Um dos administradores da discoteca Urban Beach foi detido esta segunda-feira por desobediência. A detenção aconteceu depois de o espaço noturno ter reaberto para realizar uma festa privada, disse ao Observador fonte da PSP.

O administrador do Grupo K, Paulo Dâmaso, nega ter sido detido e esclareceu ao Observador que apenas foi “à esquadra prestar declarações”. Paulo Dâmaso negou ainda ter sido realizada uma festa: “Não houve festa nenhuma”.

Fonte do Grupo K explicou ao Observador que o grupo organiza eventos na altura do Natal para empresas e este foi um deles. Em causa está um evento para 900 pessoas — todas italianas –, divididas por três estabelecimentos do grupo: o restaurante Kais, o Skones Club e a Adega do Kais. Além dessas pessoas, vieram cerca de 70 a mais que foram “alojadas” no restaurante Papagayo — um espaço dentro da discoteca Urban Beach. A utilização de parte deste restaurante teve a duração máxima de 90 minutos.

Alojámos esta pessoas. Não confecionámos nada. Transportámos a comida do restaurante Kais para o Papagayo”, disse fonte do Grupo K ao Observador.

O evento aconteceu na noite de segunda-feira, disse ao Observador, fonte da PSP. Às 23h30 a PSP procedeu ao encerramento do espaço e deteve um administrador que estava presente. Na festa estariam “centenas de pessoas”, contou fonte da PSP ao Observador. O administrador foi presente a tribunal e vai decorrer um inquérito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando a PSP se deslocou ao local, já a refeição tinha terminado e as pessoas estavam a regressar ao Kais Restaurant. Foi nesse momento que a PSP interpelou um administrador do Grupo K, que se prontificou de imediato a deslocar-se à esquadra para prestar todos os esclarecimentos necessários”, informou o Grupo K em comunicado mais tarde.

A mesma fonte adiantou que o administrador foi detido por ter desobedecido ao despacho do Ministério da Administração Interna que tinha ordenado o encerramento do espaço durante seis meses. O Grupo K defende que “as notícias divulgadas por suposta fonte da PSP carecem de qualquer sentido” e clarifica que “a discoteca Urban Beach ainda não abriu as suas portas, encontrando-se na fase final do processo de fiscalizações e vistorias por parte das entidades competentes e necessárias à sua reabertura”, pode ainda ler-se no comunicado.

Vídeo. Seguranças do Urban agridem jovens à porta da discoteca e são despedidos

O encerramento aconteceu na seuqência um episódio de agressões filmadas e tornadas público no dia 2 de novembro e também a existência de 38 queixas apresentadas à PSP desde o início do ano, por alegadas práticas violentas ou atos de natureza discriminatória ou racista”. A 2 de novembro foi divulgado um vídeo onde se vê seguranças da discoteca a agredirem violentamente um homem que aparentemente estava indefeso e não demonstrava qualquer resistência.