O conselho do banco Sabadell vai decidir esta quinta-feira à tarde se irá mudar a sua sede de Barcelona mas, de acordo com o El Confidencial, a medida já estará tomada e passará pela passagem para Alicante.

Como explica a publicação espanhola, as últimas intervenções públicas dos vários intérpretes da crise na Catalunha, pautadas pelas mensagens de paz e serenidade, “existe um enorme nervosismo entre os clientes e os acionistas dos bancos catalães, que acumulam quebras de 10% desde o início da crise política após o referendo”.

Recorde-se que, durante a semana, o banco liderado por Josep Oliu tinha destacado a existência de uma espécie de plano de contingência em caso de independência da Catalunha, mas cedo se percebeu que isso não seria suficiente para acalmar os ânimos. A provável passagem para Alicante funciona como “um gesto simbólico para evitar uma possível fuga de depósitos”, entre outras salvaguardas.

As notícias tiveram também o condão de transformar o mercado e as ações do Sabadell numa autêntica montanha-russa ao longo desta manhã de quinta-feira, passando para terreno positivo e quebrando a linha de quebra dos últimos dias. O El Confidencial levanta também a possibilidade do CaixaBank tomar a mesma atitude, neste caso para a Palma de Maiorca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR