789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Galamba ataca jornais que o citaram sobre a Raríssimas

Este artigo tem mais de 5 anos

Porta-voz do PS explicou-se no Facebook, acusando o Observador e o Jornal Económico, que reproduziram as suas declarações ao Canal Q sobre o papel dos tesoureiros, de não serem sérios.

i

TIAGO PETINGA/LUSA

TIAGO PETINGA/LUSA

O deputado e porta-voz do PS colocou este domingo um post no Facebook em que fala sobre a “onda de indignação” que se seguiu às suas declarações no Canal Q, sobre os tesoureiros da Raríssimas, e acusa o Observador e o Jornal Económico de não serem “sérios” e de terem reportado as suas declarações de uma forma que seria “cómica” se não fosse “triste”.

A discussão não era sobre as culpas da presidente da Raríssimas, que todos assumimos como provadas e evidentes, mas sim quem tinha a responsabilidade de as identificar e controlar. Era essa a discussão, não outra. E eu limitei-me a dizer que o Tesoureiro, que lá esteve de 2010 a 2016 e era membro da direção, não reportou nada, não fez constar nada das contas, não alertou o conselho fiscal e não alertou a assembleia geral. E a responsabilidade da contas é, em grande medida, do tesoureiro, que, sendo da direção, as prepara e, juntamente com a presidente, as assina. Quando digo “há aqui uma falha e é do denunciador” estou a falar da falha em controlar a gestão da presidente, não a dizer que o tesoureiro é que é o culpado de tudo, muito menos a desresponsabilizar a presidente da Raríssimas. As notícias do [Jornal] Económico e do Observador não são sérias porque põem aquela frase “há aqui uma falha e é do denunciador” sem referir o contexto e a discussão onde ela foi proferida.

Na sexta-feira, o Observador escreveu um artigo com base nas declarações de João Galamba no programa “Sem Moderação”, transmitido pelo Canal Q e pela TSF. No espaço de opinião que partilha com Daniel Oliveira, José Eduardo Martins e Francisco Mendes da Silva, Galamba afirmou que “há uma falha aqui, que é dos denunciadores à TVI”.

João Galamba e o caso Raríssimas: “Há uma falha aqui, que é dos denunciadores à TVI”

João Galamba defende que as notícias se baseiam em “declarações minhas [de Galamba] que não respondem à realidade”. O deputado do PS não terá lido bem o artigo do Observador. Na notícia original, escrita na manhã de sexta-feira, escrevia-se expressamente que “o deputado do PS apontou falhas à gestão de Paula Brito e Costa” e que o porta-voz do PS também criticou a presidente da associação, como muitas outras figuras têm feito.

Mas não se ignorava na notícia as acusações do porta-voz do PS aos tesoureiros que, depois de denunciarem a situação ao ministério de Vieira da Silva, contaram a história à TVI. Até porque essas acusações se prolongaram por mais de dois minutos.

“Há uma falha aqui, que é dos denunciadores à TVI. Tendo essa informação, deveria ter sido o de sinalizar nas contas da instituição e os órgãos internos da Raríssimas, sim é que têm o dever de fiscalização do normal funcionamento do dia a dia da instituição.”

Aliás, a dada altura João Galamba vai mais longe: “Eu acho que o comportamento do tesoureiro que forneceu essa informação à TVI é que tem que ser rapidamente investigado”. Perante esta afirmação do deputado socialista, o seu colega de programa, o social-democrata José Eduardo Martins, afirma: “Isso vai sem comentário, se tu achas isso eu nem comento”. Mais à frente, João Galamba insistiu: “A haver aqui alguma responsabilidade, é em primeiro lugar desse tesoureiro”.

[Reveja no vídeo as declarações de João Galamba a apontar o dedo ao denunciador]

[jwplatform 9XUjSiBp]

E veja aqui o programa completo:

[Artigo editado às 9h00 de dia 18]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora