Dark Mode 51,4 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Astronomia

Há um planeta-anão com anéis para lá de Plutão

Chama-se Haumea, foi descoberto em 2003 e é o mais desconhecido dos planetas-anão. Contudo, tem uma coisa que os outros não têm: um anel.
Espaço

Vídeo. Uma viagem sobre Plutão e a sua lua

A NASA divulgou imagens da passagem da sonda New Horizons por Plutão, e pela sua lua gigante, Caronte, que forneceu informações surpreendentes sobre o planeta anão.
Plutão

Plutão tem um oceano debaixo do "coração" de gelo

Depois do impacto de um meteorito gigantesco, Plutão ganhou um oceano de água e amoníaco em estado líquido. Estas são algumas das primeiras conclusões depois da passagem da sonda New Horizons.
Plutão

Já se sabe o que são os polígonos de Plutão

Por baixo da capa de gelo de nitrogénio que cobre parte da superfície de Plutão existem correntes que provocam a formação de estruturas poligonais à superfície.

As novas fotografias de Plutão

A NASA divulgou novas fotografias de Plutão. As imagens foram captadas em julho de 2015, mas só agora foram reveladas, uma demora que foi questionada por várias pessoas.
2015-2016

10 momentos da Ciência em 2015

A exploração espacial teve grandes momentos, a começar pela sonda New Horizons que viu Plutão de perto. Na área da biologia e medicina destacámos o cancro, a genética e o ébola.
Espaço

Vamos olhar para Plutão de forma diferente

A gestora de operações da NASA considerou que nunca mais se vai olhar da mesma forma para Plutão, depois da missão da sonda New Horizons.
Plutão

Plutão tem água gelada e céus azuis

As primeiras imagens coloridas da sonda New Horizons revelaram neblinas azuis sobre Plutão e água gelada no pequeno planeta, que em tempos foi o último do sistema solar.

NASA vai revelar algo "surpreendente" sobre Plutão

Dias depois de ter revelado que descobriu sinais de água em Marta, a NASA tem outra descoberta "surpreendente", adiantou o cientista sénior Alan Stern. O que se sabe é que está relacionada com Plutão.
New Horizons

"Plutão sempre foi uma 'carta fora do baralho'"

A chefe de operações da missão New Horizons a Plutão está em Portugal. O Observador falou com Alice Bowman e descobriu alguns pormenores e desafios da missão.
Plutão

Físicos de Aveiro explicam rotação caótica de luas

Físicos da Universidade de Aveiro encontraram explicação para a "rotação caótica" de quatro das luas de Plutão, descoberta há dois meses por cientistas norte-americanos.
New Horizons

Novas fotografias de Plutão: "É complicado"

A NASA divulgou novas fotografias da superfície de Plutão. As imagens de alta-resolução revelam uma "desconcertante variedade de características" que está a deixar os cientistas estupefactos.
New Horizons

Plutão está coberto por uma névoa

Novas imagens de Plutão captadas pela sonda New Horizons revelam que o pequeno planeta está coberto por uma ampla névoa. Esta é apena uma de muitas descobertas feitas nos últimos dias.
New Horizons

Mais novidades de Plutão: uma cordilheira

O novo conjunto de montanhas fica localizado perto do "coração" de Plutão, o Planalto Sputnik. Para a NASA, a descoberta é um bom exemplo da topografia "bem definida" da região.
New Horizons

A intrigante zona lamacenta de Plutão

O misterioso terreno, batizado de "planície Sputnik", foi revelado pela New Horizons, sonda espacial que capturou as primeiras imagens em alta resolução do planeta anão.
Plutão

Plutão. De planeta anão a meme da net

A imagem tirada esta terça-feira a Plutão pela sonda New Horizons já corre pelas redes sociais: em forma de meme. O Observador mostra-lhe os melhores.
New Horizons

Montanhas na nova imagem de Plutão

A NASA já recebeu novas informações da New Horizons, a sonda espacial que se cruzou ontem com Plutão e com o seu sistema de luas. Veja tudo aqui.
New Horizons

New Horizons. Plutão à vista!

Nove anos depois, a sonda espacial New Horizons chegou ao seu destino. Já há imagens e a NASA promete fotografias de alta-resolução já amanhã. Por agora, a viagem para a New Horizons continua.
Atualidade

A humanidade chega a Plutão

A mais de cinco mil milhões de quilómetros da Terra está Plutão. Em 2006, a NASA lançou a New Horizons em direção ao planeta-anão. Nove anos depois, a sonda atinge o ponto máximo de aproximação.
New Horizons

O fim de uma era na exploração espacial

A passagem da sonda New Horizons por Plutão marca o culminar da exploração espacial do sistema solar. A humanidade conseguiu explorar o quintal das traseiras, falta sair para a rua.

Plutão. Mistérios podem ser revelados dia 14

A sonda da NASA New Horizons, o primeiro veículo especial feito para estudar Plutão e as suas luas, está prestes a sobrevoar o planeta anão no dia 14 de julho.
A página está a demorar muito tempo.