Protótipo de um pequeno citadino, marcado por um exterior rétro-futurista, um habitáculo ultramoderno e propulsão eléctrica, o Honda Urban EV Concept é o mais recente passo de um construtor que anunciou, recentemente, pretender acelerar a sua entrada na mobilidade eléctrica.

Honda. Para a Europa, só híbridos ou eléctricos

Mas as linhas exteriores deste protótipo fazem-nos lembrar algumas propostas emblemáticas de outros tempos, nem todas parte da história da Honda…

Previsto para daqui a dois anos, segundo o fabricante, o Honda Urban EV não esconde as parecenças, por exemplo, com os pequenos hatchbacks dos anos 70 e 80, produzidos tanto no Japão, como na Europa. Entre estas propostas, muitas delas referências na história do próprio automóvel, surge o primeiro Volkswagen Golf. Modelo que, com os seus estreitos pilares A e uns bem mais largos últimos pilares, parece ter encontrado sucessor neste Honda Urban EV Concept, cujas rodas também estão bem nos extremos. Tal como acontecia, aliás, com o primeiro dos Golf.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas também há semelhanças com o Fiat 126, ou até mesmo o seu sucessor, o 127. Produtos que, tal como Honda Urban EV Concept, faziam das linhas direitas e do “olhar” sério, imagem de marca. Ainda que com as devidas diferenças, nomeadamente no último pilar, que é bem mais fino no Fiat 126.

Se está já a pensar que, com este concept, a Honda pouco mais fez do que reinterpretar tendências de design europeias de outros tempos, desengane-se. O Urban EV não deixa de evocar também modelos que fizeram a história do construtor de Tóquio. Como, por exemplo, o popular N600, ou até mesmo a primeira geração Civic. Propostas às quais o protótipo parece ter ido buscar, entre outros elementos, as ópticas dianteiras circulares e as cavas das rodas arredondadas, duas particularidades do N600. Ou o desenho ligeiramente curvo do tejadilho, a cair sobre a traseira, uma característica do Civic original.

Mas se estes modelos parecem ter contribuído, de alguma forma, para o concept que a Honda deu a conhecer em Frankfurt, e que tanto impacto parece ter causado, a verdade é que nenhum automóvel ou estudo terá contribuído mais que o inicial EV-N Concept – protótipo que está, assumidamente, na origem do Urban EV.

Recorde-se que a Honda pretende apresentar a versão de produção deste citadino eléctrico, destinado aos mercados europeus, já em 2019. Enquanto esse momento não chega e a marca não divulga mais informações sobre o modelo, partilhe connosco o que pensa. Onde acha que a Honda foi buscar inspiração para este Urban EV Concept? Gosta, ou nem por isso?