Chester Bennington, um dos vocalistas dos Linkin Park foi encontrado morto na sua residência em Palos Verdes Estates, em Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia, esta quinta-feira. A informação foi avançada pelo site TMZ e mais tarde confirmada pelo departamento médico-legal de Los Angeles à Associated Press.
De acordo com a mesma fonte, o cantor ter-se-á enforcado. O corpo foi encontrado às 9h00 locais (17h00 em Lisboa). O porta-voz do médico legista disse em declarações à Associated Press que se trata de “suicídio aparente”, se adiantar mais pormenores. A morte de Bennington está a ser investigada.
Mike Shinoda, rapper e outro vocalista da banda, já reagiu à morte de Bennington no Twitter. “Chocado e de coração partido, mas é verdade. Um comunicado oficial vai ser divulgado assim que o tivermos”, pode ler-se na publicação.
Shocked and heartbroken, but it's true. An official statement will come out as soon as we have one.
— Mike Shinoda (@mikeshinoda) July 20, 2017
Também o comediante e apresentador de televisão Jimmy Kimmel se manifestou acerca da morte do vocalista no Twitter. “Chester foi um dos homens mais amáveis que eu tive no meu programa. O meu coração fica partido pela sua família e amigos. Ele vai fazer falta de uma forma terrível”, pode ler-se na publicação.
Chester was one of the kindest men I've had on my show. My heart breaks for his family and friends. He will be missed terribly.
— Jimmy Kimmel (@jimmykimmel) July 20, 2017
Bennington morreu no mesmo dia em que o amigo Chris Cornell faria 53 anos. O vocalista do Soundgarden e do Audioslave, Cornell cometeu suicídio, também por enforcamento, em maio deste ano. Na altura, Bennington cantou a música “Hallelujah”, de Leonard Cohen, no seu funeral e escreveu uma carta ao amigo, que partilhou no Twitter.
.@ChesterBe & Brad performed 'Hallelujah' at Chris Cornell's funeral. Heartbreaking performance ???? #RIPChrisCornellhttps://t.co/vY8rUKSW4n pic.twitter.com/p3WnNWcBHp
— Linkin Park Live (@LPLive) May 26, 2017
Chester Bennington tinha 41 anos e era pai de seis filhos, um deles adotivo, de duas mulheres. Há vários anos que o cantor enfrentava problemas relacionados com drogas e álcool. Bennington já tinha admitido no passado que considerou cometer suicídio porque tinha sido abusado em criança por um homem mais velho, recorda a TMZ.
O cantor juntou-se aos Linkin Park em 1999. Foi com o lançamento do álbum de estreia da banda, intitulado “Hybrid Theory”, que Bennington se tornou conhecido, em 2000. Desse álbum faziam parte temas como “In the End”, “Crawling” e “One Step Closer”. O disco vendeu dez milhões de cópias só nos EUA.
Três anos mais tarde, o cantor deu voz para o álbum “Meteora” da banda. Em 2005, Bennington formou a sua própria banda de rock porque tinha composto algumas músicas que não se adequavam ao estilo dos Linkin Park. Chama-se “Dead by Sunrise”. Foi vocalista dos Stone Temple Pilots, entre 2013 e 2015.
O cantor estava atualmente a trabalhar no desenvolvimento de um programa de televisão chamado “Mayor of the World”. Esta não seria a estreia de Bennington no mundo da representação. Em 2006, tinha feito uma pequena participação no filme de ação “Crank”, de Mark Neveldine e Brian Taylor.
Os Linkin Park estrearam-se em Portugal em setembro de 2003, no Pavilhão Atlântico. Mas a banda norte-americana esteve em Portugal várias vezes: em 2004, para o Super Bock Super Rock, em 2007, para o festival Alive, em Oeiras, e, em 2009, para o festival Rock One, em Portimão. A última vez que estiverem em território português foi na festa dos 10 anos do Rock in Rio Lisboa, em 2014. Já tinham estado no Rock in Rio em 2008, 2010 e 2012. Em 2014, a banda partilhou no Youtube um vídeo da digressão europeia, no qual mostrou os momentos passados em Lisboa.
A última atuação dos Linkin Park aconteceu, no passado fim de semana, no festival Hellfes, em França, onde foram cabeças de cartaz. A banda tinha já alguns concertos agendados até outubro, no âmbito da digressão pelos EUA do seu mais recente álbum, “One More Light “, editado em maio. A 27 de julho deveria atuar no Xfinity Center, em Mansfield, no estado norte-americano de Massachusetts, e em Nova Iorque a 28 de julho.