Do Facebook à Google, passando pela Uber e por empresas mais pequenas. Um número recorde de companhias de tecnologia em Silicon Valley contratam modelos, através de agências locais, para fingirem ser convidados das festas que organizam.

É uma tendência antiga, reporta a Bloomberg. Pagam entre 40 a 170 euros por hora a modelos conhecidos para serem “modelos de ambiente e atmosfera”.

Tradicionalmente, se recuarmos cinco anos, se as empresas contratavam este tipo de modelos, tinha responsabilidades mais especificas. «Ser anfitriã». «Indicar o elevador». Agora [as responsabilidades] estão mais relacionadas com o divertimento, com a atmosfera”, explicou Chris Hanna, responsável pela agência TSM desde 2004.

Uma dessas festas aconteceu no passado dia 8 de dezembro e foi organizada por uma empresa de gaming em São Francisco, no estado norte-americano da Califórnia. Só para essa festa, a agência de modelos Cre8 Agency LLC enviou 25 mulheres e 5 homens com “boa aparência”, revelou o presidente da agência, Farnaz Kermaani, à Bloomberg. As escolhas foram feitas através de fotografias. As funções? Conversar com “praticamente todos os homens” que trabalhassem na empresa.

As empresas não querem que os empregados estejam a falar com alguém e a beber e pensem: «Oh, esta pessoa foi contratada para socializar comigo»”, explicou Kermaani.

E é por isso que, além de terem que assinar um contrato de confidencialidade, era indicado aos modelos os nomes de alguns empregados para fingirem que eram seus amigos, caso alguém perguntasse quem eram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR