Carlota de Mecklemburgo-Strelitz foi rainha consorte de Inglaterra entre 1761 e 1818. Filha de um príncipe alemão e mulher do Rei Jorge III, teve 15 filhos, dos quais 13 sobreviveram até à idade adulta. A teoria de que seria afrodescendente não é unânime, muito menos oficial. Quem a defende é o historiador Mario de Valdes y Cocom, com base em retratos da monarca, em relatos escritos da época, mas também numa árvore genealógica que liga a nobre alemã a Portugal.

Segundo o mesmo historiador, Carlota descendia de uma parte negra da família real portuguesa. Mas de quem? A referência é Margarita de Castro e Souza, uma nobre do século XV que descendia, por sua vez, de Madragana Ben Aloandro, amante de Afonso III e cuja origem moura nunca chegou a ser confirmada. Nisto, vão mais de 10 gerações.

À partida, alegar a ascendência africana da rainha britânica parece disparatado, não fossem os retratos da época bastante reveladores. Apesar da tez branca, os traços faciais da rainha — os lábios grossos e o nariz largo — remetem para uma fisionomia específica, tal como alguns relatos. Segundo escreve o The Guardian em 2009, a rainha, já em idade avançada, terá sido descrita como tendo “cara de mulata” pelo barão Christian Friedrich Stockmar.

A rainha Carlota de Inglaterra com os dois filhos mais velhos numa pintura de Allan Ramsay © Commons

“Se ela era negra, isso levanta uma série de sugestões, não só em relação à casa real britânica mas na Europa, tendo em conta que os descendentes da rainha Vitória estão espalhados pela maioria das famílias reais europeias. Se classificarmos Carlota como negra, então a Rainha Vitória e toda a nossa família real, até ao príncipe Harry, também é negra… um conceito muito interessante”, afirma a historiadora Kate Williams ao The Guardian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A questão ganhou pertinência com o anúncio do noivado do Príncipe Harry com a atriz norte-americana Meghan Markle. A possível chegada da primeira afro-descendente à casa real britânica recuperou a curiosidade história em torno da rainha Carlota, avó da rainha Vitória, mesmo que as probabilidades de Meghan vir a subir ao torno sejam muito reduzidas (Harry é o quinto na linha de sucessão).

Porque é que Meghan Markle não será princesa?

Mas a teoria de Valdes é desacreditada pela maioria dos historiadores. Em 1994, na série “A Loucura do Rei George”, o papel de rainha Carlota foi desempenhado por Helen Mirren e de facto atriz mais branca que esta não há. Durante o seu reinado, Carlota deixou marcas muito mais relevantes em Inglaterra. Era conhecida como mecenas das artes, mantinha relações próximas com Bach e Mozart e fundou os Jardins de Kew, hoje património da UNESCO.