Notícias, fotografias, horas em direto e um nome: “Frida Sofia” — uma menina que estaria viva e presa nos escombros do colégio Enrique Rébsamen que ruiu após o terramoto na Cidade do México. Há pouco, uma reviravolta inesperada: o sub-Secretário da Marinha Armada do México, Ángel Enrique Sarmiento, confirmou que não há indícios de nenhuma criança viva presa debaixo das ruínas da escola e confirmou que o colapso do colégio fez 25 mortos – 19 crianças e seis adultos.

Um porta-voz da Marinha, que coordenou as operações na escola, disse que há indícios de que uma pessoa poderá estar viva entre os escombros, mas que será uma funcionária e não uma aluna. A mesma fonte disse que 11 alunos foram retirados com vida da escola, onde morreram 19 crianças e seis adultos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A estação de televisão mexicana Televisa, que transmitiu em direto as operações de socorro na escola, exigiu explicações da Marinha, referindo que todas as informações sobre a presença de uma criança tinham sido dadas pelas autoridades.

A marinha do México anunciou esta manhã que recuperou o cadáver de um funcionário da escola Enrique Rebsamen, As equipas de resgate estão a remover pó e pedras ao ritmo de um balde de cada vez e passam um ‘scanner’ sobre os escombros de hora a hora, para ver se há sinais de calor que possam indicar a presença de sobreviventes soterrados.

A história de “Frida Sofia” tem corrido a imprensa internacional nas últimas horas, com a comunicação social um pouco por todo o mundo a acompanhar, em direto, as operações de resgate no colégio. As equipas de salvamento teriam encontrado uma menina de 12 anos, com vida, num local onde ainda poderiam estar outras pessoas vivas.

A informação que circulava era a de que a criança já teria até recebido água através de uma pequena mangueira e também máscaras de oxigénio. O El País chegou a citar fonte da Secretaria da Marinha que dizia que o resgate estaria “muito próximo” e que a menina teria confirmado ter outras crianças perto dela.

Durante a tarde desta quinta-feira, porém, já tinha sido confirmada a informação de que todas as “Sofias” do Colégio já tinham sido identificadas e que o nome “Frida Sofia” não constava nos registos. Chega agora a informação, dada aos microfones das televisões mexicanas, de que afinal nem sequer há ninguém vivo debaixo dos escombros…

O drama das últimas horas de “Frida Sofia”, a menina de 12 anos que ainda espera ser resgatada