A Europa continua a assistir à recuperação da venda de veículos novos, com o número de unidades transaccionadas a aumentar 5,4% em Agosto, atingindo um total de 899.272 unidades, crescimento que desce para 4,2% se considerarmos os oito primeiros meses do ano, durante os quais se venderam 10.517.629 automóveis.
Comparando os valores relativos a Portugal com a média europeia (a 27), temos que o nosso país aumentou 11,3% em Agosto e 8,1% no acumulado do ano, bem acima dos principais países do Velho Continente, onde os cinco mais populosos apenas subiram, em média, 5,7%.
Por marcas, as vendas continuam a ser lideradas folgadamente pela Volkswagen, que perdeu 1,1% ao longo dos primeiros oito meses de 2017, mas transaccionou 1.136.861 veículos. A 2ª posição pertence à Renault, com 758.270 unidades (+5,6%), seguida da Ford (720.312 e +1,4%), Opel/Vauxhall (650.637 e -3,0%) e Peugeot (617.845 e +5%).
Entre as marcas de luxo é a Mercedes que mais vende (605.515 e +10,7%), seguida da Audi (558.247 e +0,4%) e BMW (538.997 e +1,7%).
Nos japoneses e coreanos, a Toyota é a mais popular, com 461.463 e 16,3%, seguida da Hyundai (340.145 e +2,6%), Nissan (385.500 e +5,6%) e Kia (313.300 e +5,9%).
Analisando a evolução das vendas por grupos de construtores conclui-se que o Grupo Volkswagen continua destacado no 1º lugar, com 25,37% dos veículos transaccionados, seguido (de longe) pela PSA (já com a Opel e a Vauxhall), com 15,17%, mas com o grupo francês a ter muito perto a Renault-Nissan (já com a Mitsubishi), com 14,55%. A uma distância confortável vem a Daimler (7,11%), Hyundai-Kia (6,65%), BMW (6,55%), Ford (5,97%), FCA (5,84%), Toyota (4,94%) e Suzuki (1,85%).
Em matéria de veículos, o mais popular continua a ser o Volkswagen Golf, que comercializou 304.943 unidades nos primeiros oito meses, no que foi seguido pelo Renault Clio (222.270), Volkswagen Polo (207.688), Opel Corsa (167.404), Nissan Qashqai (166.100), Peugeot 208 (161.944), Opel Astra (160.704).
O utilitário que mais vende é o Clio, seguido do Polo, Corsa, 208 e Citroën C3, enquanto no segmento médio é o Golf que lidera, à frente do Astra e Skoda Octavia, para no segmento superior ser o Mercedes Classe C a ser o mais pretendido, seguido do Volkswagen Passat e Audi A4.
Entre os SUV, nos mais pequenos é o Renault Captur que fala mais alto, surgindo depois o Peugeot 2008 e o Opel Mokka. No segmento médio é o Nissan Qashqai o líder de vendas, seguido de perto pelo Volkswagen Tiguan, Peugeot 3008 e Hyundai Tucson.