Para assinalar o facto de ter ultrapassado a marca do 1 milhão de seguidores na rede social Instagram, a Koenigsegg quis mostrar que, apesar de mais conhecidos pelas suas notáveis capacidades dinâmicas, pela potência tresloucada dos seus motores e por uma capacidade impressionante de atingir uma velocidade máxima superior a 400 km/h, os seus superdesportivos são também particularmente seguros. Algo só possível graças aos intensos e quase “dolorosos” testes à segurança passiva e activa, por que passa qualquer modelo do fabricante.

No caso do Regera, modelo do qual só serão produzidas 80 unidades, cada uma com um preço base a rondar os 1,6 milhões de euros – antes de impostos, o que em Portugal atirará o preço para cima dos 2 milhões, pois só de IVA o superdesportivo sueco obriga a cerca de 400.000€ –, o filme agora divulgado mostra que, também quanto à segurança, os seus proprietários podem estar descansados.

View this post on Instagram

THANK YOU FOR 1 MILLON FOLLOWERS! Thats SMASHING! ????

A post shared by Koenigsegg (@koenigseggautomotive) on

Não deixa de ser notável que um veículo como o Regera, com uma produção tão limitada, destrua diversas unidades só para garantir a segurança dos seus clientes. No vídeo agora publicado, é possível ver um Regera ser destruído durante um embate na traseira, para depois dois outros chassis serem arruinados em dois embates frontais, um total e um segundo desfasado. Para acabar em beleza, a Koenigsegg assassina mais dois Regera, um durante um crash test lateral e o último (pelo menos, que seja visível nas imagens) num embate no tejadilho, a simbolizar um capotamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A carroçaria em fibra de carbono, conforme o vídeo demonstra, não deforma tanto em caso de embate quanto a chapa metálica que a grande maioria dos veículos utiliza. E mesmo na simulação dos pequenos toques a baixa velocidade no trânsito citadino, o Koenigsegg é surpreendentemente exemplar, pois apesar de um indivíduo martelar alegremente o pára-choques frontal – “tratamento” que depois estenderam à estrutura das portas e ao subchassi –, o Regera não fica com a mínima mossa. Nem mesmo um risquinho, pelo menos que seja visível do vídeo.

Igualmente impressionantes são os testes de estrada a que os Koenigsegg são submetidos, nomeadamente as situações em que o condutor vai de encontro a um passeio ou passa por um buraco considerável, a alguma velocidade. Algo que, assegura (e demonstra) o fabricante, os modelos da marca sueca estão preparados para enfrentar. Mesmo se, em alguns casos, ficam com marcas desses mesmos “encontros imediatos”.

Também documentada é uma batida contra um obstáculo, posicionado na estrada. Com o objecto a não conseguir mais que alguns danos no pára-choques dianteiro, não sendo suficiente para imobilizar o coupé.

Regera. O desportivo de luxo e híbrido com 1500 cv

Recorde-se que o Koenigsegg Regera conta com um V8 5,0 litros biturbo, acompanhado de mais três motores eléctricos, que, em conjunto, lhe permitem anunciar uma potência total de 1.500 cv. Valor suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos, com a velocidade máxima a surgir electronicamente limitada nos 410 km/h.

Koenigsegg Regera com Aero Package. Não é lindo?

Para os clientes que pretendam exigir ainda mais do Regera, está disponível um Aero Package opcional, que garante um aumento na downforce para 385 kg, contra os 310 kg que o modelo anuncia de origem, o que ajuda a “colar” à estrada o superdesportivo.