A primeira página do Região de Leiria do dia 22 de junho de 2017 foi considerada a melhor primeira página do ano pelo júri dos prémios de design editorial ÑH2017, os “óscares do design de jornalismo”. Aquela edição do jornal regional do distrito de Leiria referia-se aos dias seguintes ao incêndio de Pedrógão Grande. Continha apenas uma fotografia, que ocupava a capa e a contracapa do jornal, e o título “Azar ou incúria?”

A fotografia, da autoria do fotojornalista Joaquim Dâmaso, tornou-se célebre no país enquanto imagem da destruição causada pelos incêndios deste verão. Na fotografia figurava apenas Maria do Rosário, de 84 anos, natural do concelho de Figueiró dos Vinhos, no noroeste do distrito de Leiria, sozinha no meio de uma mata ardida, a chorar, com um pequeno regador na mão.

O trabalho foi escolhido entre cerca de 2.500, de 96 órgãos de comunicação social de países de todo o mundo. O Região de Leiria venceu, além do prémio de melhor primeira página, a medalha de ouro da edição e o prémio para o jornal mais bem desenhado na categoria de imprensa local e regional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR