828kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fukushima

Sismo

Japão: sismo de magnitude 6 perto de Fukushima

A empresa que opera a central desativada de Fukushima não detetou "nenhuma anomalia" no complexo da central, provocada pelo abalo, nem na central nuclear de Onagawa, na região vizinha.
Fukushima

Japão e China discutem água de Fukushima

Decisão do Governo japonês de começar a libertar a água radioativa armazenada no seu interior foi aprovada Agência Internacional de Energia Atómica. Acidente na central data de 2011.
Japão

Sismo de 5,8 suspende descargas em Fukushima

Não tendo resultado num tsunami ou causado danos, o sismo que teve o epicentro a 50 quilómetros no fundo do mar levou a central de Fukushima a parar com as descargas de água radioativa tratada no mar.
Fukushima

Fukushima regista e contém fuga de água radioativa

A central nuclear de Fukushima registou uma fuga de 5,5 toneladas de água radioativa, mas que foi contida no interior do complexo. Operadora garante que não teve repercussões no exterior da central.
Fukushima

Central tem de indemnizar deslocados de Fukushima

O tribunal ordenou à TEPCO o pagamento de um total de 23,5 milhões de ienes (149 mil euros) a 44 dos 47 queixosos e isentou o governo de responsabilidade.
Fukushima

4 trabalhadores atingidos por água contaminada

Quatro trabalhadores de Fukushima foram atingidos por água contaminada. Dois deles foram hospitalizados, mas o seu estado é estável. A Tepco está a analisar medidas para evitar que se repita.
Japão

Fukushima. Arrancou 2ª fase de descarga da água

A descarga começou às 2h18 em Lisboa, disse um porta-voz da Tokyo Electric Power. A Tepco tinha anunciado há uma semana a conclusão das inspeções à primeira fase de descarga.
Fukushima

Arranca a 2ª fase de descarga da água de Fukushima

A descarga no mar foi aprovada pela Agência Internacional da Energia Atómica, mas o projeto provocou uma crise diplomática entre o Japão e a China, que suspendeu as importações de produtos do mar.
Fukushima

Japão. China contrasta com apoio internacional

Japão confirma que a libertação de água é conduzida de acordo com as normas de segurança internacionais. País planeia descarregar mais de 1,3 milhões de m3 de água de Fukushima no Oceano Pacífico.
Japão

Japão apresenta queixa contra China na OMC

Tóquio garante que as descargas de água residual da central de Fukushima são inofensivas e por isso contesta o fundamento às restrições chinesas que impuseram restrições às importações nipónicas.
Fukushima

Fukushima. Japão pede para travar assédio à China

"Devo dizer que é lamentável", afirmou Fumio Kishida, sobre as reações da população chinesa à libertação de águas residuais da central nuclear de Fukushima.
Fukushima

Japão liberta águas radioativas. O que significa?

Especialistas dizem que a contaminação será mínima, mas os pescadores estão preocupados o negócio e as pessoas com a segurança alimentar. Ambientalistas dizem que o oceano já tem pressão suficiente.
Fukushima

Fukushima. Protestos e China proíbe marisco

O Japão está "obrigado a enfrentar a condenação internacional durante muitos anos", aponta o governo chinês face à descarga de águas contaminadas que já motivou três manifestações.
Fukushima

Descarga. Primeiro-ministro visita Fukushima 

O primeiro-ministro do Japão anunciou que irá visitar Fukushima no domingo, antes de decidir uma data para libertar no mar água tratada da central nuclear, algo que deve começar no final do verão.
Coreia do Sul

Oposição quer fim das descargas de Fukushima

"O governo japonês deve parar com esse plano, pois a descarga será mortal para os oceanos e isso vai afetar-nos a todos", disse Seong Gon-wi, membro do Partido Democrático da Coreia do Sul.
Fukushima

Coreia do Norte critica medida aprovada pela AIEA

O regime norte-coreano opõe-se à descarga de água de Fukushima sublinhando que esta vai ter "um impacto negativo fatal sobre a vida humana, a segurança e o ambiente ecológico".
Fukushima

AIEA divulga plano para águas de Fukushima

O governo japonês pretende descarregar a água no oceano depois de a tratar com um sistema de descontaminação que elimina todos os elementos radioativos. O tsunami levou à fusão de três reatores.
Guerra na Ucrânia

Zaporíjia. Técnicos alertam para desastre nuclear

Dois funcionários que falaram à Sky News sob anonimato mostraram-se muito preocupados com as falhas de energia que têm afetado a central e também com a falta de técnicos especializados. 
Noticiário

15h. Túrquia e Síria com mais mortes que Fukushima

Ainda há muitos desaparecidos, os capacetes brancos sírios alertam para o "momento crucial que se vive no terreno". Ainda, 10º pacote de sanções à Rússia deve ser aprovado nas próximas semanas.
Japão

Governo japonês: águas de Fukushima "são seguras"

No início do mês foi autorizada a descarga no oceano Pacífico de água contaminada e tratada, acumulada na antiga central de Fukushima. O governo japonês afirma que as águas "são seguras".
Energia Nuclear

Japão quer libertar água de Fukushima no oceano

As autoridades japonesas pretendem filtrar 1.3 milhões de toneladas de água de uma antiga central nuclear (desativada) de Fukushima e garantem que é possível remover os isótopos nocivos à saúde.
Acidente Nuclear

Fukushima: aldeia habitável 11 anos depois 

Governo nipónico tem realizado operações em larga escala de descontaminação das várias localidades na região de Fukushima atingidas pelo desastre nuclear de 11 de março de 2011.
Japão

Japão vai reiniciar reator igual aos de Fukushima

As autoridades pretendem reiniciar a unidade, na região de Shimane, o mais tardar até 2023. Lembram a importância da energia num contexto de oferta limitada e de aumento dos preços dos combustíveis.
Fukushima

Sismo provoca anomalias nas centrais nucleares

Um terramoto de magnitude 7,3 abalou esta quarta-feira a costa de Fukushima, no norte do Japão, desencadeando um alerta de 'tsunami', anunciaram as autoridades japonesas.
Fukushima

Japão assinala 11 anos da catástrofe de Fukushima

Pela primeira vez, nenhuma cerimónia de envergadura nacional foi organizada em memória das vítimas, depois de o Estado japonês ter decidido, no ano passado, não voltar a evocar este dia.
Fukushima

Controlada libertação de água da central Fukushima

A Agência Internacional de Energia Atómica vai controlar a saída de água da central para o mar, visto que consideraram poder representar um risco para a saúde humana e para o ambiente.
Fukushima

Fukushima monitorizada por agência nuclear da ONU

O Governo japonês decidiu, em abril, começar a descarregar a água radioativa, dois anos depois de ter construído as instalações adequadas.
Fukushima

Japão responde à China e dá garantias de segurança

"Água será diluída de modo que [a concentração de trítio] seja um sétimo do nível máximo considerado seguro para a água potável", diz o vice-primeiro-ministro japonês, em resposta à China.
Fukushima

Fukushima. Libertação de água pode mudar ADN

A organização ambiental alerta que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo com potencial para danificar o ADN humano.
Fukushima

Absolvidos ex-responsáveis da central de Fukushima

Ex-responsáveis estavam acusados de não terem tomado as medidas necessárias para evitar o desastre nuclear, que foi provocado pelo violento sismo seguido de um tsunami, a 11 de março de 2011.
Acidente Nuclear

Fukushima. Água contaminada pode acabar no oceano

Com falta de espaço para armazenar água contaminada, o governo japonês admite o pior cenário: despejar toneladas de água no oceano. O espaço de armazenamento termina em 2022.
Fukushima

Fukushima começa a desmantelar central nuclear

É o princípio de um processo há muito esperado. Iniciou-se nesta segunda-feira o desmantelamento da central nuclear que deverá prolongar-se por décadas.
Fukushima

Japão admite que radiação matou trabalhador

Pela primeira vez, o governo japonês admitiu que a morte de um trabalhador de uma central nuclear em Fukushima foi causada por exposição a radiação e terá de indemnizar a família.
Ciência

Tsunami do Japão levou novas espécies para os EUA

Quase 300 espécies marinhas foram transportadas do Japão para a costa oeste dos EUA depois do tsunami de 2011, que, juntamente com o terramoto e o acidente nuclear de Fukushima, devastou o país.
Fukushima

Descoberto combustível nuclear em Fukushima

As primeiras imagens de depósitos de combustível nuclear derretido, em Fukushima, Japão, foram capturadas u
Sismo

Sismo de magnitude 5,6 em Fukushima

Um sismo de magnitude de 5,6 na escala aberta de Richter abalou esta quinta-feira a região de Fukushima e o nordeste do Japão. O sismo foi registado às 1h11, hora de Lisboa.
Fukushima

Fukushima. Ex-dirigentes da central julgados

Três antigos dirigentes da operadora da central nuclear de Fukushima Daiichi começaram a ser julgados em Tóquio por alegada negligência. Este é o primeiro processo penal relacionado com a tragédia.
Japão

Japão age para que Fukushima não afete Tóquio2020

O Governo do Japão e a operadora da central nuclear de Fukushima afirmaram estar a trabalhar no desmantelamento da central para que as consequências do acidente nuclear não afetem Tóquio2020.
Fukushima

Desmantelar Fukushima pode custar 170 mil milhões

O custo estimado para desmantelar a central nuclear japonesa de Fukushima, compensar residentes e descontaminar o ambiente após o acidente de 2011 pode ultrapassar os 170 mil milhões de euros.
Fukushima

Japão. 27 imagens da zona proibida de Fukushima

Um fotógrafo natural da Malásia escapou à polícia e conseguiu entrar na zona proibida de Fukushima. Sentiu os químicos no ar. E entrou nos supermercados, onde tudo estava parado desde 2011. Veja aqui.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas