Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Robô descobriu depósitos de combustível nuclear derretido em Fukushima

As primeiras imagens de depósitos de combustível nuclear derretido, em Fukushima, Japão, foram capturadas u

i

Mais de 18.500 pessoas morreram ou desapareceram quando um terramoto desencadeou um tsunami, que consequentemente provocou o colapso da Central Nuclear de Fukushima, em 2011

Mais de 18.500 pessoas morreram ou desapareceram quando um terramoto desencadeou um tsunami, que consequentemente provocou o colapso da Central Nuclear de Fukushima, em 2011

O Little Sunfish, um robô subaquático, capturou imagens que mostram depósitos gigantes que se acredita estarem cheios de combustível nuclear derretido que cobrem um reator danificado da Central Nuclear de Fukushima, no Japão. A sua missão durou três dias e terminou no passado sábado.

O Little Sunfish é controlado remotamente. Foi através dele se conseguiu encontrar grandes quantidades de rochas sólidas de lava e pedaços de lava em camadas por baixo do reator da Unidade 3 desta Central Nuclear, que foi atingida durante o tsunami de 2011 e causou o acidente nuclear mais grave desde Chernobyl.

Mais de duas mil pessoas foram obrigadas a sair das suas casas devido a uma possível contaminação nuclear, já que os três reatores falharam depois de ter sido atingidos pela água e ficarem inundados.

Parte dos reatores danificados ainda estão altamente contaminados com a radiação e, por essa razão, a robótica tem desempenhado um papel importante na investigação e na limpeza da central, que mesmo assim deverá demorar décadas, segundo o porta-voz da Tokyo Electric Power Company (Tepco), Takahiro Kimoto, citado pelo The Guardian.

Localizar e analisar os detritos de combustível e danos em cada um dos três reatores destruídos em 2011 é parte crucial do processo de desmantelamento da central. Até agora as buscas pelo combustível derretido nos outros dois reatores não teve sucesso.

Na passada sexta-feira, o robô detetou detritos de combustível derretido pela primeira vez desde o terramoto e o tsunami de 2011, segundo a Tepco.

Existe uma grande possibilidade dos objetos solidificados sejam misturas de metal derretido e combustível”, disse um porta-voz da Tepco, citado pela BBC.

A empresa disse que era necessário mais tempo para analisar os resíduos encontrados por baixo de um núcleo da Unidade 3, dentro de um recipiente de contenção do reator daquela Unidade.

Durante a investigação desta semana, as câmaras montadas no robô revelaram os danos extensos causados pela fusão do núcleo, com detritos de combustível misturados com peças de reator partidos.

Mais de 18.500 pessoas morreram ou desapareceram quando um terramoto desencadeou um tsunami, que provocou o colapso da Central Nuclear de Fukushima, em 2011.

Três ex-executivos da Tepco estão atualmente a ser julgados por acusações de negligência.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.