O vice-presidente do Benfica João Varandas Fernandes decidiu abandonar o cargo de presidente da Comissão de Honra da candidatura de André Ventura à câmara municipal de Loures, confirmou o candidato apoiado pelo PSD ao Observador. André Ventura explica que a saída do dirigente benfiquista está relacionada com os “comentários sobre a etnia cigana” e diz que se se sente “cada vez mais sozinho neste caminho.”

A polémica em torno da candidatura de André Ventura começou com duas entrevistas do candidato, onde fez comentários sobre a comunidade cigana. Primeiro, numa entrevista ao Notícias ao Minuto a dizer que “há minorias no nosso país que acham que estão acima da lei” e, depois, numa outra ao jornal i, onde afirmou que “os ciganos vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado.”

André Ventura, em declarações ao Observador, lamenta “a saída da candidatura e do projeto” de alguém que considera “amigo e uma referência para os lourenses”. Ainda assim, o candidato do PSD garante:

Não vou voltar atrás naquilo que disse sobre a comunidade cigana nem alterar a essência do meu projeto para Loures. Apesar de me sentir cada vez mais sozinho neste caminho, vou continuar“.

Após as declarações sobre a comunidade cigana, André Ventura já perdeu o apoio do CDS — que avançou com candidatura própria no município — e também viu a vice-presidente do PSD, Teresa Leal Coelho, repudiar as declarações por considerar que “generalizam comportamentos” e “só perpetuam os preconceitos e estigmatizam comunidades que fazem parte integrante do tecido demográfico das nossas cidades”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR