910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vídeo. Uma nova viagem sobre Plutão e a sua lua Caronte

Este artigo tem mais de 5 anos

A NASA divulgou imagens da passagem da sonda New Horizons por Plutão, e pela sua lua gigante, Caronte, que forneceu informações surpreendentes sobre o planeta anão.

O mapeamento digital e representação foram levadas a cabo por Paul Schenk e pelo Instituto Lunar e Planetário de John Blackwell, em Houston
i

O mapeamento digital e representação foram levadas a cabo por Paul Schenk e pelo Instituto Lunar e Planetário de John Blackwell, em Houston

O mapeamento digital e representação foram levadas a cabo por Paul Schenk e pelo Instituto Lunar e Planetário de John Blackwell, em Houston

A sonda espacial New Horizons, da NASA, realizou com sucesso uma aproximação histórica a Plutão, que forneceu uma diversidade de informação surpreendente sobre o planeta. Agora, os cientistas da missão criaram um vídeo onde são mostradas imagens únicas desta aproximação, que incluem novas perspetivas de diversos recursos que foram descobertos no planeta anão e que mudaram aquilo que já sabíamos.

O mapeamento digital e representação foram feitos por Paul Schenk e pelo John Blackwell, do Instituto Lunar e Planetário, em Houston.

Segundo o relato do ABC, a viagem por Plutão começa nas terras altas do sudoeste da grande extensão plana de gelo de nitrogénio, informalmente conhecida por Sputnik Panitia. O espectador vê, em primeiro lugar, a margem ocidental de Sputnik, onde se encontra o escuro terreno de crateras, Cthulhu Macula.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A sonda viaja depois para norte, onde passa pelas acidentadas terras de Voyager Terra. Continua rumo a sul, passando por Pioneer Terra, que é constituído por profundos e grandes “poços”. Conclui a viagem em Tártar Dorsa, no extremo este do hemisfério.

O voo sobre a enorme lua Caronte começa no topo do hemisfério onde a sonda New Horizons realizou a sua maior aproximação. De seguida, desce sobre a garganta Serenity Chasma. Voa para norte, passando pela cratera Dorothy Gale e pela escura capa polar Mordor Macula. Desloca-se para sul, percorrendo o terreno norte de Oz Terra e termina nas planícies equatoriais, Vulcan Planum Clarke Montes.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.