Rádio Observador

Bitcoin

Bitcoin derrapa para menos de 10 mil dólares, 50% abaixo dos máximos

Cotação da moeda digital está 50% abaixo dos máximos que atingiu no final do ano passado. Desde finais de novembro que não caía para os quatro dígitos. O escrutínio dos reguladores está a aumentar.

A cotação da bitcoin desceu para menos de 10.000 dólares pela primeira vez desde finais de novembro, isto é, está a valer metade da cotação máxima atingida em dezembro: mais de 19.000 dólares por unidade. Com a chegada do novo ano, subiram de tom, também, as notícias que apontam para um escrutínio cada vez mais apertado por parte dos reguladores, sobretudo em países como a Coreia do Sul (que se estima ser palco de um quinto das transações envolvendo bitcoin em todo o mundo).

Segundo a CoinDesk, a cotação da bitcoin, a mais conhecida das moedas digitais, ronda os 9.600 dólares, e esteve mesmo a negociar abaixo dos 9.500 dólares esta manhã. Só nas últimas 24 horas, sensivelmente, o valor está a cair 15%.

Na semana passada houve um anúncio claro por parte do governo da Coreia do Sul, que disse que “o Ministério da Justiça está a preparar um projeto-lei para banir a negociação de criptomoedas através de bolsas”. Dias antes, houve inspeções-surpresa em bolsas de bitcoin como a CoinOne e a Bithumb.

Estima-se que será na Coreia do Sul que se faz uma em cada cinco transações envolvendo as principais criptomoedas — em que a bitcoin é a mais conhecida mas está longe de ser a única cuja popularidade disparou nos últimos meses (e o preço também). Mas, depois de o governo já ter indicado que iria combater crimes como evasão fiscal, viabilizados pelas moedas digitais, agora não resta margem para dúvidas — está para breve a tomada de medidas que serão um golpe para os volumes de negociação de moedas digitais naquele país.

“Existem grandes preocupações em relação às moedas virtuais e o Ministério da Justiça está, basicamente, a preparar um projeto-lei para banir a negociação de criptomoedas através de bolsas”, disse o ministro Park Sang-ki, citado pela agência Reuters. Já tem havido vários meses de diálogo entre o governo e múltiplos organismos regulatórios — um diálogo que já foi “suficiente”, diz o ministro — para desenhar a legislação que será apresentada.

A bitcoin não é a única a perder terreno nos últimos dias. Alternativas como a ethereum e a ripple também têm diminuído de valor, cerca de 30% abaixo dos máximos.

As moedas digitais têm trilhado um caminho com muita volatilidade nos últimos anos, à medida que ganharam popularidade nos mercados financeiros.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt
Finanças

Um bitcoin por uma incrível taça de chá /premium

José Miguel Pinto dos Santos
626

Qual é o valor de um bitcoin? Uma barra de ouro, uma casa ou um quadro de Picasso? É exatamente igual àquilo que nós, os homens, na nossa inconstância e vaidade lhe queiramos dar. Nem mais, nem menos.

Combustível

Quando a verdade está a banhos…

Nuno da Costa Nata

Durante a greve dos motoristas, a violação dos mais basilares princípios da construção democrática foi dinamitada por um silêncio cúmplice e ensurdecedor de uma esquerda sedenta de poder.

Política

A sobrevivência do socialismo /premium

André Abrantes Amaral

O socialismo é a protecção de um sector contra os que ficam de fora. O desejo de ordem e a desresponsabilização é natural entre os que querem segurança a todo o custo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)