Branqueamento de Capitais
Caso Lava Jato

Lava Jato. Foi preso filho de ex-ministro

As investigações apontam que, entre 2008 e 2014, Edison Lobão e Márcio Lobão solicitaram e receberam suborno dos grupos Estre e Odebrecht na ordem de 50 milhões de reais (11 milhões de euros).
Mercado Imobiliário

Mais casas compradas com dinheiro vivo em 2019

O Público questionou regulador do imobiliário sobre transações imobiliárias feitas em dinheiro vivo. Ainda são menos de 1%, mas estão a aumentar. Novas regras obrigam a que casos sejam reportados.
País

Filha de Loureiro desmente ter sido detida

16516
Catarina Loureiro será suspeita de ter ajudado o pai do marido, ex-embaixador espanhol na Venezuela, num esquema de alegada corrupção em transações comerciais internacionais.
Branqueamento de Capitais

Malas de dinheiro. PS e PSD param lei do Governo

O Governo queria o transporte sem escolta policial nem segurança privada para quantias até 150 mil euros. O limite atual, que o PSD e o BE querem manter, é de 15 mil. PS aceita até 25 mil.
El Salvador

Ex-primeira dama de El Salvador declara-se culpada

Lígia Saca declarou-se culpada das acusações de corrupção relacionadas com branqueamento de capitais públicos, no valor de 22,3 milhões de euros. O marido está a cumprir pena pelo mesmo crime.
Arábia Saudita

UE. Arábia Saudita lamenta inclusão em lista negra

Bruxelas incluiu a Arábia Saudita numa nova lista de países que considera apresentarem deficiências estratégicas no combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
Lula da Silva

Lula da Silva acusado de branqueamento de capitais

Lula da Silva foi acusado por branqueamento de capitais. O ex-presidente brasileiro terá intermediado negociações entre o Governo de Guiné Equatorial e o grupo brasileiro ARG em de 230 mil euros.
Sistema Financeiro

Medidas de financiamento do terrorismo já em vigor

As entidades passam a ser obrigadas a comunicar mensalmente as operações de pagamento que envolvam dinheiro ou cheques ou outros documentos ao portador em suporte de papel.
Lula da Silva

Lula discute com juíza durante interrogatório

Lula da Silva apresentou-se em tribunal esta quarta-feira. Nos últimos 30 minutos envolveu-se numa altercação com a juíza que o acusou de estar a instigar e intimidar a acusação.
Angola

PGR angolana investiga 27 crimes de branqueamento

A PGR da Lunda Sul está a investigar 27 casos de branqueamento de capitais e conexos envolvendo várias individualidades, inclusive titulares de cargos públicos
Banca

MP suspendeu operações bancárias de 200 milhões

O Ministério Público conseguiu este ano suspender operações bancárias no valor de 200 milhões de euros, no âmbito de inquéritos crime sobre branqueamento de capitais.
FC Barcelona

Fisco pede prisão de ex-presidente do Barcelona

O ex-presidente do Barcelona é acusado de branqueamento de capitais e associação criminosa. Sandro Rosell terá ficado com 6,5 milhões de euros da Confederação Brasileira de Futebol.
Austrália

Maior banco australiano paga multa de 454 milhões

O Commonwealth Bank, o maior banco da Austrália, aceitou pagar 700 milhões de dólares australianos por violar as leis contra o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
Caso BES

Salgado ligado a esquema de corrupção na Venezuela /premium

2984
Investigações nos Estados Unidos, Espanha e Venezuela solicitaram a cooperação de Portugal no alegado desfalque da Petróleos da Venezuela. Baltazar Garzón e norte-americanos já estiveram em Lisboa.
GES

Descobertas novas transferências do GES para Pinho

3479
Ministério Público descobriu novas transferências do 'saco azul' do GES de quase 1 milhão de euros que se somam aos montantes que já eram conhecidos de 2,1 milhões de euros.
Crime Económico

15 mil pedidos de quebra de sigilo bancário

Em 3 anos, o Banco de Portugal recebeu mais de 15 mil pedidos de quebra de sigilo bancário. Depois da alteração à lei em 2010, os investigadores têm maior acesso a informações bancárias de suspeitos.
Moçambique

Moçambique. Governo suspeita crime económico

Nacala Porto, afirma o ministro do Interior de Moçambique, Basílio Monteiro, é vulnerável à ocorrência de crimes económicos. O governo suspeita de branqueamento de capitais naquela região.
Branqueamento de Capitais

Novo gestor da Sonangol sob suspeita

1935
Gestor foi considerado suspeito de ter beneficado de um esquema de branqueamento que envolveu a companhia aérea da Sonangol e a TAP Air Portugal. Ex-presidente da Sonangol igualmente envolvido.
Justiça

Presidente do Supremo critica lei de branqueamento

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça criticou a nova lei, questionando se esta era necessária e se não representa "uma fuga para a frente" que "reduz a pó" a legislação inicial.
Finanças

Portugal avaliado com "nota máxima" pelo GAFI/FAFT

O sistema português de prevenção e combate ao branqueamento de capitais "foi avaliado com nota máxima" no plenário do organismo internacional que supervisiona esta área, anunciou o Governo.
Bielorrússia

Formação de quadros moçambicanos contra terrorismo

Moçambique e da Bielorrússia assinaram um acordo que prevê a formação de moçambicanos no combate ao terrorismo e branqueamento de capitais.
Caso José Sócrates

Foi Sócrates quem aprovou as leis que o apanharam

1342
A transposição das regras comunitárias de combate ao branqueamento de capitais foi essencial para o início da Operação Marquês. Adivinhe quem fez a transposição? O Governo Sócrates, pois claro.
Brasil

Brasil pede ajuda à Suíça para investigação

As autoridades brasileiras que estão a investigar as acusações de corrupção e branqueamento de capitais ao presidente do Comité Olímpico do país, Carlos Arthur Nuzman, pediram ajuda à justiça suíça.
Brasil

Ex-governador do Rio condenado a 45 anos de prisão

Sérgio Cabral foi condenado pelos crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais e organização criminosa. Foi considerado o chefe de um esquema que pedia subornos às empresas.
Advogados

Advogados. Lei do branqueamento é ataque ao sigilo

A lei sobre prevenção e repressão do branqueamento de capitais é um "sério ataque ao dever de sigilo". Diz o bastonário dos advogados que a lei obriga os advogados a "denunciar" os seus clientes.
Timor-Leste

Timor. Sentença de casal português foi adiada

A leitura da sentença do casal português retido em Timor-Leste foi adiada pela quarta vez. O casal acusado de peculato e branqueamento de capitais só irá conhecer a sentença a 24 de agosto.
Branqueamento de Capitais

Branqueamento de capitais. Regras mais exigentes

Presidente promulga diploma que cria um registo central das pessoas singulares que são os beneficiários últimos das participações em empresas e fundações.
Macau

Macau. Transações suspeitas subiram em 2016

Foram registadas 2.321 casos de transações suspeitas de branqueamento de capitais ou financiamento de terrorismo em Macau no ano passado. 240 estão a ser investigadas pelo Ministério Público.
Banca

Clientes vão poder abrir contas à distância

1533
Banco de Portugal muda as regras que obrigam à identificação presencial dos clientes no ato de abertura da conta bancária. Identificação pode ser feita por videoconferência, via internet ou telemóvel.
Branqueamento de Capitais

Branqueamento de capitais ganha hoje novo reforço

O combate ao branqueamento de capitais está mais reforçado a partir desta segunda-feira com a entrada em vigor da quarta diretiva. A lei vem reforçar as regras existentes e aumentar a transparência.
Fronteiras

Chinês detido com 226 mil euros

A GNR anunciou esta sexta-feira a detenção, na quinta-feira, de um homem de nacionalidade chinesa na fronteira do Caia, em Elvas, tendo sido apreendidos 226 mil euros.
Brasil

Juiz ordena libertação de Eike Batista

O juiz do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes ordenou a libertação do empresário Eike Batista por considerar que esta investigação não será afetada por esta decisão.
Parlamento Europeu

Offshores. Ana Gomes quer ouvir Maria Luís

211
Proposta de deslocação a Portugal aprovada esta semana pela Comissão Parlamentar de Inquérito do Parlamento Europeu aos Panama Papers. Eurodeputados querem ouvir ex-ministros, "mas não só".
Panama Papers

Mossack desmente confissão da sua advogada

Mossack Fonseca desmente a confissão feita no Panamá pela sua advogada no Brasil, María Mercedes Riañoa diss que os sócios da firma prestavam serviços para facilitar branqueamento e fuga a impostos.
Macau

Macau: branqueamento de capitais sobe 22,9%

As autoridades de Macau registaram no primeiro semestre do ano transações suspeitas de branqueamento de capitais e/ou financiamento de terrorismo, mais 22,9% face ao período homólogo de 2015.
União Europeia

União Europeia combate branqueamento de capitais

A União Europeia aprovou medidas de troca automática de informação entre os países membros relativas aos titulares de contas bancárias e aos seus beneficiários reais.
Caso José Veiga

Há mais um arguido no caso José Veiga

José Roberto Conalghi foi constituído arguido por suspeitas de corrupção no comércio internacional e branqueamento de capitais. Asperbras ganhou obra de mais de 450 milhões de euros no Congo.
Guiné Equatorial

A vida milionária do filho de Obiang em Paris

1716
A vida luxuosa que Teodorín Obiang, filho do ditador guineense Teodoro Obiang, leva em Paris denunciou-o. Enfrenta agora acusações de corrupção pela justiça francesa.
Banco de Portugal

BdP "legalmente impedido" de divulgar relatórios

O Banco de Portugal entende estar "legalmente impedido" de enviar ao parlamento os relatórios de prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo dos oito maiores bancos.
Caso José Veiga

Cabo Verde investiga José Veiga desde 2015

Procurador-geral da República de Cabo Verde diz que, desde 2015, corre no país uma investigação ao empresário José Veiga por suspeitas de lavagem de capitais. É um processo autónomo do português.
Ministério Público

PGR abre inquérito a procurador que foi detido

Orlando Figueira foi detido por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais em processos envolvendo figuras angolanas, como Manuel Vicente, o vice-presidente de Angola.
Mundo

Espanha. Juiz ouve diretores de banco chinês

Os cinco diretores do banco chinês ICBC (Industrial and Commercial Bank of China) detidos na quarta-feira em Espanha respondem esta sexta-feira perante um juiz por alegado branqueamento de capitais.
Branqueamento de Capitais

Justiça congelou 92 milhões em contas suspeitas

106 operações financeiras no valor total de 91,77 milhões de euros foram bloqueadas em 2014 e 2015, por suspeita de atividades ilícitas na origem do dinheiro.
Caso José Veiga

Paulo Santana Lopes proibido de falar com Relvas

817
O ex-ministro Miguel Relvas e o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro estão na lista dos 20 contactos proibidos ao arguido no caso José Veiga.
Caso José Veiga

A história do homem de quem todos se afastaram

161
Chegou a mexer nas duas transferências mais caras do futebol mundial. Do auge com Figo e Zidane caiu para a pancadaria com Jorge Mendes e a separação de Cristiano Ronaldo por causa de dinheiro.
Dinheiro

Costa avança com Comissão contra branqueamento

996
O PS vai avançar com uma comissão de prevenção e combate ao branqueamento de capitais, depois das conclusões de um relatório que considera existirem riscos de financiamento do terrorismo.
Fraude

Pujol vai depor por branqueamento de capitais

O antigo presidente da Cataluna e a sua mulher, Marta Ferrusola, foram chamados a depor por branqueamento de capitais. O filho mais velho do casal terá também de se apresentar em tribunal.
Branqueamento de Capitais

Banca precisa de capital e fica mais vulnerável

Debilidade financeira da banca e entrada de novos acionistas criam conjuntura atrativa para estratégias de branqueamento de capitais, alerta a avaliação nacional dos riscos.
União Europeia

Novas regras contra o financiamento do terrorismo

A Comissão Europeia vai apresentar novas medidas para lutar contra o financiamento do terrorismo em janeiro. A iniciativa partiu de França.
Justiça

Rangel devolve bens imóveis a Sobrinho

2971
O juiz da Relação, Rui Rangel, decidiu anular o arresto de 30 imóveis e devolver todos os bens ao ex-banqueiro Álvaro Sobrinho, acusado de burla e de branqueamento de capitais.
Montepio

BdP comunicou operações suspeitas e não ilícito

Caso Montepio. Sem referir banco, Banco de Portugal confirma comunicação à PGR de operações de clientes suspeitas de branqueamento de capitais, mas diz que não houve participação de ilícito criminal.
Branqueamento de Capitais

PGR não confirma denúncia contra Montepio

Questionada sobre a recepção de uma denúncia do Banco de Portugal de falhas no controlo de branqueamento de capitais, a PGR diz que até agora, não deu entrada qualquer expediente com o teor referido.
Economia

Branqueamento. Entidades públicas devem fazer mais

O Conselho de Prevenção da Corrupção recomenda um reforço dos meios e da colaboração entre entidades públicas na prevenção e combate ao branqueamento de capitais.
Branqueamento de Capitais

Libertado português detido em Timor-Leste

Tiago Guerra, o português que se encontrava em prisão preventiva em Timor por suspeita de branqueamento de capitais, foi esta terça-feira libertado.
Prisão

"O melhor que este país tem hoje são os presos"

3566
Garante que ter estado preso foi "horrível", mas ainda assim sente que teve "sorte" e até fez amigos. Em entrevista à TVI, Isaltino Morais repetiu que foi condenado por "convicção".
Branqueamento de Capitais

Funcionário do BdP detido por corrupção passiva

395
Um quadro do Banco de Portugal informou, durante anos, os elementos de um grupo ligado ao branqueamento de capitais sobre a investigação e fiscalização realizada pela Polícia Judiciária nesta área.
Branqueamento de Capitais

Suspensas empresas por branqueamento de capitais

As operações da Money One - Sociedade de Pagamento e Câmbios e da Transfex – Instituição de Pagamentos foram suspensas por suspeita de ligações de branqueamento de capitais. PJ fez detenções.
Espanha

Contas de Rodrigo Rato congeladas

Depois de ter sido detido durante sete horas, na última quinta-feira, o ex-chefe do Fundo Monetário Internacional viu as suas contas serem congeladas por ordem judicial.
País

Há cada vez mais portugueses a fugir dos bancos

352
Autoridades dizem que em 2014 se optou por transportar dinheiro vivo ou recorrer a instituições online para transferências de dinheiro, podendo assim fomentar o crime de branqueamento de capitais.
Branqueamento de Capitais

Português detido em Díli pede alteração da coação

A defesa do português detido em Díli por suspeitas de branqueamento apresenta, esta segunda-feira, documentos e declarações ao Ministério Público timorense para clarificar a sua situação financeira.
Justiça

4 detidos por burla de dois milhões

Escolas, hospitais, institutos públicos e outros serviços do Estado eram os alvos. PJ fez quatro detenções. Prejuízos serão superiores a dois milhões.
Branqueamento de Capitais

MP instaurou 60 processos de branqueamento em 2014

No ano passado, o Ministério Público recebeu quase três mil denúncias de suspeitas de branqueamento de capitais e instaurou 60 processos-crime. Os números representam um aumento face a 2013.
Caso José Sócrates

"10 mil euros num envelope é uma coisa fininha"

130
Ricardo Candeias admitiu em entrevista ao i que a rescisão do contrato de trabalho do antigo motorista de José Sócrates teve o objetivo de se demarcar da estratégia de defesa do ex-primeiro-ministro.
Caso José Sócrates

Empresa fantasma terá pago consultoria a Sócrates

1063
Empresa de Londres terá sido usada para fechar um contrato de meio milhão de euros entre Carlos Santos Silva e Lalanda e Castro. O destinatário do verba seria Sócrates, adianta o Expresso.
Caso José Sócrates

Conta do motorista terá pago despesas de Sócrates

194
Segundo o Semanário Sol, João Perna terá revelado em interrogatório que recebeu dinheiro do ex-primeiro ministro na sua conta, que foi usado para pagar despesas de Sócrates.
Condenação

Duarte Lima condenado a dez anos de prisão

2171
O Tribunal de Lisboa deu como provadas as acusações de branqueamento de capitais e burla qualificada. O advogado de Duarte Lima já anunciou que vai recorrer da decisão.
Caso José Sócrates

Os vários passos do processo de Sócrates

A fase de inquérito é ainda o começo de um processo que pode prolongar-se. Prisão preventiva pode durar até três anos. Saiba o que pode acontecer no caso do ex-primeiro-ministro.
Caso José Sócrates

Sócrates é o recluso nº 44 em Évora

5719
José Sócrates seguiu para cadeia especial em Évora, reservada a ex-polícias, militares ou magistrados. João Perna e Carlos Santos Silva foram para o estabelecimento prisional da Polícia Judiciária.
Caso José Sócrates

"Não fomos contactados para representar Sócrates"

"Não somos nós que escolhemos os clientes. Os clientes é que nos escolhem a nós", disse o advogado ao Público. Proença de Carvalho continua a defender Sócrates noutros casos, onde o ex-PM é queixoso.
Caso José Sócrates

Pedroso em choque dez anos depois da Casa Pia

780
O socialista que foi detido em direto nas televisões em pleno Parlamento por causa do caso Casa Pia em 2003 diz estar em "choque" com a também detenção mediática de Sócrates, dez anos depois.
Caso José Sócrates

"Gosto de Sócrates". A defesa pelos amigos

188
Pouco falam sobre o caso em si e mais sobre a maneira como é tratado. Defendem o ex-primeiro-ministro como amigos e agarram-se à presunção de inocência. O caso José Sócrates visto por amigos.
Caso José Sócrates

Motorista de Sócrates levaria dinheiro para Paris

189
João Perna, motorista de José Sócrates, é apontado na investigação como correio de dinheiro entre Carlos Santos Silva e José Sócrates. Motorista apanhado em escutas e seguido há meses.
Caso José Sócrates

O que já se sabe (e falta saber) do caso Sócrates

523
Desde a detenção, na noite de sexta, até hoje, já correu muita informação sobre a investigação. Eis uma síntese, já com algumas dúvidas para as quais faltam respostas.
Caso José Sócrates

Caixa denunciou movimentos bancários de Sócrates

305
A Caixa foi o banco que denunciou operações suspeitas nas contas do ex-primeiro-ministro, avançam o Diário e Jornal de Notícias. Transferências da mãe para Sócrates terão feito soar o alarme,
Caso José Sócrates

Bancos devem vigiar ex-governantes

299
Governantes e ex-governantes são pessoas em maior risco pelas regras de prevenção do branqueamento de capitais, o que implica vigilância reforçada. Caso contra Sócrates partiu de denúncia bancária.
Caso José Sócrates

Interrogatório a Sócrates já acabou

687
José Sócrates passou mais uma noite detido. Interrogatório já acabou e medidas de coação deverão ser divulgadas ainda hoje. Advogado João Araújo diz que Sócrates "está ótimo".
Angola

Branqueamento de capitais em julgamento

Suspeitos de branqueamento de capitais vão ser levados a tribunal em Angola e se forem condenados será a primeira que um crime deste género é punido no país.
A página está a demorar muito tempo.