uma solução"

O ministro dos Negócios Estrangeiros lamentou esta terça-feira não ter encontrado uma solução para a Base das Lajes, mas crê que ainda pode "convencer os nossos amigos norte-americanos".
Nações Unidas

ONU. "Não está escrito que tem de ser uma mulher"

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, António Guterres "está à altura" do que é pedido para secretário-geral da ONU.
Cultura

Santos Silva, Tony Carreira e o sonho do sociólogo

3535
O ministro dos Negócios Estrangeiros reagiu à polémica com Tony Carreira e admitiu que nunca consegui cumprir um dos seus sonhos de sociólogo "que era assistir a um concerto de Tony Carreira".
Governo

Ressentimento?E que tal cumprir as regras do jogo?

1835
A oposição não pode esquecer como este governo chegou ao poder, e por isso o ressentimento não vai desaparecer. Mas, ao mesmo tempo, tem de ter sangue-frio e paciência, esperar pelo fim do foguetório
Governo

Costa só conta com esquerda para sobreviver

140
Costa começa com aviso de Passos: Se quer apoio para sobreviver, tem de haver eleições. Santos Silva apela a fim do "ressabiamento". Este é o primeiro dia de Costa em plenas funções.
Governo

Os ministros faz-tudo

Foram vários aqueles que assumiram o cargo de ministro mais que uma vez. Mas não foram muitos os que exerceram várias pastas distintas. Augusto Santos Silva iguala o recorde de Rui Machete.
Governo

Governo PS. Polémica, pressões e 'sacos de gatos'

1942
Ligações ao Face Oculta, guerras com jornalistas, críticas à NATO, ao PCP e ao BE, que "não têm corninhos". Os novos ministros ainda não tomaram posse e já têm algumas polémicas no currículo.
Augusto Santos Silva

É bom recordar como se pode ser baixo na política

3166
Queria agradecer a Augusto Santos Silva. Bem haja por nos recordar como se pode ser manipulador nos argumentos e rasteiro na linguagem. Por nos lembrar como isso foi regra nos seus anos de socratismo.
TVI

Santos Silva vs TVI: "boçalidade, erros e mentira"

352
Depois do artigo de Sérgio Figueiredo no DN, a resposta de Santos Silva: "Roça inúmeras vezes a boçalidade, está cheio de erros e mentiras". Polémica centra-se no fim do programa que detinha na TVI24.
A página está a demorar muito tempo.