Rádio Observador

Compras

Às compras no CCB. O Mercadito Blog da Carlota está de volta

205

Sete meses depois da última edição, o Mercadito Blog da Carlota regressa ao CCB no próximo sábado. Do vestuário e da decoração infantis à moda feminina, há mais de 90 marcas já a piscar olho ao Natal.

Fernanda Ferreira Velez, a organizadora do mercado, desafiou as marcas a criarem pequenas coleções já a pensar no Natal.

Princesas que contam histórias, mais de 90 marcas com banca montada e o lançamento de um livro — o Mercadito Blog da Carlota está de volta ao CCB no próximo sábado e promete ser o destino de romaria do costume. Para Fernanda Ferreira Velez, que há seis anos transformou um blogue em mercado, a 18ª edição traz uma responsabilidade acrescida. Por um lado a fórmula é de sucesso — na última edição, passaram pelo Mercadito quase 10 000 pessoas e as marcas mais assíduas garantem ter subido sempre as vendas –, por outro um público cada vez mais exigente. Para a organizadora a solução passa por juntar novas marcas ao catálogo.

Quero é que o Mercadito abranja todos os estilos, do clássico ao cool. Há cinco anos, o que estava na moda era o exagero — a gola, o laço, a renda, tudo misturado. Hoje, voltou-se ao clássico, mas mais clean. Quando eles crescem já apetece pôr umas coisas mais sóbrias, uns cortes mais direitos. Quis que o Mercadito refletisse esse lado mais eclético”, afirma Fernanda.

Mudam-se os tempos, mudam-se as modas e parece que a mesma lógica se aplica aos mais pequenos. Além do vestuário e acessórios, o Mercadito volta a apostar em marcas de decoração. Os candeeiros, as almofadas, as mantas e os objetos meramente decorativos podem ser para o quarto dos miúdos, mas no final quem acha piada são os pais. Nas últimas edições, Fernanda introduziu um novo universo no Mercadito. A moda feminina está a ganhar terreno, com destaque para a joalharia. Para Fernanda Ferreira Velez, não é demasiado cedo para começar a pensar no Natal. O mercado do próximo sábado acontece sob o tema “Christmas Preview”, com cada uma das marcas a apresentar uma coleção cápsula, já a pensar na quadra que aí vem.

Jogos, histórias e pinturas faciais, o programa é de sonho, sobretudo para os pais que podem fazer compras descansados © Divulgação

E porque para as crianças andar às compras não é lá grande programa, o mercado está munido dos devidos entretenimentos. As princesas da Disney, um sucesso da última edição, voltam para contar histórias e para se juntarem a outras mascotes. As pinturas faciais, esse clássico de todas as festas com um público-alvo abaixo dos 10 anos, também não faltam.

“O principal critério para as marcas estarem ali é o meu gosto pessoal”, conta a organizadora. O principal objetivo do Mercadito Blog da Carlota continua a ser divulgar marcas portuguesas e deixá-las mais à mão de semear. Algumas propuseram-se para fazer parte da seleção final, outras foram convidadas pela própria organizadora. O que quase todas têm em comum é o facto de não terem pontos de venda físicos. Aproveitam o mercado para contactar diretamente com o público e para dar aos clientes a possibilidade de verem as peças ao vivo.

One of Us, uma das novas marcas de roupa para crianças, sem folhos nem laços © Divulgação

São mais de dez as marcas que se juntam pela primeira vez ao mercado. Do lado das senhoras crescidas, há umas quantas novidades, a começar por Pureza Mello Breyner. A designer não vai levar os seus famosos vestidos de noiva para o CCB, mas sim uma seleção de vestidos de festa, já a piscar o olho à noite da consoada. Maria Avillez é um reforço de peso na secção da joalharia. As peças fogem às joias convencionais e assumem as formas de aranhas e lagartos. Já a TIWI promete deixar todas as fãs de óculos de sol pelo beicinho. Para os miúdos, marcas como a Lobo Mau, a One of Us e a Moki & Mar querem pôr fim à era dos folhos brancos e mostrar que riscas, animais ilustrados e peças sem género é que estão a dar.

Esta edição do Mercadito fica ainda marcada pelo pré-lançamento do livro Carlota e Carminho — Histórias para adormecer. A autora é a própria Fernanda Ferreira Velez que, depois de ceder aos pedidos das duas filhas, noite após noite, decidiu publicar o seu primeiro livro infantil.

O quê? Mercado Blog da Carlota
Quando? 28 de outubro, das 10h às 19h
Onde? Centro Cultural de Belém, Praça do Império (Lisboa)
Quanto? 2€

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mgoncalves@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)