A sonda espacial New Horizons, da NASA, realizou com sucesso uma aproximação histórica a Plutão, que forneceu uma diversidade de informação surpreendente sobre o planeta. Agora, os cientistas da missão criaram um vídeo onde são mostradas imagens únicas desta aproximação, que incluem novas perspetivas de diversos recursos que foram descobertos no planeta anão e que mudaram aquilo que já sabíamos.
O mapeamento digital e representação foram feitos por Paul Schenk e pelo John Blackwell, do Instituto Lunar e Planetário, em Houston.
Segundo o relato do ABC, a viagem por Plutão começa nas terras altas do sudoeste da grande extensão plana de gelo de nitrogénio, informalmente conhecida por Sputnik Panitia. O espectador vê, em primeiro lugar, a margem ocidental de Sputnik, onde se encontra o escuro terreno de crateras, Cthulhu Macula.
A sonda viaja depois para norte, onde passa pelas acidentadas terras de Voyager Terra. Continua rumo a sul, passando por Pioneer Terra, que é constituído por profundos e grandes “poços”. Conclui a viagem em Tártar Dorsa, no extremo este do hemisfério.
O voo sobre a enorme lua Caronte começa no topo do hemisfério onde a sonda New Horizons realizou a sua maior aproximação. De seguida, desce sobre a garganta Serenity Chasma. Voa para norte, passando pela cratera Dorothy Gale e pela escura capa polar Mordor Macula. Desloca-se para sul, percorrendo o terreno norte de Oz Terra e termina nas planícies equatoriais, Vulcan Planum Clarke Montes.