O tenista português Gastão Elias apurou-se esta quinta-feira para as meias-finais do ‘challenger’ de Guayaquil, ao derrotar o argentino Guido Andreozzi, em dois ‘sets’.

Nos quartos de final do torneio equatoriano, o número três nacional não teve dificuldades para se impor ao 180.º jogador mundial, vencendo com os parciais de 6-3 e 6-3, em uma hora e 17 minutos.

Elias, que esta semana ocupa a 127.ª posição do ‘ranking’ ATP, até começou mal, sofrendo o ‘break’ logo de início, mas conquistou quatro jogos consecutivos para alcançar um ascendente que só viu perigar no sétimo jogo.

Depois de Andreozzi lhe quebrar o serviço, o sexto cabeça de série do ‘challenger’ de Guayaquil conseguiu o ‘contra-break’ e embalou para a vitória por 6-3 no primeiro ‘set’.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A toada de ‘breaks’ estendeu-se ao segundo parcial, com os dois primeiros jogos a caírem para o jogador que respondia. A troca de ‘breaks’ acabou no terceiro jogo, com os dois a segurarem o seu serviço até ao 3-3.

No sétimo jogo, o jogador da Lourinhã comprovou a sua maior experiência em momentos decisivos, conquistando o ‘break’ que lhe permitiu impor-se no segundo ‘set’ por 6-3.

Nos últimos quatro ‘challengers’ em que participou, Elias chegou, pelo menos, aos quartos de final de todos, sagrando-se vencedor em Campinas (Brasil) e sendo semifinalista em Buenos Aires (Argentina). Na semana passada, foi aos quartos de final do torneio de Lima (Peru).

Nas meias-finais em Guayaquil, o número três português vai defrontar o vencedor do encontro entre os argentinos Facundo Bagnis e Nicolas Kicker, o seu ‘carrasco’ em Lima e Buenos Aires.