“Câmara de gás”: é assim que está a ser chamada a capital indiana. Em Nova Deli, o índice de qualidade do ar atingiu o nível máximo, numa escala em que acima dos 100 o ar é considerado insalubre. A Associação Médica Indiana (IMA, sigla em inglês) declarou emergência de saúde pública, depois do terceiro dia com um elevado nível de poluição, que tem estado a subir desde terça-feira. Segundo a monitorização, os níveis de poluição na cidade rondavam os 969.

Estes níveis baseiam-se na concentração de pequeníssimas partículas – com um diâmetro menor que 2,5 micrómetros -, que são particularmente perigosas por serem de tamanho reduzido, podendo alastrar para os pulmões e para outros órgãos. Estas partículas causam uma série de riscos para a saúde.

Nas ruas da capital indiana é impossível andar sem máscaras e proteções, tendo muitas pessoas utilizado lenços e outras peças de roupa para cobrirem o rosto, como se pode ver na fotogaleria.

Esta quarta-feira, o governo decidiu fechar todas as escolas até domingo, a pedido da IMA, mas não tomou ainda medidas mais severas, como a proibição temporária de automóveis nas estradas. Nova Deli continua repleta de um ‘nevoeiro’ provocado pela poluição, o chamado smog, que reduz a visibilidade, provocando também dificuldades no tráfego aéreo e ferroviário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mahesh Sharma, ministro do governo no Ministério do Meio Ambiente, Floresta e Mudanças Climáticas, culpou os níveis de poluição invulgarmente elevados pela falta de vento e mudança nos níveis de humidade. Já o presidente da IMA, K. K. Aggarwal, aconselhou as pessoas a não sair à rua, uma vez que estes níveis de poluição agravam e podem dar origem a alergias, infeções, asma, ansiedade e problemas de coração, sendo muito prejudiciais para a saúde.

K. K. Aggarwal pediu ainda o cancelamento da maior corrida da capital indiana, que estava agendada para o próximo dia 19, de modo a evitar a exposição das pessoas a estas partículas poluidoras que se concentram na atmosfera.

Nos hospitais registou-se um aumento de pessoas que se queixavam de sibilância (sons altos, chiados que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio parcial das vias aéreas), dificuldades respiratórias e constrição torácica, normalmente associada a asma aguda e bronquite crónica.

Além dos problemas respiratórios, a exposição prolongada a poluentes do ar, como óxido de enxofre, óxido de nitrogénio, monóxido de carbono e partículas, reduz a imunidade e aumenta o risco de infeções virais e bacterianas”, disse o Dr. RKSinghal, diretor do departamento de medicina da BLK Super Speciality Hospital.

Apesar de os governos locais já terem tomado algumas medidas, como por exemplo a proibição de geradores privados de eletricidade durante o inverno, e de o Supremo Tribunal não permitir mais a venda de fogo de artifício durante o festival indiano de luzes – Diwali -, ainda há muitas mudanças sistemáticas a fazer a longo prazo e não apenas em situações de emergência.