830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Branqueamento de Capitais

Burla

MP acusa 71 pessoas por burla informática bancária

Os arguidos, de nacionalidades portuguesa, brasileira e africana, usavam phishing para capturar dados e códigos de acesso a contas bancárias, às quais acediam e subtraiam dinheiro.
Branqueamento de Capitais

"Samourai". PJ detém suspeito de "lavar" dinheiro

Em colaboração com o FBI, a Polícia Judiciária deteve um norte-americano suspeito de usar criptomoedas para branquear fortunas obtidas com atividades criminosas. É o gestor da "Samourai Wallet".
Branqueamento de Capitais

Detido na operação Montana aguarda extradição

Autoridades portuguesas e espanholas desmantelaram uma rede criminosa internacional de branqueamento de capitais ativa há oito anos. Único português detido aguarda extradição para Espanha.
Burla

Seis acusados em esquema de lavagem de dinheiro

Os arguidos são acusados da dissimulação de fundos monetários, por meio informático, provenientes da prática de crimes de burla qualificada ocorridos no estrangeiro.
Angola

Banco central angolano adota regras de precaução

O Banco Nacional de Angola criou várias regras de precaução em relação ao branqueamento de capitais, financiamento para terrorismo e proliferação de armas de destruição.
Tráfico de Droga

PJ em operação espanhola contra tráfico de droga

A Europol coordena a operação que decorreu em Catalunha, Madrid e Almería, com 150 agentes espanhóis. Em Portugal foram realizadas buscas domiciliárias, na cidade de Aveiro.
Polícia Judiciária

Dois detidos por burla informática e branqueamento

A PJ refere em comunicado que os detidos terão lesado "duas empresas estrangeiras em milhares de euros" através de ataques de phishing e utilizaram também o esquema conhecido como "Olá Pai/Olá Mãe".
Diamantes

Hong Kong. Branqueamento de capitais em diamantes

Grupo cria empresas de comércio de diamantes em Hong Kong e na Índia para exportar diamantes sintéticos de baixo valor da antiga colónia britânica, alegando tratar-se de pedras naturais valiosas.
Crime

Operação da PJ e Interpol faz 93 arguidos no país

Polícia Judiciária participou numa operação internacional com a European Cybercrime Center contra o branqueamento de capitais que originou 8 detenções, 93 arguidos e 377 vítimas em Portugal.
Angola

Bancos e seguradoras suspeitos de branqueamento

Relatório aponta bancos e instituições financeiras, seguradoras, casinos, negociadores de metais e advogados como instituições suspeitas de esquemas de branqueamento de capitais em Angola.
EDP

Ex-marido de juíza terá recebido mais de 1 milhão

Segundo o requerimento apresentado em tribunal, o ex-marido da juíza recebeu 1,2 milhões "através de uma conta que constituía o 'saco azul' do GES". Juíza abriu incidente de escusa para a Relação.
Justiça

"Xuxas" e mais 18 arguidos seguem para julgamento

Fora do julgamento ficaram o estivador de Setúbal Paulo Joaquim e um outro arguido que apenas tinha verificado um dos contentores alvo de suspeita de tráfico droga, refere fonte da defesa.
Justiça

Caso EDP pode ser adiado por greve nos tribunais

O início do julgamento do Caso EDP, previsto para a primeira semana de outubro, poderá ser adiado devido à greve do Sindicato dos Funcionários Judiciais, que irá manifestar-se no Campus da Justiça.
Branqueamento de Capitais

Moçambique e Ruanda combatem branqueamento

As autoridades moçambicanas e ruandesas assinaram memorando de entendimento para trocar informação sobre combate ao branqueamento de capitais e lavagem de dinheiro.
Exploração Sexual

Kikas, arguida por lenocínio, premiada por Turismo

Unipessoal de dona de bar noturno no Vale de Santarém foi já distinguida três vezes. A última foi em junho, quando "Kikas" e empresa já eram arguidas por lenocínio e branqueamento de capitais.
Brasil

Aliados de Bolsonaro alvo de buscas

Polícia brasileira diz que alvos são "suspeitos de utilizar a estrutura do Estado brasileiro para desviar bens de alto valor patrimonial, entregues por autoridades estrangeiras em missões oficiais".
Noticiário

10h. Interpol. 30 detidos e 50 contas congeladas

Mais de 30 pessoas detidas em Portugal e 50 contas bancárias foram congeladas em operação internacional. Protesto dos motoristas de autocarros em Paranhos.
Colômbia

Juiz confirma detenção do filho do Presidente

Após uma investigação que começou em março, o Ministério Público colombiano confirmou a detenção de Nicolás Petro, sobre a suspeita de ter retido "mais de 600 milhões de pesos para a campanha do pai".
Crime

Detidos três supeitos de branqueamento de capitais

No seguimento de uma investigação da Polícia Judiciária de Leiria, três homens foram detidos por suspeita de branqueamento de capitais. Coordenador da PJ diz que caso "é a ponta do iceberg".
Corrupção

Armando Pereira indiciado por 11 crimes

O advogado de Armando Pereira revelou que o seu cliente está indiciado por corrupção e branqueamento de capitais. "Ao contrário do que diziam não é acusado de fraude fiscal", sublinhou.
Noticiário

12h. Antigo dono da Altice detido pela PJ

Armando Pereira é suspeito de crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais. O antigo dono de 30% da Altice vai ser, ainda hoje, presente ao Tribunal Central de Instrução Criminal.
Operação Marquês

Defesa de José Sócrates admite recorrer ao TC

Segundo o advogado do ex-primeiro-ministro, a marca do processo da Operação Marquês é uma "história de violência, arbítrio e ridículo". "Inventaram o perigo de fuga há 10 anos", disse Pedro Delille.
Autoridade Tributária

Oito detidos por burla tributária e outros crimes

Na sequência de um processo-crime instaurado por suspeitas de crimes de burla tributária, associação criminosa e branqueamento foram cumpridos 72 mandados de busca, 20 dos quais domiciliários.
Autoridade Tributária

Cortiça. 22 arguidos por suspeita de fraude fiscal

Na sequência da operação Fakecork, foram cumpridos 24 mandados de busca, sendo 12 domiciliárias, por suspeitas da prática do crime de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.
Noticiário

9h. Abusos. Padre não conseguiu entregar-se

Notícia Observador. Padre procurado por crimes de abusos, tentou entregar-se à justiça e saiu em liberdade. PJ participa ajuda a desmantelar grupo responsável pelo branqueamento de 38 milhões de euros
União Europeia

Moçambique na lista de alto risco de branqueamento

A lista da UE tem em conta informações fornecidas pelo Grupo de Ação Financeira Internacional e as alterações introduzidas por esta instituição durante o ano de 2022 na sua lista de Jurisdições.
Branqueamento de Capitais

Julgamento de Moita Flores remetido para Lisboa

Moita Flores foi acusado, juntamente com Gaspar Borges, dono da Alexandre Barbosa Borges (ABB), da prática dos crimes de branqueamento de capitais e de corrupção, passiva e ativa, respetivamente.
Noticiário

11h. Tráfico humano. MP pede prisão preventiva

O Ministério Público deve pedir prisão preventiva para 32 dos 35 arguidos, suspeitos de vários crimes incluindo tráfico de pessoas, associação criminosa e branqueamento de capitais.
Corrupção

Moita Flores julgado por corrupção e branqueamento

A juíza Ana Margarida Fernandes decidiu pronunciar para julgamento, em Tribunal Coletivo, Moita Flores e Gaspar Borges, pelos crimes de corrupção passiva e ativa e branqueamento de capitais.
Moçambique

Tribunal Superior decidirá extradição de Chang

As autoridades de Pretória esclareceram que o Tribunal Superior da África do Sul decidirá sobre a extradição de Manuel Chang. Moçambique solicitou autorização para recorrer a um plenário de juízes.
Moçambique

Extradição de Manuel Chang aguarda decisão

O caso de extradição de Manuel Chang aguarda decisão do Supremo Tribunal de Recurso sul-africano. O ex-ministro das Finanças é acusado de branqueamento de capitais e fraude financeira.
Branqueamento de Capitais

Angola bloqueou mais de 4,2 mil milhões de euros

No total foram 31 operações bloqueadas por suspeitas de branqueamento de capitais. Mais de 50% dos pedidos de autorização prévia deram lugar a investigações.
Europol

Três detidos em operação internacional

Três pessoas envolvidas no auxílio à emigração ilegal, exploração sexual e branqueamento de capitais foram detidas no Algarve e em Setúbal. Os detidos são estrangeiros, avança a Polícia Judiciária.
Banco de Portugal

BdP lembra prevenção de branqueamento de capitais

Banco de Portugal publicou um novo aviso sobre as condições que os bancos que supervisiona têm de cumprir relativas à prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
Comissão Europeia

Branqueamento. Portugal falha diretivas europeias

A Comissão Europeia manifestou esta quinta-feira a ausência da completa transposição da 5.ª Diretiva Branqueamento de Capitais, Portugal tem dois meses para completar na totalidade o documento.
Credit Suisse

Credit Suisse com novas acusações de corrupção

Uma investigação jornalística informa que o banco suíço acolheu fortunas na ordem dos 88 mil milhões de euros com origem ilícita ou criminosa. O Credit Suisse nega as alegações.
Ministério Público

MP regista 165 casos de branqueamento de capitais 

Segundo o memorando sobre a atividade do MP de Lisboa, a criminalidade económico-financeira contabilizou 1.583 inquéritos no ano de 2021.
Resposta Pronta

Armando Vara. "É um código penal que desconheço"

Armando Vara vai recorrer ao TC da pena de prisão efetiva de 2 anos depois da Relação de Lisboa ter recusado esse pedido. Advogado do ex-ministro critica a justificação das desembargadoras.
Ministério Público

Cabeleireiros. Família acusada de fraude

Em causa estão vários crimes, da família que geria cabeleireiros no Grande Porto, de fraude fiscal qualificada e de branqueamento de capitais.
Caso BPP

Rendeiro iliba mulher: "Depositária só de nome"

Após dois meses em fuga, o ex-presidente do BPP falou para ilibar a mulher das responsabilidades sobre os quadros vendidos atribuindo culpa a "um erro de advogado".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas