Matt Lauer, apresentador do programa de notícias da NBC “The Today Show”, um dos mais populares dos Estados Unidos da América, foi despedido depois de o presidente do canal de televisão ter recebido uma queixa de assédio sexual. Em comunicado, Andy Lack explicou que recebeu uma queixa na segunda-feira sobre o “comportamento sexual inapropriado” de Lauer “no trabalho” que “violava claramente as regras da empresa”. “Em resultado disso, decidimos terminar o seu contrato.”

A nota, lida em direto por Savannah Guthrie, que também apresentava o programa, é referido que esta foi a primeira queixa apresentada contra Lauer desde que este entrou para a NBC mas que existem razões para a direção acreditar que este não foi um caso isolado. Lauer começou a trabalhar no “Today” em 1994 (o programa existe desde 1952) e ocupava o lugar de apresentador desde 1997.

“A nossa prioridade é criar um ambiente de trabalho onde toda a gente se sente segura e protegida, e assegurar que quaisquer ações que sejam contrárias aos nossos valores têm consequências, independentemente do ofensor”, refere o comunicado. A NBC garantiu ainda que a direção está “profundamente triste” com estes eventos. “Mas vamos enfrentá-los juntos” e de forma transparente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O apresentador da NBC é o mais recente caso na onda de acusações de assédio sexual em Hollywood, que começou com os relatos de abusos sexuais levados a cabo pelo produtor Harvey Weinstein. Antes de Lauer, o último nome a ser revelado foi o de John Lasseter, diretor criativo da Disney e fundador da Pixar. Perante as acusações, o realizador de “Toy Story” acabou por pedir uma licença sabática de seis meses.

Mas quando é que despedem “os executivos de topo da NBC”?

O Presidente norte-americano Donald Trump já reagiu ao anúncio do despedimento de Matt Lauer. “Wow, Matt Lauer acabou de ser despedido da NBC por ‘comportamento sexual inapropriado no trabalho'”, escreveu no Twitter. “Mas quando é que os executivos de topo da NBC vão ser despedidos por divulgarem tantas notícias falsas? Verifiquem o passado do Andy Lack!”